Basílica Santo Antônio em Pádua

A Sábia Pádua – La dotta Padova

Após nos encantarmos com Garda, nosso destino principal seria Veneza, a romântica ilha localizada no Nordeste da Itália. Existem muitos hotéis requintados na região, mas o valor das diárias é bem alto. Optamos por ficar em um flat em Vigonza, a 40 km de Veneza e 13 km de Pádua. Alternativa interessante em termos de custo/benefício, usada apenas como base.

Passamos o primeiro dia em Pádua, por ser menor e mais perto. O Centro Histórico da cidade é muito bonito, onde as construções antigas contrastam com a grande quantidade de jovens trafegando pelos calçadões de pedra exclusivo para pedestres.

Provavelmente pela característica do público, tivemos dificuldade em utilizar o The Fork.  Após andarmos muito a pé pelas vielas do centro, descobrimos que vários dos restaurantes com boa classificação no aplicativo eram lanchonetes barulhentas, sem atrativos para nós. O motivo do público juvenil é que a cidade abriga a respeitada Universidade de Pádua, uma das mais antigas do mundo. A universidade originou o apelido carinhoso da cidade – la dotta Padova. O Jardim Botânico da Universidade, inaugurado em 1545, foi declarado patrimônio histórico pela Unesco em 1997.

Depois de muito caminharmos pelos calçadões do centro, acabamos parando em um restaurante japonês bem gostoso. Foi nossa primeira experiência nipônica na viagem. As porções eram simbólicas perto do que estamos acostumados em Sampa, mas bem saborosas. Sushi Imasa Padova

Uma porção de Shusi no Restaurante Imasa em Padua
Restaurante Sushi Imasa

O ponto turístico mais famoso de Pádua é a Basílica de Santo Antonio, visitada anualmente por milhares de católicos do mundo todo. Atrai especialmente mocinhas casadoiras em busca de ajuda nas datas próximas ao aniversário da morte do Santo – 13 de junho. Apesar de ter nascido em Lisboa, Santo Antonio viveu seus últimos anos em Pádua e ali permanecem seus restos mortais. A construção da Basílica iniciou-se em 1232, um ano após sua morte, e estendeu-se por 80 anos.

Basílica Santo Antônio

De acordo com nossa pequena experiência, porém, nada destaca-se tanto na cidade quanto a Piazza Prato della Valle, ou simplesmente “Il Prato”. Segunda maior praça da Europa, perde em área apenas para a Praça Vermelha, em Moscou. Possui uma ilha central, a Ilha Memmia, circundada por um canal e uma área ao redor com 78 estátuas de pedra. As esculturas  representam personalidades masculinas que fizeram parte da história local, entre líderes, artistas e professores.

Apesar de ser conhecida até os dias de hoje por seu nome original, a praça foi rebatizada oficialmente em 1861. Atualmente chama-se Vittorio Emanuele II, em homenagem ao “Pai da Pátria”, responsável pela unificação da Itália, ocorrida naquele mesmo ano. Próximos a “Il Prato”, encontra-se facilmente estacionamentos públicos. Estes locais são pagos de acordo com o tempo de utilização, através de máquinas de auto-atendimento que aceitam cartões de crédito.

No dia em que a visitamos, estava ocorrendo um evento de divulgação do exército, buscando convencer jovens a alistarem-se. A praça é frequentemente utilizada para festas e eventos populares. Na época de Copa do Mundo são instalados telões para transmissão dos jogos da seleção italiana. Todos os sábados acontece no local o famoso Mercado de Pádua, com quase 200 barracas de flores, frutas, roupas e acessórios.

Voltando ao hotel, passamos por um local devastado pelo mato, completo descuido dos governantes.. Ficamos uns 20 minutos fotografando as papoulas que tomaram conta do local.

 

 

Pertinho de Pádua você encontrará Veneza

 

Veneza – Passeio de Um Dia

Ou aproveite também para conhecer Milão e o Lago Como. Um passeio agradável para 3 dias.

 

 

Acesse aqui outros posts da Itália 

 

Importantíssimo lembrar que para viajar à U.E. o seguro de viagem – Tratado de Schengen é OBRIGATÓRIO. Então não se esqueça de contratar o Seguro de Viagem   com a SegurosPromo

 

Cupom Seguros Promo Suas Próximas Viagens

 

 

 

Gostou das dicas? Deixe seu e-mail e seja o primeiro a saber das atualizações e novos destinos do Suas Próximas Viagens. INSCREVA-SE AQUI
PLANEJANDO SUA VIAGEM 

Planeje sua viagem através do Suas Próximas Viagens. Nossos Parceiros são os mais conceituados do mercado, oferecem serviços de qualidade e são referência em suas áreas.

Nós frequentemente usamos estes serviços em nossas viagens e recomendamos. Em muitos artigos, deixamos de mencionar diversas empresas, pois não tivemos boas experiências com elas. Nosso objetivo é ajudar você a planejar suas próximas viagens para que sejam sensacionais!

 
  • HOSPEDAGEM →  Você encontrará as melhores opções através do booking.com 
  • PASSAGEM AÉREA →  Pesquise e Compre Passagens aéreas com a Passagens Promo 
  • ALUGUEL DE CARRO →  Alugue um carro com facilidade e segurança na rentcars.com 
  • SEGURO VIAGEM → Viaje mais tranquilo e com segurança com a Seguros Promo  

5 Comments

  1. Nossa, adorei conhecer Pádua pelo olhar de vcs!

  2. Muito mais interessante e tranquilo conhecer os locais através de suas fotos e descrições do que em loco…..Adorei!!

  3. É sem duvida uma cidade de onde a cultura se expandiu na Itália. Vale a pena ser visitada.
    Parabéns pelas fotos.

  4. Adorei as papoulas……

  5. Um local muito agradável. Especialmente o curtir do Caos.