Fachada do Duomo em Milão

O que fazer em Milão e Lago Como

Milão é considerada a capital da moda e arquitetura italianas. A cidade é muito bonita, uma metrópole organizada e bem distribuída. Como passamos apenas 2 dias inteiros na região não podemos dizer que conhecemos bem, mas ainda assim temos boas dicas pra compartilhar com você. Para um roteiro enxuto, foi preciso um bom planejamento para identificar o que fazer em Milão em pouco tempo e ainda ir ao famoso Lago Como.

Notamos um aspecto negativo comparado ao que vimos em outros países europeus: a conservação das praças, ruas e avenidas. Soubemos que, devido à crise econômica, o serviço de paisagismo estava ocorrendo apenas 2 vezes ao ano. Esperávamos encontrar este tipo de situação na Espanha ou Portugal, mas não na Itália. Uma pena ver uma região tão bonita com aspecto de abandonada.

O que fazer em Milão

O ponto principal para conhecer Milão, independente de quanto tempo você tenha para explorar a cidade, deve ser o belo Duomo e seu entorno. Caminhar pela região é super interessante. Tivemos vontade sentar e observar a diversidade de pessoas, entre turistas chineses em grandes e barulhentos grupos, lindas jovens que pareciam sair das passarelas de um desfile de moda, muitos homens elegantes em ternos de corte impecáveis, alguns casais enamorados passeando de mãos dadas, alheios aos demais e pessoas comuns, como nós e você.

A capital mundial da moda faz jus à fama e as vitrines das lojas são uma atração à parte. Mesmo as roupas de marcas menos conhecidas dão um show de elegância e qualidade.

Catedral ou Duomo de Milão

Maior ícone da cidade, a Catedral de Milão é uma das maiores e mais bonitas do mundo. A construção em estilo gótico foi iniciada em 1386. Totalmente em mármore branco rosado da Candoglia, foi idealizada pelo arcebispo da cidade e a obra apoiada pela família de nobres Visconti, para marcar uma fase de prosperidade da região. Após mais de 400 anos de obras e várias interrupções, foi finalizada em 1813 às pressas por ordem de Napoleão. Ele havia conquistado o país e queria realizar sua cerimônia de coroação no Duomo.

A Catedral atrai milhões de turistas anualmente, e seus números impressionam tanto quanto sua beleza. Entre os três maiores templos católicos, tem 45m de altura, 157m de largura e 5 naves com 40 pilares. A catedral comporta milhares de visitantes, mas ainda assim vive lotada.

Em seu ponto mais alto está uma escultura em bronze dourado de Nossa Senhora, conhecida como La Madonnina. Na parte externa, chamam a atenção os mais de 8.000 blocos de mármore, os pináculos, e 2.000 esculturas.

Interior do Duomo

Apesar de sua grandiosidade na parte externa, o interior da catedral é pouco iluminado e apresenta um ambiente acolhedor. Provavelmente, muito desta percepção seja por seus fabulosos vitrais representando passagens bíblicas. Estes vitrais foram retirados durante os ataques da Segunda Guerra para serem preservados.

Para visitar o Duomo e escapar das filas, é imprescindível adquirir seu ingresso com antecedência. Principalmente na alta temporada, é possível encontrar filas enormes ao redor da construção para comprar na hora. Para entrar, não é permitido estar com roupas acima dos joelhos, blusas de alcinha e decotes acentuados.

Para chegar ao Duomo é necessário deixar o carro a algumas quadras de distância e ir a pé. É uma zona de circulação restrita e apenas carros autorizados podem chegar perto.

Piazza del Duomo

A Piazza del Duomo é considerada o centro da cidade, tendo aproximadamente 17.000m2. É onde concentram-se manifestações, eventos e comemorações públicas. Ao seu redor, estão edifícios de importantes empresas do setor público e financeiras do país. Estima-se que a construção da praça começou no século XIV, tornando-se um marco em 1458 quando o Papa Pio II autorizou a demolição da pequena Santa Tecla para aumentar o espaço para o majestoso Duomo.

Como curiosidade, o premiê italiano Silvio Berlusconi foi agredido após um comício nesta praça em 2009. O objeto da agressão foi uma miniatura do Duomo em metal, típico souvenir oferecido a turistas na região. Poucas horas após o incidente, esgotaram-se todas as réplicas da miniatura, compradas por opositores do governo à época.

Você sabia que um seguro de viagem internacional pode ser tão barato quanto R$9,00 por dia?  Você sabe a diferença entre um Seguro de Viagem ou Assistência de Viagem? Nós explicamos neste artigo para lhe ajudar a se proteger.

