A belíssima Costa Amalfitana

Conhecer a Costa Amalfitana foi a realização de um velho sonho. Este pedacinho romântico da Itália, cenário de muitos filmes, fica a aproximadamente 50 km de Nápoles. Compreende 60 km de litoral entre Sorrento e Salerno e suas praias mais badaladas (e caras!) são Amalfi e Positano.

Índice

 

Quando ir à Costa Amalfitana

Os melhores meses para visitar são junho e setembro. Nestes meses, as temperaturas são adequadas para aproveitar as praias, mas sem a muvuca do alto verão. Fomos no final de maio e, acredite, já estava bem cheio.

Muitos turistas vão de trem até Nápoles ou Sorrento e fazem o restante do trajeto de ônibus. Nós optamos por fazer a viagem de carro e acreditamos que vale a pena, pela flexibilidade e conforto. Os pequenos vilarejos encrustrados nas encostas são um espetáculo. A principal atração, porém, são as vistas a partir da estrada estreita e sinuosa que corta o litoral. À beira de um precipício, presenteia quem encara a aventura com belos cenários a cada curva. A diversidade de tons de azul no mar Mediterrâneo, do mais claro ao índigo,  parece uma pintura.

Os motoristas também podem aproveitar o passeio nos diversos mirantes ao longo do trajeto. Em alguns pontos, porém, o trânsito trava e temos a impressão que nada desfará o nó criado pelos motoristas italianos.  Acredite, são piores que os brasileiros!

 

 

Mapa-da-Costa-Amalfitana

Como podem perceber pelo mapa acima, as distâncias não são grandes e dá para ser visitada facilmente em um roteiro de 7 dias para poder aproveitar bem. Há opções de fazer em menos, entretanto nossa recomendação é que se planeje para passar este período lá. Sendo 5 dias na Costa Amalfitana e mais 2 dias em Capri e Anacapri.

Você vai encontrar sugestões até de se fazer um bate e volta de Roma, mas isto seria um desperdício pois passaria a maior parte do tempo dentro de uma Van, sem ter a oportunidade de conhecer a cultura e culinária do local. Há algumas sorveterias deliciosas para serem saboreadas durante os passeios.

 

Como ir

Há duas formas mais usuais para chegar na região. Trem e/ou Carro.

De Trem, você deve pegá-lo em Roma com destino à Nápoles. Este trajeto vai lhe tomar aproximadamente 1:15 com os trens de alta velocidade ou até 3:30 nos trens regionais.

Há 33 composições que fazem este trajeto diariamente e o custo será a partir de 19,00 Euros. O primeiro trem sai as 5:58 e o último as 21:45.

A partir de Nápoles, você precisará alugar um carro para poder conhecer bem a região toda, excluindo Capri.

De carro, eventualmente você pode se dirigir às outras cidades diretamente e, como recomendamos mais abaixo, dar apenas uma passadinha rápida por Nápoles.

De Roma à Salerno ou à Sorrento, vai lhe tomar umas 2:50hs para transcorrer aproximadamente os 270km que distanciam as cidades. Os trajetos são tranquilos, com excelentes estradas e belíssimas paisagens. É nossa recomendação e foi o que fizemos.

Tanto o Google Maps quanto o Waze funcionam muito bem na região e vão lhe orientar com as melhores rotas durante a viagem.

 

Se desejar alugar um carro para fazer este trajeto, considere pegar o menor possível, que acomode suas bagagens, para poder transitar tranquilo pelas vielas. A rentcars.com pode lhe ajudar a conseguir as melhores ofertas na região e ainda pagar em Reais, sem a incidência do iof.

 

Link Rentcars Suas Próximas Viagens

 

 

Gostou das dicas? Deixe seu e-mail e seja o primeiro a saber das atualizações e novos destinos do Suas Próximas Viagens. INSCREVA-SE AQUI

Onde ficar na Costa Amalfitana

Por ser um dos principais destinos para casais em lua de mel na Europa, na Costa Amalfitana encontra-se hotéis de cair o queixo, com vistas de tirar o fôlego e tarifas de doer no bolso. Após muita pesquisa, optamos por montar nossa base no Novotel Salerno, última praia ao sul. Ótima opção por seu fácil acesso, de frente para a praia, com bom serviço e café da manhã razoável. Recomendamos! Mais ao final do post, há uma sugestão de outras alternativas de hospedagem oferecida pelo booking.com .

