Vista da Cidade do Porto desde Gaia

Porto e Gaia – O melhor de Portugal

O encontro do Rio Douro com o Atlântico, um centro histórico charmoso e caves do mais famoso vinho português. Estes são apenas alguns dos muitos atrativos da região de Porto e Gaia, uma  encantadora região ao norte de Lisboa e o melhor de Portugal em nossa opinião.

Nenhuma viagem ao país está completa sem uns dias em Porto. Muito bonita, está mais conservada e organizada que a capital. Ótimos restaurantes e belos mirantes encantam os visitantes, tanto para vistas diurnas quanto noturnas. Há setores históricos e modernos, construções icônicas, teleférico, armazéns antigos e uma área nova e planejada. Aeroporto Internacional, metrô moderno e belas praias são outras atrações.

Porto

A cidade do Porto é a segunda maior em tamanho e a quarta em população no país. Tem aproximadamente 240 mil habitantes e 6 Universidades renomadas. Foi eleita recentemente pela terceira vez como um dos melhores destinos na Europa. Só este prêmio já concede uma alcunha importante, tendo como única desvantagem o valor pouco superior de hospedagem.

A cidade é bastante irregular, cheia de altos e baixos. Leve isto em consideração quando programar suas caminhadas, pois pode ser bastante cansativo. Infelizmente os aplicativos de mapas ainda não sinalizam quando o trajeto inclui ruas muito íngremes, como encontrará por lá.

Vista de Porto desde Gaia
Vista de Porto

 

Vila Nova de Gaia

Apesar de ser tratada apenas como Gaia, este é o nome oficial da cidade. É um município dentro da região metropolitana do Porto, na margem oposta do rio Douro. Cuidado para não se confundir ao procurar nos aplicativos da vida. É em Gaia que encontrará as caves de vinho do Porto e vistas maravilhosas da famosa vizinha. As praias da Vila Nova de Gaia também merecem uma visita. Bela faixa litorânea, com areia clara, mar verde azulado e uma brisa constante vinda do oceano.

 

Mosteiro da Serra do Pilar em Gaia
Mosteiro da Serra do Pilar em Gaia
Praia em Gaia
Praia em Vila Nova de Gaia

 

Como Ir

Porto fica a pouco mais 300 km de Lisboa, podendo ser acessada facilmente de carro. A viagem leva aproximadamente 3h através da ótima rodovia A1, a principal do país. A ponte aérea também é boa opção e o voo custa ao redor de 50 Euros, dependendo da época e da antecedência da compra.

 

Quando Ir

Assim como Lisboa, a melhor época para visitar a região é entre maio e setembro. Nos demais meses, além do frio e vento forte, chove bastante. Os únicos inconvenientes da alta temporada, durante o verão, são os preços mais elevados de hospedagem e o maior volume de turistas.

 

Onde Ficar

Há inúmeros hotéis antigos e charmosos em Porto, mas optamos por ficar em Gaia. Como buscamos uma boa relação custo x benefício, ficamos no IBIS Porto Gaia. Na margem esquerda, bem próximo ao Douro, permite atravessar facilmente o rio para acessar a cidade vizinha. O hotel é bem localizado, com estacionamento e um buffet de café da manhã agradável. Recomendamos muito.

Avaliação dos Hóspedes do Booking.com

Booking.com

Gostou da Recomendação? Veja Mais Informações

O que fazer em Porto e Gaia

Mesmo que esteja de carro, sugerimos pegar o ônibus de  turismo (Yellow bus) para fazer um primeiro reconhecimento da cidade. Você conhecerá os principais pontos turísticos, escutará histórias e curiosidades. O passeio custa a partir de 13,50 Euros dependendo do roteiro que escolher. O único senão é o insistente e triste fado tocado nos intervalos entre as descrições de cada atração. O passeio de ônibus hop on-hop off também mostrará contrastes interessantes entre bairros das cidades. Recomendamos o passeio.

Um dos pontos mais visitados é a Livraria Lello, apontada por publicações especializadas como uma das mais bonitas do mundo. A construção centenária impressiona não apenas por seu porte e arquitetura, como também pelas belas escadas, arcos e o enorme vitral com o monograma da empresa no teto. Ganhou mais atenção ao servir de inspiração a JK Rowling, escritora de Harry Potter. É visitada por mais de 3.000 pessoas por dia.

