Imagem das parreiras da vinícola casa silva no vale de Colchagua Chile

Vinícola Casa Silva

Já conhecíamos algumas regiões do Chile e gostávamos muito. Entretanto, explorar o país todo em uma viagem de carro, na Expedição Cone Sul, só aumentou nosso encanto. De norte a sul, ou do Deserto do Atacama a Torres del Paine, o Chile proporciona experiências incríveis, entre elas a região do Vale de Colchagua. Conhecer algumas das melhores vinícolas do mundo em plena vindima, época da colheita de uvas, foi inesquecível. A Casa Silva foi uma das que mais nos surpreendeu, tanto pela beleza quanto por sua história e qualidade dos vinhos.

A família Silva cultiva muitas paixões. Por suas origens, pela terra, seus vinhos, cavalos, polo e carros antigos. Vinícola mais premiada no Chile nos últimos anos, é também a mais premiada no mundo em vinhos carménère. Foi uma das que mais contribuíram para o desenvolvimento da vinicultura do país.

Imagem da entrada da vinícola Casa Silva no Chile
Entrada da Vinícola Casa Silva

Onde fica e como chegar

A Vinícola Casa Silva fica localizada em San Fernando, no Valle de Colchagua, a região mais famosa quando o assunto são vinhos chilenos. A cerca de 135km ao sul de Santiago, é possível fazer um bate e volta saindo da capital para conhecer a vinícola, mas não recomendamos. Será apenas um passeio superficial de turista, não sendo possível absorver toda a história, cultura e os encantos da região.

Saindo de Santiago, a melhor opção é alugar um carro e dirigir até o Vale de Colchagua. Não é necessário documento especial algum, somente a CNH brasileira válida, juntamente com RG ou passaporte. Além disto, apenas o documento do carro, fornecido pela locadora, é suficiente para brasileiros dirigirem em todo território chileno.

Link Rentcars Suas Próximas Viagens

Se considerar alugar um carro, consulte a rentcars.com Sempre a usamos pois pesquisa nas principais locadoras e apresenta as melhores opções. Permite pagar em Reais, parcelado e sem a incidência do IOF nas locações internacionais.


A Vinícola Casa Silva

A grande fama da Casa Silva vem da qualidade de seus deliciosos vinhos, mas também por ser uma das mais tradicionais e pela beleza estonteante da vinícola. A família Silva chegou ao Vale de Colchagua no final do século XIX, dedicando-se à vinicultura desde então. Mas quase 100 anos se passaram até criarem a própria marca, em 1997.

Seus dois selos são Casa Silva, de vinhos mais elaborados, e Doña Dominga, linha mais acessível. Antes da criação da marca própria, o nome do empreendimento era Viña Angostura. Toda a produção era feita por eles, porém era comercializada para que outras empresas colocassem seus rótulos e, consequentemente, a marca.

Embora a produção dos vinhos seja bastante moderna, o local é preservado como há 100 anos, portanto bem rústico. Como curiosidade, os barris são utilizados mais de uma vez, mas nunca para produzirem o mesmo vinho. O primeiro uso é para os vinhos premuim, o segundo uso para os gran reserva, os terceiros para os reserva e do quarto em diante para a marca Doña Dominga, que também possui suas variações. Ou seja, ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, quanto mais novo o barril, melhor o vinho que ele produz.

A Vino Eventos, especializada em viagens de enoturismo e organização de eventos em vinícolas, montou nosso roteiro com muito carinho e profissionalismo, nos assessorando nas reservas e contatos. Se você pretende fazer uma viagem inesquecível à região, procure pela Carul, mais conhecida como a Fada do Colchagua 😉

Carménère

Uva mais emblemática do Chile, tem uma história interessante. Original da França, esta cepa foi amplamente cultivada no século XIX. Entretanto, foi dizimada da Europa na década de 1860 devido a uma grande praga. Apenas em 1996 descobriram carménères em solo chileno, plantadas em meio a uvas tipo merlot, trazidas de vinícolas francesas mais de 100 anos antes.

