Lindo Pôr do Sol em Santorini

Santorini – A Ilha mais romântica da Grécia

Santorini é um dos destinos mais charmosos para uma viagem a dois, um verdadeiro pedaço de paraíso na Terra. Famosa pelas encostas com construções arredondadas, a maioria brancas com telhados azuis, é cercada pelo azul intenso do mar Egeu. Eleita em 2017 no World’s Best Awards como a melhor ilha turística da Europa, faz jus ao título.  Somos apaixonados pelo clima e cenários, e para ajudar você a planejar uma experiência perfeita como a nossa, incluímos as melhores dicas sobre o que fazer em Santorini.

A mais concorrida e fotografada entre as ilhas da Grécia recebe mais de 2 milhões de turistas por ano. Isto sem contar os 25.000 visitantes por dia que desembarcam dos navios de cruzeiro para uma rápida parada. O turismo na região tem crescido mais que o dobro da média mundial, fazendo com que algumas companhias aéreas, como a Emirates, aumentem a quantidade de voos diretos para a ilha.

Sua atmosfera leve e romântica atrai casais enamorados do mundo todo. O clima de lua de mel é tão cultuado que alguns hotéis mais exclusivos recusam reservas de visitantes sozinhos.

 

Oia em Santorini
Vista de Oia

 

Vista de Imerovigli em Santorini
Vista de Imerovigli

 

Quando Ir

Para ajudar a definir o melhor momento para sua viagem para Santorini precisamos entender a sua expectativa em relação à viagem. O verão é muito quente e cheio, ideal para quem quer aproveitar sol e praia. É bom para namorar em um resort romântico, se não se incomodar com filas de espera nos restaurantes. Também é a época do ano onde encontrará menos casais em lua de mel e mais jovens em busca de baladas. Apesar de menos festiva que Mykonos, na alta temporada há festas com DJs que viram a noite em alguns pontos da ilha.

A estação mais tranquila é a primavera, por ser baixa temporada e com temperaturas amenas. Maio e Junho são os meses onde provavelmente encontrará a melhor relação entre custo de hospedagem e clima. Outono e inverno trazem dias chuvosos e frios, fazendo com que muitos hotéis fechem e a ilha permaneça vazia.

A Secretaria de Turismo de Santorini tem se empenhado para virar este jogo nos últimos anos. Tentando atrair turistas na baixa temporada, criaram vários passeios temáticos. Grupos com interesse em assuntos como gastronomia, vinhos, arqueologia e fotografia têm mantido alguns dos hotéis abertos durante o ano todo. Com estruturas pequenas e custo fixo baixo, os hotéis boutique conseguem adaptar-se facilmente a períodos de menor movimento.

 

Como ir a Santorini

Para chegar a Santorini existem voos a partir de Atenas, de outras capitais europeias e de outras ilhas. A partir da capital grega, a viagem leva apenas 45 minutos, mas é provável que precise encarar um avião pequeno, com capacidade para 30 a 40 passageiros. O aeroporto é minúsculo e com pouca estrutura. É difícil acreditar que chegam através dele mais de 50 voos diariamente no verão.

Se você estiver em outra ilha e sem pressa, pode fazer um programa diferente e mais econômico. Barcos rápidos muito confortáveis fazem o trajeto por até metade do valor do aéreo, dando como benefício adicional a vista maravilhosa do Egeu. Verifique se a opção vale a pena para você.

Independente de como chegará, provavelmente a primeira impressão sobre a ilha não será das melhores. A região é bastante árida, com pouquíssima vegetação e muitas pedras vulcânicas escuras. Mas assim que chegar à costa oeste, sua opinião mudará.

 

Como se locomover

A ilha tem formato de meia lua, com as pontas voltadas para o oeste. Antes circular, adquiriu este formato devido à erupção do vulcão Tera, ocorrida há 3500 anos. Devido a sua formação vulcânica, Santorini é cheia de pontos altos e baixos, ruas e estradas estreitas e muito sinuosas, exigindo habilidade dos motoristas.

Para conhecer a ilha com a calma que ela merece, a melhor forma é armar-se de coragem e alugar um carro, scooter ou quadriciclo (ATV). Nós alugamos quadriciclo e achamos uma aventura bem divertida. Recomendamos apenas que utilizem uma locadora confiável, com veículos novos.

 

Viagem para Santorini - ATV
Aluguel de ATV

 

Onde ficar em Santorini

Normalmente buscamos hotéis confortáveis, mas sem luxo. Como referência, ficamos hospedados na rede Ibis na maioria das cidades que conhecemos na Europa. Mas Santorini é um destino diferente, onde vale a pena investir um pouco mais e ficar em um bom hotel.

