A Ilha de Mykonos é o destino do momento, sensacional em todos os aspectos. Também conhecida como Ilha dos Ventos, tem sido um dos lugares preferidos por celebridades e aspirantes nos últimos anos. É fácil entender porque tornou-se um dos pontos fortes do turismo na Grécia. Da formação geológica à beleza das praias, dos excelentes restaurantes à atenção recebida, tudo encanta. Veja neste post as melhores dicas de o que fazer em Mykonos, Grécia
O perfil dos visitantes da ilha mudou bastante nos últimos anos. Antes reduto GLS, hoje recebe especialmente casais héteros, jovens e endinheirados. Como reflexo, as grifes mais caras e sofisticadas do mundo passaram a ocupar as lojas das ruas estreitas e charmosas do centro. Há pouco tempo, esta área era destinada principalmente ao comércio de artesanato e produtos locais. Com o crescimento do turismo em Mykonos, o complexo hoteleiro cresceu e hotéis boutique são encontrados em toda a ilha. O que não mudou, porém, foi o ambiente cosmopolita e festivo. As baladas viram a noite em casas noturnas e clubes, tanto nas praias quanto no centro.
Chora, o centro comercial, possui a clássica arquitetura mediterrânea, com casas brancas e batentes em tons de azul. Um dos cartões postais da ilha é o pôr do sol nos moinhos de vento. Deste ponto, você terá uma vista privilegiada para os restaurantes de Little Venice, onde os prédios coloridos avançam até o mar.
Quando Ir a Mykonos
No verão, a temperatura pode facilmente chegar aos 40oC, mas uma brisa constante torna a sensação térmica agradável, lembrando as praias do nordeste do Brasil. Banhos de mar são mais agradáveis entre julho e agosto, com temperatura máxima de 27oC. Nesta época do ano o turismo atinge seu ponto mais alto, a ilha fica lotada e os preços subem muito. Para garantir seu lugar ao sol, planeje a viagem com antecedência e prepare o bolso.
Consideramos a primavera a melhor estação para visitar a Grécia. É baixa temporada, a temperatura é mais agradável e ainda assim dá para aproveitar bastante as praias. O mar, entretanto, estará bem frio para nossos padrões, com máxima de 20oC. O outono vem acompanhado de muita chuva e dias cinzentos, enquanto no inverno alguns hotéis permanecem fechados. Para aproveitar a noite, em qualquer época do ano, leve sempre um casaquinho com você.
Onde Ficar em Mykonos
Atualmente há opções maravilhosas de hospedagem em Mykonos, em especial próximas ao centro e no sudoeste. A escolha vai depender do estilo de estadia que pretende e seu orçamento para a viagem. De qualquer forma, recomendamos conhecer várias praias, pois são sensacionais.
Pietra e Mare
Ficamos hospedados no Pietra e Mare, um hotel que recomendamos bastante. Os quartos são amplos e arejados, com uma bela vista da praia Kalo Livadi. Decidimos ficar longe do centro comercial, pois além de preferir um local mais sossegado, a ideia desde o início era alugar um carro para explorar a ilha. As instalações impecáveis e o excelente serviço justificaram nossa escolha.
Avaliação dos Hóspedes no Booking.com
Gostou da Recomendação? Veja + Informações e Disponibilidade
Pelican Art Hotels
Já estivemos também no Pelican Art Hotels, em Mykonos Town. Excelente localização, ótimo serviço e próximo a Chora. Como adicional, uma vista do pôr do sol simplesmente maravilhosa. Um hotel pouco mais simples, mas uma boa opção para quem curtir as praias e o lado mais badalado da ilha.
Avaliação dos Hóspedes no Booking.com
Gostou da Recomendação? Veja + Informações e Disponibilidade
Como ir à Ilha de Mykonos
Existem voos a partir de Atenas, de outras capitais europeias e das demais ilhas gregas. Da capital, são apenas 35 minutos, mas se você não estiver com pressa pode fazer um programa diferente e econômico. Barcos rápidos e confortáveis fazem o trajeto em aproximadamente 2:30h, enchendo nossos olhos com o azul intenso do Egeu e, de quebra, por até metade do valor da passagem aérea.
O que fazer em Mykonos
A ilha oferece muito para se fazer, mas sem dúvida sua maior atração são suas praias.
As PRAIAS de Mykonos deveriam ser sempre escritas assim, em letras maiúsculas. Difícil descrever a beleza de seu litoral. Águas transparentes em diversos tons de azul contrastam ora com encostas áridas e secas, ora com areias finas e brancas. Apesar disto, a água do mar é fria, como mencionamos, ficando acima dos 20oC apenas no verão.
Praias de Mykonos
As vias e estradas da ilha são bem asfaltadas e largas, ao contrário de Santorini. Transitar de carro, scooter ou até quadriciclo (ATV) não é apenas tranquilo, mas obrigatório. Só quem se atreve a explorar a ilha de Mykonos é recompensado pelas belezas naturais escondidas em cada uma das praias descobertas – indiscutivelmente, seu ponto alto.
Impossível eleger as mais bonitas. Em nossa opinião, o melhor é visitar cada cantinho da ilha e deixar-se encantar pelas alinhadas ao seu estilo. As de melhor estrutura turística e maior movimento estão no sudoeste da ilha, enquanto as do norte são tranquilas, mais rústicas e naturais.
