Torre de Belém em Lisboa - Portugal

Lisboa – Melhores Dicas

Lisboa, a bela capital de Portugal, é aquele tipo de destino que todos os brasileiros deveriam visitar ao menos uma vez. Bonita, organizada e com diversas atrações turísticas históricas e modernas, a cidade encanta não só pela similaridade com o Brasil, mas também por todos seus atrativos que conciliam as mais diversas preferências. Sem contar os imperdíveis bate-voltas a partir de Lisboa!

Além dos inúmeros atrativos turísticos, Lisboa tem vantagem em relação às demais capitais europeias, já que o custo costuma ser mais barato para os viajantes. Outro benefício é o idioma. Apesar das gírias, que às vezes parecem cômicas, a comunicação com os nativos é tranquila.

A capital portuguesa é tradicional e moderna, tudo ao mesmo tempo. Cidade de charme único, onde esses dois extremos coabitam de forma harmoniosa. Lisboa é o velhinho de bengala que dá comida aos pombos na mesma praça onde o hippie toma cerveja com os amigos.

 

Lisboa à Noite
Lisboa à Noite

 

Quando ir à Lisboa

O mais recomendado é evitar o inverno europeu, ainda mais se você não gostar de frio e tempo nublado. As temperaturas podem atingir -5ºC entre dezembro e março, o que é uma temperatura mais amena se comparada a outras capitais europeias.

Nas demais estações a temperatura é agradável, tirando os poucos dias muito quentes do verão. Detalhe que o verão europeu é bastante seco, prova disso é que em 2017 incêndios devastaram várias regiões no país.

Já no outono e primavera, esteja preparado para algumas rajadas de vento frio. Por isso, carregue sempre um casaquinho na bolsa. Devido à localização próxima ao oceano, a condição climática muda frequentemente durante o dia.

Sobre Lisboa

Lisboa é cheia de vales, por isso conta com vários mirantes ou miradouros, como dizem por lá. E é neles que o visitante pode apreciar as mais belas paisagens da cidade. Desde a Baixa até a Praça Marquês de Pombal, descobre-se uma Lisboa diferente, com teatros, cafés e grandes praças para passear.

A capital de Portugal oferece ainda uma vida noturna animada, com Casas de Fado de Alfama ou os restaurantes da Avenida da Liberdade. Pelas ruas e becos da cidade pode-se encontrar de tudo um pouco, desde vendedores ambulantes a artistas que exibem seus dotes musicais.

O transporte urbano é bom, mas não abrange todas as regiões. Um dos passeios mais famosos, inclusive, é feito nos bondes elétricos, que mistura os estilos clássico e moderno, chamando a atenção dos visitantes.

Para circular melhor, recomenda-se o aluguel de carro. Por Portugal ser um país relativamente pequeno, você pode visitá-lo quase por inteiro em poucos dias. Só terá dificuldades para estacionar nos pontos históricos no centro de Lisboa. Fora isto, será bem tranquilo encontrar onde parar o carro.

 

Onde ficar

A cidade de Lisboa dispõe dos mais diversos tipos de hospedagem. Entretanto, o bairro mais popular e conveniente aos visitantes é o Chiado. Rossio e o início da avenida da Liberdade também são muito bem localizados e ideais para quem deseja desbravar a proximidade a pé.

Quanto aos hotéis, uma sugestão de hospedagem econômica é o IBIS Lisboa Alfragide. Apesar de um pouco afastado do Centro, ele mantém o padrão da rede e dispõe de estacionamento próprio. O acesso é muito fácil, ficando ao lado de uma via expressa que deixa a 15 minutos da região central.

Outra opção é o Teatro Boutique B&B, que está localizado no centro histórico de Lisboa, entre o Bairro Alto e o Chiado. Esse hotel pequeno hotel oferece quartos com decoração moderna em estilo parisiense, com toda a comodidade que o visitante precisa. Nas diárias também está incluso o buffet de café da manhã, que é servido diariamente.

Na região do Rossio encontra-se o clássico Mundial, que oferece conforto a um serviço com bom preço. Nesse hotel 4 estrelas você ainda pode desfrutar de um terraço com visão panorâmica de Lisboa e do Castelo de São Jorge. Estacionamento privativo e gratuito está incluso na diária, assim como o café da manhã.

 

O que fazer em Lisboa

Para quem se hospeda na região do Chiado, o ideal é começar o dia desbravando as praças e miradouros do entorno. O café da manhã, caso sua acomodação não ofereça, pode ser no Café A Brasileira, um dos mais tradicionais da cidade.