A imagem que mais vem à cabeça quando pensamos em Porto e Gaia é o vale ao redor do Rio Douro. O parque da Cidade do Porto é muito bonito, como também seu centro financeiro e comercial. Os jardins do Palácio de Cristal também encantam e merecem uma visita.

Teleférico e Ponte Luís I

A entrada do  teleférico fica no cais, na margem esquerda do Douro, e sobe à parte alta, ao lado da ponte Luís I. O passeio é bem turístico e lento, com vista bonita para as duas cidades . Ida e volta, custa 9 Euros para adultos e a metade para crianças e idosos. A vista do alto é encantadora e faz valer a pena o passeio.

A Luís I, símbolo de Porto, é uma icônica ponte em ferro inaugurada em 1888. Foi projetada por Théophile Seyrig, engenheiro que atuou na equipe do famoso Gustave Eiffel. A parte superior é destinada ao metrô, inaugurado em 2005, e a pedestres. A parte inferior é para automóveis, mas possui também uma via estreita para visitantes a pé.

Subindo o Teleférico de Gaia
Subindo o Teleférico de Gaia

 

Ponte Luís I entre Porto e Gaia
Ponte Luís I

 

Ao contratar alguns dos passeios, é comum oferecerem degustações de vinhos do Porto como cortesia em caves menos conhecidas. Na foto abaixo, você consegue observar 3 dos mais famosos produtores: Ramos Pinto, Sandeman e Graham’s.

Gostou das dicas? Deixe seu e-mail e seja o primeiro a saber das atualizações e novos destinos do Suas Próximas Viagens. INSCREVA-SE AQUI

Vista das Caves em Gaia
Vista das Caves em Gaia

 

Vinho do Porto

Bebida mais tradicional de Portugal, o vinho do Porto continua sendo um forte motor econômico da região. Por ser adocicado e por sua intensidade,  é conhecido como vinho de sobremesa. Sua harmonização com chocolate é simplesmente perfeita.

Seu processo de fermentação é interrompido em uma das fases iniciais, com a adição de aguardente vínica. Há várias versões para como se obteve esta variação, sendo a mais provável que o componente tenha sido incluído para melhorar a conservação da bebida. Seu teor alcoólico oscila entre 19 e 22.

Este tipo de bebida é conhecida desde a época dos Descobrimentos. Os navegadores o estocavam nos navios durante as longas viagens. Mas foi apenas no final do século XIX que a produção e o consumo aumentaram consideravelmente. Os ingleses se encantaram pelo vinho do Porto e, em função disto, algumas das caves mais famosas pertencem a famílias desta origem.

Apesar do nome, o vinho não é produzido em Porto, mas na região do Douro Vinhateiro, no nordeste do país. O envelhecimento acontece nos barris das caves, em Gaia, de onde são comercializados para o mundo todo.

Alguns sites afirmam que Vila Nova de Gaia tem a maior concentração de álcool por metro quadrado. Não conseguimos uma confirmação oficial, mas imaginamos que esteja correta. Como curiosidade, as caves se estabeleceram ali para fugir dos altos impostos aplicados pela Igreja em Porto, e pela localização. Pelos prédios serem voltados para a face norte, há menos incidência de sol e é melhor para a conservação da bebida.

Caves de Vinho do Porto

Mesmo que não seja apreciador deste tipo de vinho, vale a pena visitar ao menos uma ou duas caves. Os espaços são bonitos e há muitas curiosidades sobre o processo produtivo e a história das vinícolas. São dezenas de caves, mas opte pelas mais conhecidas. Para degustação, escolha ao menos um vinho envelhecido há mais de 10 anos, pois faz muita diferença no sabor. Fique atento durante a alta temporada (verão), pois algumas caves aceitam grupos com até 40 pessoas, prejudicando a experiência.

 

Degustação nas Caves em Gaia
Degustação nas Caves

Ferreira

Tradicional, fundada há mais de 250 anos e produz um dos melhores vinhos da região. Foi conduzida durante muitos anos por uma mulher, D. Antonia Adelaide Ferreira, a Ferreirinha, como ficou conhecida. Visitas das 10:30h às 18h, ingressos entre 10 e 20 Euros.

Graham’s

Ótimos vinhos, bom restaurante e uma vista belíssima para o Douro e a ponte Luís I. Pertence a uma família inglesa. Visitas das 9:30h e 17:30h, agora somente mediante reserva antecipada. Ingressos entre 12 e 17 Euros.