Na ilha não há grandes resorts, mas principalmente pequenos hotéis boutique. Muitos deles oferecem quartos com piscinas ou jacuzzis privativas com belas vistas. O serviço também é um grande diferencial destes hotéis, normalmente excelente.

Seu pôr do sol é conhecido como um dos mais bonitos do mundo. Em função disto, assistir diariamente a este espetáculo da natureza está no topo de qualquer lista sobre o que fazer em Santorini. Como consequência, os hotéis da costa oeste exploram sua posição privilegiada. A formação geológica da ilha permite uma experiência sensacional ao entardecer, quando o tempo está bom. As regiões mais sofisticadas e valorizadas incluem o centrinho de Thira (ou Fira), Imerovigli e Oia. Lembre-se que você terá uma vista maravilhosa, mas sem acesso a praias.

Cabe lembrar também que muitos destes hotéis possuem acesso por calçadas estreitas e escadas, não permitindo arrastar malas de rodinha no trajeto. Verifique com antecedência se este é o caso e adeque sua bagagem, se necessário.

Imerovigli

Em nossa opinião, a melhor localização da ilha. É o ponto mais alto, com vistas espetaculares do pôr do sol e da caldeira. Hotéis charmosos, bons restaurantes e pouco movimento. Antes de reservar, certifique-se apenas que o hotel é voltado para a costa oeste, pois já cometemos este engano.

 

Gostou das dicas? Deixe seu e-mail e seja o primeiro a saber das atualizações e novos destinos do Suas Próximas Viagens. INSCREVA-SE AQUI
Pôr do Sol em Imerovigli - O que fazer em Santorini
Pôr do Sol em Imerovigli

 

Oia

A região mais famosa de Santorini chama-se Oia (pronuncia-se “Ia”), localizada no extremo norte. É onde ficam as conhecidas construções brancas e um dos pontos mais privilegiados para admirar o pôr do sol. O local é deslumbrante, mas de difícil acesso. Turistas e burrinhos de carga disputam espaço por vielas, algumas com menos de 1,5m de largura, e centenas de degraus. Há muitos hotéis diferenciados na região, proporcionalmente mais caros que nas demais áreas. É comum encontrar acomodações com piscinas exclusivas e diárias acima de 4 dígitos (em dólares).

 

 

Sua proximidade ao porto de Amoudi a torna porta de entrada dos que chegam em navios de cruzeiro para passar o dia. Em função disso, a região fica lotada no período da manhã e no entardecer. Seu pôr do sol, conhecido como um dos mais bonitos do mundo, é bastante concorrido. Arme-se de paciência, chegue com antecedência e participe do espetáculo. O ponto mais concorrido para a celebração do pôr do sol é a Byzantine Castle Ruins.

Quando for à Oia, aproveite para descer até o porto. A cor do mar é linda, em vários tons de azul, e contrasta com os tons avermelhados da encosta.

 

 

Thira

Thira (ou Fira) é o charmoso centro comercial da ilha, repleto de lojas de grife e joalherias. Até poucos anos atrás, as lojas eram mais rústicas e vendiam basicamente artesanato local. Há excelentes restaurantes e bons hotéis na região, mas é muito movimentada, durante todo o dia. Merece uma visita à noite para aproveitar uma vista da costa iluminada.

 

 

Kamari e Perissa

Localizadas na costa leste, estas duas praias são exóticas e charmosas. Com bons hotéis e restaurantes, apresentam opções mais econômicas de hospedagem. As praias são muito diferentes das brasileiras, com pedras vulcânicas, areias grossas e escuras. Há boa estrutura para aproveitar o dia, com guarda-sóis em sape e espreguiçadeiras confortáveis. Vale a visita para conhecer, mas recomendamos hospedar-se na outra costa. Esta região não oferece uma experiência típica de Santorini.

 

 

Onde se hospedar em Santorini Grécia

Amber Light Villas

Recomendamos um hotel sensacional, onde nos hospedamos. O único ponto do Amber Light Villas que deixa a desejar é a localização. Ao contrário do que gostaríamos, fica na costa leste. Apesar desta frustração inicial quanto à localização, o hotel foi um show à parte. É um hotel diferenciado. Acomodações amplas e confortáveis, serviço excelente, comida sensacional e atenção diferenciada dos profissionais. Como cortesia, nos ofereceram tratamentos no spa, tornando a experiência ainda melhor.