Pesquisamos muito e foi uma agradável surpresa. Bem localizados por um valor justo.

 

 

 

Quais cidades visitar

Salerno

Foi uma boa surpresa. Apesar de não ter o charme das praias mais badaladas, encontramos bons restaurantes no centro e conseguíamos estacionar com relativa facilidade. O calçadão ficava bastante movimentado até altas horas, com muitas famílias transitando e tomando seus gelattos. Um restaurante merece  menção honrosa, o Hydra Sud e Sapori . Fomos 2 noites seguidas! Excelente comida, carta de vinhos e serviço, com um valor bem justo pela qualidade.

A cidade de Salerno oferece boas opções de acomodação, bons restaurantes, lindas paisagens e o porto para pegar o barco até Capri e Anacapri.

 

 

Amalfi

É linda, mas muito movimentada. As construções das encostas lembram as das ilhas gregas e, pela estação, as plantas estavam bonitas e muito floridas. Passeando pelas ruas vimos parreiras, primaveras e muitas plantações de limão siciliano. Os poucos estacionamentos lotam, mesmo fora da alta temporada, e é difícil transitar por suas ruelas em função do trânsito.

Passear por Amalfi é quase se transportar para os filmes de hollywood dos anos 70. As paisagens são lindas e encantadoras. Contudo algumas das mais bonitas são as encostas que avistamos quando tomamos o barco para Capri.

Os hotéis aqui são os mais caros e muitos de difícil acesso com as malas. Irá requerer que suba e desça escadas com as mesmas, tornando a tarefa mais difícil.

 

 

 

Importantíssimo lembrar que, para viajar aos países da União Europeia, o seguro de viagem – Tratado de Schengen é OBRIGATÓRIO. Então não se esqueça de contratar o Seguro Viagem   com a Seguros Promo. Usando o cupom “PROXIMASVIAGENS5”, você obtém 5% de desconto e pode conseguir  5% adicionais se pagar através de boleto bancário.

Você sabia que um seguro de viagem internacional pode ser tão barato quanto R$9,00/dia?  Você sabe a diferença entre um Seguro de Viagem ou Assistência de Viagem? Nós explicamos tudo neste artigo para que você viaje mais seguro. Faça agora a simulação do valor do seu seguro viagem e veja que sua tranquilidade custará menos do que imagina.

 

Cupom Seguros Promo Suas Próximas Viagens

 

 

Ravello

No alto da montanha, proporciona uma visão maravilhosa do Mediterrâneo. Suas construções antigas parecem ter saído de um conto medieval, com casas de pedra e ruas de paralelepípedo. Para nossa surpresa, a única construção moderna na região é um auditório projetado por Oscar Niemeyer. O Auditorium foi inaugurado em 2010 e só foi construído após 10 anos de polêmica e brigas judiciais. Há uma lei proibindo novas construções na região. A estrutura em concreto tem o formato de uma enorme concha acústica branca e foi construída para abrigar shows, concertos e mostras de cinema.

Aqui você conseguirá uma hospedagem mais em conta, entretanto estará distante da praia e transporte público não é o forte da região.

 

 

Positano

É um dos pontos mais charmosos e românticos da região. Antigos palacetes foram transformados em hotéis e construções menores adaptadas para receber hóspedes ilustres e endinheirados. Exige, porém, um certo condicionamento físico para ser desbravada: parece uma cidade vertical presa à encosta, com escadas substituindo as ruas. Entre uma escada e um beco, depara-se com uma vista deslumbrante. Em cada cantinho descobre-se lojinhas de artesanato local e roupas em tons de azul e verde. Das praias, avista-se as três ilhotas de Li Galli, que de acordo com a lenda local serviam de moradia para sereias.