Praias do Sudoeste
As praias próximas a Chora atraem mais turistas – Ag. Ioannis, Ornos, Paraga e Psarou. Esta última é a praia para ver e ser visto em Mykonos, com hotéis e restaurantes bem caros. Durante o verão, é difícil encontrar uma espreguiçadeira para chamar de sua – e esteja preparado para consumir um valor mínimo elevado nos restaurantes da orla para usá-la, em torno de 100 euros por dia. Esportes aquáticos e até massagistas estão à disposição dos privilegiados que a frequentam.


Praias do Sul
O ponto mais badalado é a Paradise, com bares pé-na-areia onde as festas começam ao entardecer e se estendem até o nascer do sol. Como consequência, ficam totalmente vazias no início da manhã. Espreguiçadeiras e guarda-sóis em sapê estão à disposição, sem consumação mínima. O canto direito da praia, olhando para o mar, é reservado para adeptos do naturismo. Como não há separação física, esteja preparado para encontrar pessoas de todas as idades caminhando pela praia calmamente como vieram ao mundo.
Kalo Livadi é a última das praias do sul que merece ser visitada. Com faixas de areia mais largas e mar tranquilo, é um dos pontos favoritos de famílias locais e visitantes de lanchas e iates.
Praias do Norte
O norte da ilha tem encantos naturais e praias mais adequadas para quem prefere sossego, como Panormos e Aghios Sostis – onde fica o famoso restaurante Kiki’s Tavern. Entretanto, há pouca estrutura turística nestas praias e, para passar o dia nesta região, o ideal é levar com você água, lanches, toalha e uma boa esteira.
Onde Comer em Mykonos
Como a ilha de Mykonos é um dos destinos turísticos do momento, existem restaurantes maravilhosos para quem estiver disposto a gastar um pouco mais. Conhecemos alguns excelentes e gostaríamos de compartilhar com você.
Kalita
O primeiro deles é o Kalita. O ambiente é muito agradável, a comida excelente e o serviço impecável. Experimentamos várias entradas e pratos, todos deliciosos e com apresentação fantástica. Excelente para um jantar romântico, está localizado no centro de Mykonos. É difícil chegar, mas é sempre uma delícia caminhar e se perder pelas vielas do centrinho. O GPS do celular não é confiável na região, pois falha bastante em função das ruas estreitas.
Remezzo
Outra ótima opção é o Remezzo. Ao lado do Porto Velho, seu acesso é fácil e fica próximo do estacionamento público. A vista é privilegiada, o ambiente agradável e a comida muito boa. Mais badalado, este é um dos restaurantes para ver e ser visto na ilha.
Hippie Fish
Recomendamos também o Hippie Fish, com uma vista incomparável para o mar, especialmente durante o pôr do sol. Localizado na praia Agios Yannis, faz o estilo rústico-chic e tem opções para todos os gostos.

Kiki’s Tavern
A última dica é de um restaurante bem diferente dos anteriores. No norte da ilha, com vista para a praia Agios Sostis, o Kiki’s Tavern é tão simples e rústico que sequer tem energia elétrica. Obviamente, abre apenas para o almoço e a fila na porta começa pelo menos 1h antes de abrir. O lugar é bem pequeno e o serviço deixa a desejar, mas serve um bom churrasco com várias opções de salada. O simpático anfitrião fala o básico de diversos idiomas, inclusive português.
Esperamos que gostem das recomendações. Se você conhece outro restaurante ou dica imperdível em Mykonos, compartilhe com a gente. Já estamos morrendo de vontade de explorar outras ilhas. Depois de ler o relato apaixonado e ver as fotos sobre o que fazer em Paros, precisamos conhecer! Foi escrito pela Marcela, do Caminhos me Levem, e com certeza vai inspirar você também.
Veja também nossos artigos com dicas imperdíveis sobre outros destinos na Grécia.
Explorando os Tesouros da Grécia em Atenas
Importantíssimo lembrar que para visitar países da União Europeia o seguro de viagem – Tratado de Schengen é OBRIGATÓRIO. Então não se esqueça de contratar o Seguro Viagem com a SegurosPromo. Utilizando nosso cupom, conseguirá 5% de desconto, podendo obter outros 5% caso pague através de boleto bancário.
Ela irá pesquisar a melhor oferta considerando o seu perfil, destino e datas de viagem para lhe oferecer a melhor alternativa.
Mais opções de hospedagem em Mykonos:
PLANEJANDO SUA VIAGEM
Planeje sua viagem através do Suas Próximas Viagens. Nossos Parceiros são os mais conceituados do mercado, oferecem serviços de qualidade e são referência em suas áreas.
Nós frequentemente usamos estes serviços em nossas viagens e recomendamos. Em muitos artigos, deixamos de mencionar diversas empresas, pois não tivemos boas experiências com elas. Nosso objetivo é ajudar você a planejar suas próximas viagens para que sejam sensacionais!
- HOSPEDAGEM → Você encontrará as melhores opções através do booking.com
- PASSAGEM AÉREA → Pesquise e Compre Passagens aéreas com a Kayak
- ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com facilidade e segurança na Rentcars.com
- SEGURO VIAGEM → Viaje mais tranquilo e com segurança contratando Seguro Viagem
Pingback: O que fazer em Santorini: um dia na ilha mais romântica da Grécia
Acredite, este lugar existe e está esperando por você! Indo à Grécia, visite também Santorini. São lugares com energia e paisagens completamente diferentes, mas ambas belíssimas. Conte conosco para ajudar a planejar esta viagem dos sonhos!
Por isso adoro esse site!! Acabei de descobrir que meu coração acelera mais por Mikonos!! Agarrei paixão por tudo o que li e vi nas fotos!!! A pergunta que não quer calar: esse lugar existe de verdade??