Taylor’s

Visita diferente, automatizada através de audioguias. Você visita no seu ritmo, faz as paradas para apreciar e fotografar como quiser. A degustação pode ser realizada no lindo jardim da propriedade. Outra empresa familiar inglesa. 12 Euros, das 10h às 18h.

Ramos Pinto

Tradicional, foi criada em 1880. Possui vinhos de excelente qualidade e inovou ao fugir do mercado europeu, já consolidado à época, e exportar para o Brasil. Por este motivo é a mais conhecida entre nós. Destaque para o museu de equipamentos da própria empresa. Visitas das 10h às 18h, ingressos a 5 Euros.

Sandeman

Criada em 1790, fica localizada na região central do cais de Gaia e oferece a oportunidade de degustar seus vinhos na varanda externa. Há vários tipos de tours e experiências disponíveis, com ingressos entre 10 e 40 Euros. Os horários variam de acordo com a época do ano, mas no verão entre 10h e 18h.

Bate-volta – Matosinhos

Passeio perfeito para quem visita Porto, Matosinhos fica na região metropolitana e merece uma visita. Até há pouco tempo apenas uma área de pescadores, ganhou charme e belas construções nas últimas décadas.  Bonita e badalada, sua praia tem uma larga faixa de areia branca e recebe muita gente nos dias de sol. Várias atrações e eventos ocorrem na orla durante a alta temporada.

A região é reconhecida pelos bons restaurantes de frutos do mar. Nossa dica, neste ponto, é sobre onde não ir. Procuramos pelo de melhor avaliação no TheFork  e fomos ao Os Lusíadas. Apesar de tradicional e teoricamente requintado, a decepção foi grande. Uma bombástica combinação de comida ruim, cara e serviço péssimo. Para aumentar nosso incômodo, há no restaurante uma área para fumantes logo na entrada e a fumaça contamina o ambiente todo. Com certeza você encontrará opções melhores e mais em conta na região.

Na praia, a escultura Tragédia do Mar impressiona ao homenagear aos mais de 150 marinheiros mortos em um naufrágio em 1947. Foi o maior acidente do tipo ocorrido em mares portugueses.

Estátua Tragédia do Mar em Matosinhos região do Porto
Estátua Tragédia do Mar

 

Onde Comer em Porto

A região possui inúmeros restaurantes com excelente comida e serviço. Recomendamos abaixo dois dos que mais nos encantaram.

Élebe

élebê será uma excelente escolha se você estiver buscando por uma experiência gastronômica inesquecível. Perto do centro histórico de Porto, é um pouco mais refinado e caro, mas excelente. Um cardápio bem variado, com menu degustação que vale muito a pena e ótima carta de vinhos. Como curiosidade, servem os pratos de bacalhau com grelos, uma verdura cozida deliciosa e que encontrará em outros restaurantes também. O chef, assim como toda a equipe, é extremamente simpático e atencioso. Temos certeza que este será um dos bons motivos que você terá para voltar a Porto. Simplesmente perfeito. É recomendado reservar com antecedência.

Oporto Café

Oporto Café  tem localização privilegiada, pois fica em frente à foz do rio Douro e do Farol. Uma adorável combinação de linda vista, ambiente agradável, boa comida e um serviço bastante atencioso. Recomenda-se fazer reserva com antecedência, especialmente no pôr do sol ou alta temporada. As entradas e pratos são deliciosos e harmonizam muito bem com a sangria.

 

Foz do Douro

A Foz do Douro, onde o rio encontra com o Atlântico, é um dos pontos mais bonitos da cidade. Pouco frequentada por turistas, é uma região nobre, com belas casas e excelentes restaurantes. É a praia da alta sociedade local.

O pôr do Sol visto na região da Foz do Douro é memorável e deve ser incluído em seu roteiro. Uma área privilegiada pela natureza e pelas construções ao redor, como o Farol das Felgueiras e a Fortaleza de São João Baptista da Foz do Douro.

 

Farol de Felgueiras no Porto em o Melhor de Portugal
Farol de Felgueiras

 

Pôr do Sol na Foz do Douro em Porto no Melhor de Portugal
Pôr do Sol na Foz do Douro

A cidade é segura também à noite e você não deve perder a oportunidade de ver os monumentos cuidadosamente iluminados.

Veja nossos outros artigos de Portugal.