 

 

 

Nápoles

Apesar de ser a cidade mais famosa e maior da região, não tivemos uma boa impressão ou experiência na visita. Devido à crise financeira e imigratória, encontramos a cidade muito suja, com diversas ruas com lixo espalhado por toda parte e não nos sentimos seguros para passear e conhecer. Realmente recomendamos cautela para visitar a cidade. Os hotéis na região até começaram a baixar seus preços, visto que perderam turistas pela condição da cidade.

 

 

O que fazer na Costa Amalfitana

Há muitos passeios e atrações na região. Realmente muitos!!! Entre os mais bonitos, em geral são os relacionados com os passeios de barco, para poder admirar a vista da bela costa a partir do mar. Contudo, há passeios próximos que merecem ser feitos, com a Pompéia e Herculano.

 

Pompéia e Herculano

Um passeio sensacional na região é visitar as ruínas de Pompéia. É fato que dá a impressão de ser um passeio fúnebre, mas o aspecto histórico e cultural mais o trabalho de restauração reverte esta sensação e vai te conquistar.

Pompéia fica a 22km ao Sul de Nápolis ou a 30Km ao norte de Salerno. É um passeio de ao menos meio dia, se desejar caminhar pelas ruínas e visitar o museu.

De lá terá uma linda visão do Vesúvio e ainda planejar um passeio até lá se gostar de aventuras.

 

 

 

Nosso parceiro Getyourguide oferece diversos passeios guiados na região que valem a pena serem feitos.

 

 

Capri e Anacapri

Um passeio imperdível para quem vai a Costa Amalfitana

Visitar Capri e Anacapri é praticamente obrigatório, pois além de conhecer este destino maravilhoso, ainda terá a visão espetacular da Costa Amalfitana a partir do mar. Como pegamos o barco em Salerno – no Rione Porto, ao sul da Costa, ele foi margeando a região, parando nos portos das demais cidades, nos proporcionando uma belíssima paisagem. Mais do que recomendamos.

Para detalhar melhor o quão sensacional é visitar a ilha, fizemos um post dedicado.

Gostou das dicas? Deixe seu e-mail e seja o primeiro a saber das atualizações e novos destinos do Suas Próximas Viagens. INSCREVA-SE AQUI

Capri e Anacapri – Paixão em dobro

 

Onde Comer na Costa Amalfitana

Como mencionado acima, o Hydra Sud e Sapori  foi nossa melhor experiência na região. Entretanto você não precisa se limitar a ele 😀

Há muitas boas opções que merecem ser conhecidas. No aplicativo The Fork você encontrará uma diversidade enorme, para todos os bolsos. Nossa dica para este tema é evitar os restaurantes onde a vista é sua principal atração. Em Positano há muitos, entretanto a comida deixou a desejar em dois que conhecemos e onde pagamos bem caro.

Se procurar os restaurantes fora da costa, bem avaliados por usuários do aplicativo, terá melhores chances de comer bem e por um valor justo.

Gostamos também do Taverna Buonvicino, em nossa passagem por Amalfi. Típico italiano com uma ótima carta de vinhos.

Se desejar algo mais sofisticado, o Da Ciccio Cielo Mare e Terra vem ao encontro. Oferece um cardápio mais sofisticado e requintado. Realmente um restaurante diferenciado na comida e na vista. Esteja preparado para pagar por isto, é claro.

 

Acesse aqui outros posts da Itália. 

 

 



Booking.com

 PLANEJANDO SUA VIAGEM 


Planeje sua viagem através do Suas Próximas Viagens. Nossos Parceiros são os mais conceituados do mercado, oferecem serviços de qualidade e são referência em suas áreas.

Nós frequentemente usamos estes serviços em nossas viagens e recomendamos. Em muitos artigos, deixamos de mencionar diversas empresas, pois não tivemos boas experiências com elas. Nosso objetivo é ajudar você a planejar suas próximas viagens para que sejam sensacionais!

 
  • HOSPEDAGEM →  Você encontrará as melhores opções através do booking.com 
  • PASSAGEM AÉREA →  Pesquise e Compre Passagens aéreas com a Kayak 
  • ALUGUEL DE CARRO →  Alugue um carro com facilidade e segurança na rentcars.com 
  • SEGURO VIAGEM → Viaje mais tranquilo e com segurança contratando Seguro Viagem  

Um comentário

  1. Muito interessante e elucidativo