As uvas carménère precisam de tempo seco e sol forte, e adaptaram-se perfeitamente ao clima chileno. Sua maior produção se concentra exatamente no Vale de Colchagua e cresce quase exclusivamente naquele país. O Chile tem a vantagem de ser protegido por três importantes barreiras naturais: o Deserto do Atacama, o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes. Há poucas plantações isoladas desta cepa no Brasil, Austrália, França e no norte da Itália.

imagem do bar na vinícola Casa Silva

Tours

A vinícola Casa Silva é simplesmente linda. Durante o tour, conhecemos todos os locais importantes para a produção do vinho. Começamos pela sede, em estilo colonial, construída há mais de 100 anos e muito bem preservada. Na sequência, a área de prensagem das uvas, os tanques de armazenamento e as parreiras. As uvas são cultivadas mantendo a tradição secular, mas sem deixar de lado a modernas técnicas de cultivo. Estávamos no início de março, em plena vindima, e as parreiras carregadas formavam uma linda e deliciosa paisagem. Sim, provamos várias uvas no pé – inesquecível!

Os guias são bastante atenciosos e os grupos compostos de no máximo 6 pessoas, tornando o passeio bem mais pessoal. Sempre dedicados, respondem às dúvidas dos visitantes e passam informações interessantes sobre o processo produtivo, o local e toda a história da família Silva.

Foi através destas explicações que soubemos, por exemplo, que outra cepa de destaque na vinícola é a Sauvignon Gris. A Casa Silva é uma das poucas no mundo que engarrafa um vinho feito 100% desta cepa, cujas parreiras foram plantadas em 1912.

Os 150 hectares de parreiras vistos durante o tour representam apenas parte de toda a plantação da vinícola. Existem ainda outras 4 fazendas, totalizando 850 hectares de área plantada. São elas: Los Lingues, na região noroeste do Vale do Colchagua, Lolol, a 30km do Oceano Pacífico, Paredores, na área conhecida como Costa Fria do Colchagua e Lago Ranco, distante, entre duas montanhas e bem próximo da Cordilheira dos Andes.

Essa vasta produção de uvas em diferentes terroirs permite que a Casa Silva seja uma das mais representativas do país e conte com vários vinhos diferentes, todos muito especiais.

Há dois cenários distintos nas plantações, dependendo da época do ano que você visitar o Chile. Durante o verão, as videiras estão cheias de frutas, e a paisagem se torna ainda mais bonita. A colheita começa em março, quando há muitas festas na região para celebrar a vindima. Já durante o inverno, as parreiras entram em dormência, ficando praticamente sem folhas e se preparando para dar frutos novamente. Mesmo assim o cenário é muito bonito, pois a vinícola fica próxima da Cordilheira dos Andes, que ganha um toque especial com as montanhas cheias de neve. Os tour ocorrem diariamente, das 10h às 18:30h.

Passeio de Bicicleta

A vinícola possui uma área muito grande e disponibiliza bicicletas para quem quiser passear por conta própria e explorar o local. É tudo muito bem sinalizado, por isso você não precisa se preocupar em se perder.

Carros antigos

Uma grande paixão da família Silva são os carros antigos. Esses, infelizmente, você não poderá dirigir, mas pode apreciar. A bela coleção conta com raridades automobilísticas das marcas Mercedes, Ford e Jaguar, entre outras.

imagem da coleção de carros antigos da família Casa Silva
Coleção de Carros Antigos

Cavalos

Outra paixão da família Silva são os cavalos. Na própria vinícola há um Clube de Polo, Rodeio e Equitação, onde ocorrem vários eventos ao longo do ano. Também é possível andar de charretes pela vinícola. A família é muito envolvida com a realização de eventos esportivos com cavalos, sendo muito comum ver os belos animais sendo levados de um ponto a outro.

Restaurante e degustação na Casa Silva

A degustação de alguns dos rótulos mais famosos da casa está inclusa no passeio, como geralmente acontece nas vinícolas. É possível escolher entre algumas opções de vinhos para degustar na hora de comprar o pacote e isso interfere diretamente no valor total da experiência.