Importantíssimo lembrar que, para viajar aos países da União Europeia, o seguro de viagem – Tratado de Schengen é OBRIGATÓRIO. Então não se esqueça de contratar o Seguro Viagem   com a Seguros Promo.
Seguros Promo


Galleria Vittorio Emanuele II

A melhor forma de chegar à Piazza del Duomo é através da Galleria Vittorio Emanuele II, um dos shoppings mais chiques e antigos do mundo. Construído há aproximadamente 150 anos, é impossível ficar indiferente à beleza da sua arquitetura. A estrutura de ferro e vidro em forma de octógono com duas abóbodas centrais é conhecida até hoje como o “salão de Milão”. Abriga lojas de grife como Prada e Louis Vuitton, além de alguns dos melhores restaurantes e cafés da cidade. Para ficar apenas olhando, eles não cobram 🙂

Igreja Santa Maria delle Grazie

A igreja é de uma beleza ímpar, com detalhes em ouro do teto às paredes. Apesar de maravilhosa, não é a construção em si a atrair tantos visitantes. Atualmente, a igreja abriga uma das obras de arte mais conhecidas no mundo: a Santa Ceia, de Leonardo da Vinci. Sim, a mesma do livro (e filme) Código da Vinci, de Dan Brown. Caso tenha interesse em ver de perto a obra, precisará reservar seu ingresso com antecedência,

Parques e praças em Milão

Como em quase todas as grandes cidades da Europa, Milão surpreende seus visitantes com praças maravilhosas. Apesar de não estarem em seu melhor momento em termos de manutenção, como mencionamos, ainda assim nos encantamos com as áreas verdes da cidade.

O Parque Sempione é um dos mais amplos e bonitos. No passado, pertencia ao Castelo Sforzesco e era exclusivo da família real. Atualmente, é onde os locais preferem aproveitar seus dias de sol ao ar livre.

Há ainda inúmeras e belas praças na cidade, como a Piazza Gae Aulenti e a Mercanti. Porém, ficamos em Milão por pouco tempo e não conseguimos conhecer todos seus pontos turísticos. A Michela, do blog Mapa na Mão, esteve recentemente na cidade com a família e fez um roteiro bem redondinho sobre o que fazer na cidade em 1 dia ou mais.

Como se deslocar  

Apesar de contar com transporte público, a distância entre as atrações é grande e consideramos que explorar a cidade de carro é uma boa opção.

Se considerar alugar um carro, consulte a rentcars.com que irá lhe apresentar as melhores ofertas ainda poderá parcelar o pagamento.

Link Rentcars Suas Próximas Viagens

Lago Como

Em nosso segundo dia na região, fomos visitar o belíssimo Lago Como. A aproximadamente 40 minutos de carro de Milão, a região é charmosa, mas nos encantamos mais com o Lago Garda, que visitamos dias depois. A cidade ao redor é bonita, com construções bem antigas e preservadas. Nas margens, há diversos restaurantes aconchegantes, mas para turistas desavisados. Cobram caro e a comida não é das melhores. O que vale é apenas a vista bonita.

Dizem que a maior atração é a chance de encontrar o George Clooney, pois possui uma mansão com vista para o lago. A bela residência, chamada Villa Oleandra, serviu como cenário em um dos filmes da trilogia Onze Homens e um segredo. Nem o astro conseguimos ver. O lago fica cercado por montanhas, formando mirantes de onde se pode ter uma visão panorâmica também. Para subir, há um teleférico de quase 100 anos que leva próximo ao topo. Depois há uma caminhada íngrime, ladeira acima, de 1,8km até um farol muito bonito.

Especialmente se, como nós, você apreciar belas paisagens e excelentes vinhos, não deixe de conhecer a região da Toscana. A pouco mais de 300km de Milão, você encontrará cidades medievais muradas, alta gastronomia, cenários espetaculares e, claro, algumas das mais premiadas vinícolas da Itália. Aceite nosso convite e faça um passeio pela Toscana. Você vai adorar.

E ainda poderá conhecer as famosas e deliciosas vinícolas da Toscana.

Gostou das dicas? Deixe seu e-mail e seja o primeiro a saber das atualizações e novos destinos do Suas Próximas Viagens. INSCREVA-SE AQUI

 

Acesse aqui nossos outros posts da Itália.  

Veja a seguir algumas ofertas de onde se hospedar na região através do booking.

Você reservando seu hotel através do nosso blog no Booking.com, estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é gratuito. Não há taxas de reservas ou administrativas e a maioria das as reservas podem ser canceladas gratuitamente.




Booking.com

 PLANEJANDO SUA VIAGEM 


Planeje sua viagem através do Suas Próximas Viagens. Nossos Parceiros são os mais conceituados do mercado, oferecem serviços de qualidade e são referência em suas áreas.

Nós frequentemente usamos estes serviços em nossas viagens e recomendamos. Em muitos artigos, deixamos de mencionar diversas empresas, pois não tivemos boas experiências com elas. Nosso objetivo é ajudar você a planejar suas próximas viagens para que sejam sensacionais!

 
  • HOSPEDAGEM →  Você encontrará as melhores opções através do booking.com 
  • PASSAGEM AÉREA →  Pesquise e Compre Passagens aéreas com a Kayak 
  • ALUGUEL DE CARRO →  Alugue um carro com facilidade e segurança na rentcars.com 
  • SEGURO VIAGEM → Viaje mais tranquilo e com segurança contratando Seguro Viagem  

2 Comments

  1. Muito boa descrição dos locais e fotos.

  2. Belos locais e ótimas fotos.