 

Pontos Fortes

  • Acomodações novas e amplas, com piscina ou spa privativo
  • Serviço diferenciado
  • Restaurante excelente
  • Café da Manhã Incluso na diária
  • Diária média a partir de U$475,00
  • Avaliação dos Hóspedes do Booking.com

Booking.com

Gostou da Recomendação: Veja Mais Informações

 

Tholos Resort

Em outra ocasião, ficamos hospedados no Tholos Resort. Menor, mas muito charmoso e com uma vista privilegiada para a Skaros Rock, na costa oeste. O delicioso café da manhã é servido na varanda, com um cenário tão especial que exige determinação para sair e explorar outros pontos da ilha. O pôr do sol visto a partir da piscina e das varandas dos quartos é inesquecível.

 

Pontos Fortes

  • Acomodações confortáveis com varanda e bela vista para o oeste (pôr do sol)
  • Café da Manhã excelente incluso na diária e servido na varanda
  • Diária média a partir de U$375,00
  • Avaliação dos Hóspedes do Booking.com

Booking.com

Gostou da Recomendação: Veja Mais Informações

Banner da Viajanet para o Suas Próximas Viagens

 

O que fazer em Santorini  

O melhor da ilha é a vista a partir da costa oeste, de tirar o fôlego. Se você estiver hospedado em um bom hotel nesta região, passe a maior parte do tempo exercitando a difícil arte de contemplar esta beleza toda, especialmente no final da tarde. É muito romântico e, se você estiver em boa companhia, relaxe e namore bastante. Mas há mais o que fazer em Santorini.

Passeios de Barco

Este cantinho do mar Egeu é de um azul índigo tão incrível que fica difícil encontrar palavras para descrever a beleza da região. Os passeios de barco proporcionam uma outra perspectiva da ilha e acesso a pontos paradisíacos. Eles podem ser contratados a partir do seu hotel ou em agências especializadas em Thira e Oia.

O passeio mais tradicional passa pelas praias da costa oeste, pelo sul da ilha e segue até a caldeira. É onde fica a Hot Springs, uma maravilhosa praia termal.  Em todos os tons de azul, suas águas ficam próximas dos 30oC e possui propriedades relaxantes. Os passeios variam muito em estilo e preços. Há grandes escunas, para até 70 pessoas, a partir de 50 euros sem refeições. Há opções mais exclusivas, em lanchas rápidas para até 15 pessoas, incluindo refeições gourmet a base de frutos do mar, por 150 euros. Os passeios realizados à tarde são mais concorridos, por incluir a vista do fantástico pôr do sol a partir do mar.

Trilha na Skaros Rock

A Skaros Rock é uma enorme formação rochosa em forma de cone próxima à encosta de Imerovigli. Na época medieval era densamente povoada e possuia  até um pequeno castelo, o La Roka. Também serviu como fortaleza para proteger os habitantes da ilha contra ataques piratas. Um sino instalado em seu ponto mais alto alertavam a população quando navios suspeitos aproximavam-se da costa. Fortes terremotos ocorridos no séc. XVIII abalaram as construções e fez com que sua população se mudasse.

É possível fazer uma trilha a partir da bela igreja de Agios Georgios até o topo das Skaros. Apesar de não ser longa, requer um bom condicionamento, pois subirá um total de mais de 500 degraus para fazer todo o trajeto. A impressionante formação torna a paisagem a partir de Imerovigli ainda mais bonita.

 

Skaros Rock em O que fazer em Santorini
Skaros Rock

 

Wine Tasting em Santorini

Há várias vinícolas em Santorini e alguns vinhos brancos e de sobremesa são ótimos. Como recebemos como cortesia bons vinhos brancos produzidos na ilha, ficamos animados a participar de uma degustação.

Foi assim que nos convenceram a fazer um tributo a Dionísio, deus grego do vinho. Entre as várias opções, buscamos a vinícola com melhor avaliação no Tripadvisor: Venetsanos. Com mais de 400 avaliações, ela aparece com pontuação máxima. Uma atração imperdível para apreciadores de vinhos, como nós.

Esta é a mais antiga vinícola da região, fundada em 1947 e totalmente reformada recentemente. Vimos em alguns folhetos turísticos fotos maravilhosas e boas indicações. A conclusão a que chegamos foi que a equipe de marketing é muito melhor que o somelier! A vista a partir das instalações é linda, mas os vinhos são totalmente dispensáveis. Sério mesmo, não dava para beber de tão ruins!

Os vinhos que havíamos experimentado eram da Santo Wines, maior e com melhor estrutura turística. Nossa recomendação é que desconsidere os avaliadores do Tripadvisor e visite a Santo. Você vai nos agradecer por isto.