Já o almoço não está incluído no tour, mas é maravilhoso e recomendamos muito. O restaurante fica estrategicamente posicionado ao lado do Clube de Equitação. Desta forma, os visitantes podem assistir às competições enquanto comem, pois a vista é privilegiada.

Vista do restaurante da casa silva de frente ao campo de polo
Restaurante da Viña
imagem do campo de polo da viña
Campo de Polo

O cardápio é bem variado e conta com algumas comidas típicas da região, todas harmonizadas com os vinhos da casa. O ambiente é sensacional, os pratos tem apresentação impecável e são simplesmente deliciosos, à base de carnes e peixes.

Ainda tivemos uma oportunidade única. Como visitamos a vinícola no início da vindima, época mais importante do ano, almoçamos com o renomado enólogo Mario Geisse, consultor da Casa Silva e um dos segredos do seu sucesso. Muito simpático, nos deu uma verdadeira aula sobre harmonização e fez desta uma das nossas experiências inesquecíveis.

Gostou das dicas? Deixe seu e-mail e seja o primeiro a saber das atualizações e novos destinos do Suas Próximas Viagens. INSCREVA-SE AQUI

Os preços são bem justos pela qualidade, o ótimo atendimento e pelo ambiente. Há ainda um wine bar, onde é possível sentar e degustar um ótimo vinho, enquanto aprecia a paisagem arrebatadora. Se o clima estiver um pouquinho frio, melhor ainda. E por falar em clima frio, mesmo que sua visita seja feita no verão, leve sempre um casaco leve, pois no final da tarde a temperatura tende a cair.

imagem do restaurante da Viña Casa Silva
Restaurante

Como em praticamente todas as vinícolas, há ainda uma lojinha onde é possível comprar todos os vinhos da Casa Silva e outras coisinhas ligadas a eno-experiências, como souvenirs e acessórios. Se, como nós, for amante de bons vinhos, ficará com vontade trazer muitas coisas na mala além das garrafas.

imagem da loja do interior da vinícola Casa Silva
Interior da loja

Hotel Viña Casa Silva

Visitar vinícolas deve ser um passeio sem pressa, para que você aproveite a experiência ao máximo, usando todos os seus sentidos. Apenas para a Casa Silva, o ideal é reservar um dia inteiro. Se optar por passar a noite, nossa sugestão é que você se hospede no hotel da própria vinícola, para ter uma experiência completa.

O Hotel Viña Casa Silva é super exclusivo e possui apenas 8 quartos, todos com decorações diferentes, preservando o estilo centenário do lugar. A sensação de dormir em um deles é de voltar ao passado colonial que transborda por toda a vinícola. E, pela manhã, um delicioso café da manhã está à espera dos hóspedes. Caso queira se hospedar no hotel, é preciso ficar atento. Como são poucas suítes, a reserva precisa ser feita com antecedência.

Já visitamos vinícolas em diversas regiões do mundo, mas a Casa Silva realmente nos conquistou de uma forma especial. Esperamos ter conseguido transmitir isto a você através de nosso relato e fotos. Temos certeza que você voltará tão encantado quanto ficamos e trará ótimas lembranças de sua viagem.


 PLANEJANDO SUA VIAGEM 


Planeje sua viagem através do Suas Próximas Viagens. Nossos Parceiros são os mais conceituados do mercado, oferecem serviços de qualidade e são referência em suas áreas.

Nós frequentemente usamos estes serviços em nossas viagens e recomendamos. Em muitos artigos, deixamos de mencionar diversas empresas, pois não tivemos boas experiências com elas. Nosso objetivo é ajudar você a planejar suas próximas viagens para que sejam sensacionais!

 
  • HOSPEDAGEM →  Você encontrará as melhores opções através do booking.com 
  • PASSAGEM AÉREA →  Pesquise e Compre Passagens aéreas com a Kayak 
  • ALUGUEL DE CARRO →  Alugue um carro com facilidade e segurança na rentcars.com 
  • SEGURO VIAGEM → Viaje mais tranquilo e com segurança contratando Seguro Viagem  

Deixe um Comentário ou Sugestão