Na mesma rua do Café, siga até a Livraria Bertrand, considerada pelo Guiness Book a mais antiga do mundo ainda em funcionamento. Ele é ótima parada para uma visita, compras ou apenas uma foto.

Ainda no Chiado, não deixe de visitar a Praça Luís de Camões. Nela, há uma estátua bem no meio que homenageia o escritor lusitano. Os prédios ao redor são tombados como patrimônios arquitetônicos e representam a Art Nouveau do século XVIII.

Descendo o Chiado e o Bairro Alto, podem ser encontrados alguns dos mais modernos restaurantes e bares de Lisboa. Sendo assim, ali é uma ótima sugestão de parada para o almoço, porque a região conta com museus de arte moderna, shoppings centers, lojas de marca e mercearias.

 

 

Gostou das dicas? Deixe seu e-mail e seja o primeiro a saber das atualizações e novos destinos do Suas Próximas Viagens. INSCREVA-SE AQUI

Atrações em Lisboa

Torre de Belém

A Torre de Belém é uma das atrações mais bonitas de Lisboa, além de ser um local obrigatório para os turistas. O monumento chama a atenção por sua beleza e localização. É uma construção do século 14, precisamente entre 1514 e 1520, projetada pelo arquiteto e escultor Francisco de Arruda, erguida à beira do Rio Tejo.

Como é uma região fácil de estacionar, você não terá problemas se desejar parar o carro e estender a visita pelo bairro de Belém. De um lado terá o Museu e Monumento do Combatente e outras atrações do exército, marinha e aeronáutica de Portugal. Do outro, poderá visitar os monumentos mais relacionados à época do descobrimento do Brasil.

 

Torre de Belém em Lisboa - Portugal
Torre de Belém

 

Rio Tejo em Lisboa - Portugal
Rio Tejo

 

Monumento aos Combatentes em Lisboa - Portugal
Monumento aos Combatentes

Mosteiro dos Jerônimos

O Mosteiro dos Jerônimos, construído no início do século XVI, reflete toda a riqueza da época dos Descobrimentos. Sua grandiosa arquitetura foi financiada pelas riquezas obtidas na Índia e no Brasil.  A incrível construção é utilizada em eventos internacionais importantes, como a assinatura do Tratado de Lisboa. Abriga os restos mortais de Luís de Camões e Vasco da Gama.

 

Mosteiro do Jerônimos em Lisboa - Portugal
Mosteiro do Jerônimos

 

Padrão dos Descobrimentos

O Padrão dos Descobrimentos é um monumento em forma de caravela com 56m de altura, que remete à expansão marítima dos séculos 13 e 14. Foi construído em 1940 e permite o acesso ao topo mediante ao pagamento de uma entrada de €4. A vista da região é muito bonita e vale muito a pena subir.

 

Padrão dos Descobrimentos em Lisboa - Portugal
Padrão dos Descobrimentos

 

Close do Padrão dos Descobrimentos em Lisboa - Portugal
Padrão dos Descobrimentos

Mais ao fundo, um pouco distante, você consegue observar a Ponte 25 de Abril, que corta o Rio Tejo. Olhando de relance, lembra a Golden Gate de San Francisco. O passeio por ela é muito bonito, por estar a 70m do nível do rio.

 

Ponte 25 de Abril sobre o Rio Tejo em Lisboa
Ponte 25 de Abril

 

Mas para fechar o dia com chave de ouro é importante visitar a Antiga Confeitaria de Belém. Ativa há mais de 180 anos, vale a pena encarar a filinha de visitantes para saborear o quitute português. Mesmo quem não é muito fã de doces se delicia com os pastéis de nata, especialidade do local. Por ser muito tradicional e turístico, atrai sempre muita gente.

Se você tiver mais dias disponíveis e quiser montar um roteiro completo na cidade, recomendamos as dicas da Andrea, do blog Top 5 Tour, sobre os 16 passeios indispensáveis em Lisboa.

 

 

 

Onde comer em Lisboa

Portugal é sempre associado a boa gastronomia, especialmente pratos à base de bacalhau, frutos do mar, sardinhas e outros peixes. Impossível não pensar em onde comer em Lisboa sem desejar provar o típico bacalhau ou os famosos pastéis de Belém.

Uma boa notícia é que bons restaurantes a preços justos são frequentes por todo o país. Mas, se você estiver em dúvida sobre onde comer em Lisboa, uma ótima sugestão é baixar o aplicativo TheFork. Ele funciona como um guia gastronômico e ajuda bastante nas escolhas e reservas.