 

Importantíssimo lembrar que para visitar países da União Europeia o seguro de viagem – Tratado de Schengen é OBRIGATÓRIO. Então não se esqueça de contratar o Seguro de Viagem   com a SegurosPromoUtilizando nosso cupom, conseguirá 5% de desconto, podendo obter outros 5% caso pague através de boleto bancário.

Ela irá pesquisar a melhor oferta considerando o seu perfil, destino e datas de viagem para lhe oferecer a melhor alternativa.

Cupom Seguros Promo Suas Próximas Viagens

 

 

 

Veja também nossos artigos com dicas imperdíveis sobre outros destinos na Grécia.

Gostou das dicas? Deixe seu e-mail e seja o primeiro a saber das atualizações e novos destinos do Suas Próximas Viagens. INSCREVA-SE AQUI

Conheça Atenas e Seus Tesouros

Atenas – Explorando os Tesouros da Grécia

 

Mykonos – A Mais Badalada Ilha Grega

Mykonos – A Mais Badalada Ilha da Grécia

 

 


Booking.com

PLANEJANDO SUA VIAGEM 

Planeje sua viagem através do Suas Próximas Viagens. Nossos Parceiros são os mais conceituados do mercado, oferecem serviços de qualidade e são referência em suas áreas.

Nós frequentemente usamos estes serviços em nossas viagens e recomendamos. Em muitos artigos, deixamos de mencionar diversas empresas, pois não tivemos boas experiências com elas. Nosso objetivo é ajudar você a planejar suas próximas viagens para que sejam sensacionais!

 
  • HOSPEDAGEM →  Você encontrará as melhores opções através do booking.com 
  • PASSAGEM AÉREA →  Pesquise e Compre Passagens aéreas com a viajanet 
  • ALUGUEL DE CARRO →  Alugue um carro com facilidade e segurança na rentcars.com 
  • SEGURO VIAGEM → Viaje mais tranquilo e com segurança com a Seguros Promo  

7 Comments

  1. Pingback: Melhores Dicas para Mykonos | Quando Ir | O que Fazer | Onde Ficar

  2. Olá! Voltando a ler o post, porque estou tendendo a juntar Grécia e Itália numa viagem só! Vocês acham que seis dias seriam suficientes para conhecer Mikonos, Santorini e Atenas? A ilha onde fica Navagio Beach é próxima das que vocês visitaram? Se puderem me fornecer essas informações, ficarei muito grata. Um abraço!

    • Suzy, 6 dias seriam muito pouco tempo para conhecer estes 4 destinos na Grécia. Você vai passar mais tempo nos meios de transporte do que efetivamente aproveitando o local. Atenas em si, está um pouco abandonada e maltratada devido à crise financeira que o país enfrenta e a quantidade de refugiados que entraram, ainda assim Acrópoles merece uma visita que toma um dia completo quando acompanhada com o museu próximo. Um passeio em um ônibus de turismo vai te levar para ver os principais monumentos e ruínas. Mykonos e Santorini, são lindas, bem cuidadas, charmosas e você irá querer passar mais tempo lá. A Navagio Beach fica em Zakynthos, uma outra ilha distante. Não a conhecemos em nossa estadia de 11 dias pois, apesar da beleza do local, priorizamos os outros destinos desta vez e a deixamos como uma atração/isca para voltarmos mais uma vez à região. Se aceitar nossa sugestão, aumente sua temporada na Grécia ou reduza os destinos desta vez.

  3. A imagem que mais me lembra as ilhas gregas é justamente a igrejinha de cúpula azul de Santorini. O post ficou sensacional. Aliás, todas as publicações sobre a Grécia estão imperdíveis. Dá vontade de pegar os roteiros e sair correndo para a Europa!

    • Muito obrigado pelo feedback. Podendo, vá!!! Foi a realização de um sonho alimentado por muito tempo e curtimos muito. Pesquisando bem, dá para fazer esta viagem sem gastar muito. É vero que os hotéis com a vista da Caldeira ( Pôr do Sol) cobram um premium… mas se não fizer questão desta vista, sai bem em conta.

  4. O post esclareceu muitas dúvidas que eu tinha em relação a Grécia! Adorei! Que sonho de lugar! Sou apaixonada por essas casinhas brancas de telhados azuis!! Tem coisa mais grega que elas?? Mais uma vez o hotel é belíssimo! Todo o roteiro da viagem está ótimo! Parabéns!

    • Que delícia de comentário, obrigada. A intenção é esta, trazer informações relevantes para quem sonha em conhecer ou já está planejando uma primeira visita a Santorini. Somos apaixonados pela ilha e tentamos passar isto para vocês. Feliz que tenha atingido o objetivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*