 

Importantíssimo lembrar que, para viajar aos países da União Europeia, o seguro de viagem – Tratado de Schengen é OBRIGATÓRIO. Então não se esqueça de contratar o Seguro de Viagem   com a Seguros Promo

A Seguros Promo irá pesquisar a melhor oferta de seguros de viage, considerando o seu perfil, destino e datas para lhe apresentar a melhor alternativa. Usando nosso cupom terá 5% de desconto.

 

Cupom Seguros Promo Suas Próximas Viagens

 

Como se conectar em Portugal

Usar o celular de forma econômica na região é relativamente tranquilo.

Para o uso do sinal GSM, há duas formas sugeridas para que vc economize mais do que usando o roaming do serviço de sua operadora no Brasil.

Você pode contratar um chip local e usá-lo sem problemas. Há diversas lojas em Lisboa que você consegue encontrar através do Google Maps offline.

Outra boa alternativa é o chip internacional da Easysim4u. Você o adquire uns dias antes de sua viagem e pode ir com ele instalado no seu telefone. Daí quando chegar Portugal já estará funcionando.  A Easysim4U oferece um sistema que oferece Dados ou Voz + Dados em 210 países, com suporte em Português.  Adquirindo através do nosso link e usando o Cupom RBBVGRATIS você não pagará o frete.

Há diversas opções que a escolher, de acordo com sua necessidade. Veja no Link  : EASYSIM4U

Este chip internacional funcionará em toda a EU, não requerendo que você troque em cada país que visitar.

 

Não deixe de conhecer nosso post sobre Lisboa. Tem ótimas dicas para visitar a cidade e região.

Lisboa – Melhores Dicas

 

A seguir, nosso parceiro GetYourGuide lista passeios e atrações na região que podem lhe interessar.

 

Gostou das dicas? Deixe seu e-mail e seja o primeiro a saber das atualizações e novos destinos do Suas Próximas Viagens. INSCREVA-SE AQUI

 

 

 

Booking.com

PLANEJANDO SUA VIAGEM 

Planeje sua viagem através do Suas Próximas Viagens. Nossos Parceiros são os mais conceituados do mercado, oferecem serviços de qualidade e são referência em suas áreas.

Nós frequentemente usamos estes serviços em nossas viagens e recomendamos. Em muitos artigos, deixamos de mencionar diversas empresas, pois não tivemos boas experiências com elas. Nosso objetivo é ajudar você a planejar suas próximas viagens para que sejam sensacionais!

 
  • HOSPEDAGEM →  Você encontrará as melhores opções através do booking.com 
  • PASSAGEM AÉREA →  Pesquise e Compre Passagens aéreas com a Passagens Promo 
  • ALUGUEL DE CARRO →  Alugue um carro com facilidade e segurança na rentcars.com 
  • SEGURO VIAGEM → Viaje mais tranquilo e com segurança com a Seguros Promo  

7 Comments

  1. Como foi o deslocamento entre Gaia e Porto?

  2. Sou completamente apaixonada pelo Porto e Vila Nova de Gaia! E o artigo de vcs além de belas fotos trouxe muita informação legal!

    • Muito obrigada, Sabrina. Também gostamos demais da região. Se tiver alguma sugestão para adicionarmos ao post, é só avisar.

  3. Acompanho o blog de vocês e cada vez fico mais entusiasmada com os roteiros e dicas! Porto é uma cidade que devo visitar em breve, porque sempre que vou à Europa, dou uma passadinha por Portugal. O voo mais conveniente, saindo de Salvador, é o da TAP e aproveito para fazer um stopover em Lisboa, mas da próxima vez, estou pensando seriamente em fazer a parada no Porto. O artigo de vocês me entusiasmou muito!

    • Ficamos felizes por motivá-la a conhecer a região. Gostamos mais de Porto e Gaia que de Lisboa, e temos certeza que ficará tão encantada quanto nós. Conte para a gente quando for, vamos adorar saber o que achou.

  4. Sensacional!!! Adoro Portugal, sua história, cultura e gastronomia! Gostei que saber que, mesmo para quem não gosta de vinhos, as visitas às caves rendem ótimas aulas de história! Realmente desconhecia! Garanto que na próxima, visitaremos e pelo seu guia, até já sei qual! Muito obrigada e parabéns!!!

    • Dani, super obrigada. Para vocês que gostam de história, a região é um prato cheio! Além das caves, não se esqueçam de visitar a Livraria Lello – é um programa imperdível! Depois conte para nós o que acharam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*