Salsa Rosa Bistro

O restaurante mudou-se há pouco tempo para um ambiente maior para acomodar a demanda. O endereço anterior era pequeno, com 20 lugares apenas. O cardápio é enxuto, mas bem gostoso, em uma agradável mistura das culinárias brasileira e portuguesa. O proprietário e chef é português, casado com uma brasileira. Do atendimento à apresentação e sabor dos pratos, tudo nos encantou. Super recomendado!

Portugalia

Ao lado do monumento de Padrão dos Descobrimentos, é focado para turistas. Ainda assim, oferece pratos à base de bacalhau bem gostosos. Fique atento apenas caso não goste de coentro, pois é um ingrediente muito utilizado nas receitas da casa.

Mercado da Ribeira

Com a competente curadoria da revista Time Out, este antigo mercado localizado em frente à Estação Cais de Sodré foi transformado em uma praça de alimentação. Muitos dos pequenos stands pertencem a restaurantes renomados e oferecem pratos deliciosos a preços bem atrativos. Há boas opções e, mesmo sendo bem turístico, há muitos profissionais de Lisboa que almoçam lá. Desta forma, espere encontrar o local cheio no horário de pico. Todos os pratos que provamos estavam deliciosos. Menção honrosa ao sorvete da Santini, que é de comer rezando!

 

Banner da Viajanet para o Suas Próximas Viagens

Bate-Voltas a partir de Lisboa

Estoril

Depois de Lisboa, sugerimos que você tire uns dias para conhecer as cidades litorâneas  ao redor ou fazer passeios bate-volta. Se você curte praias, há inúmeras opções maravilhosas, com praias lindas de se ver. O banho de mar, entretanto, não costuma atrair muito os brasileiros. Mesmo durante os dias quentes do verão, a temperatura não costuma chegar a 20oC.

A região de Estoril, a apenas 25 km da capital, é linda e merece ser visitada, especialmente em dias ensolarados. A praia de Tamariz é encantadora e fica forrada de turistas durante o verão, sendo uma das mais concorridas. Suas areias são tão frequentadas durante o dia quanto seus bares e restaurantes à noite.

O cenário fica ainda mais bonito pela presença de um pequeno castelo pé-na-areia. Famoso cartão postal da região, a construção é uma propriedade privada muito requisitada para eventos, mas não é aberta a visitações. No início do século XVII, quando foi construído, o Forte da Cruz  chegou a ser utilizado como unidade de proteção regional. Como atrativo adicional, há uns restaurantes ótimos à beira-mar.

 

Cascais

Seguindo para Cascais, pare para visitar a Boca do Inferno. Apesar do nome sugerir o contrário, a vista é maravilhosa. A formação rochosa é linda, esculpida pelo bater do mar. O nome é devido ao barulho das ondas batendo nas rochas quando o mar está mais agitado, durante o inverno.

 

Cascais é uma vila localizada na região metropolitana de Lisboa, perfeita para um bate-volta desde a capital. A região tem belas praias, assim como casas modernas e sofisticadas em condomínios exclusivos. O lugar é propício para um mergulho, passeio junto ao mar ou uma refeição à base de frutos do mar.

Sugerimos que conheça também a Praia do Guincho. Além de paisagens incríveis, encontrará um ponto turístico com diversos restaurantes e comércio de artesanato. Vale o passeio pois, além da vista sensacional, come-se muito bem.

 

Onde comer em Guincho

Uma excelente parada é o restaurante Paladar da Guia. O serviço é excelente e come-se muito bem por um valor justo. Se tiver oportunidade, experimente o choco, semelhante à lula. A paella da casa também merece ser apreciada, sem moderação. Para complementar, a vista do restaurante é sensacional.

 

Como se deslocar  

Apesar de contar com transporte público, a distância entre as atrações é grande e explorar a região de carro é a melhor opção.

Se considerar alugar um carro, consulte a rentcars.com que irá lhe apresentar as melhores ofertas ainda poderá parcelar o pagamento.

Link Rentcars Suas Próximas Viagens

 

Óbidos

Outro bate-volta interessante a partir de Lisboa, a 84km, é Óbidos. A pequena cidade medieval é rodeada por muralhas e possui até um castelo. O charme começa na Porta da Vila, um portal logo na entrada principal para a cidade, todo revestido de azulejos brancos e azuis com a temática da Paixão de Cristo.

Em estilo medieval, o interessante Castelo de Óbidos foi construído no século XVII. Transformado em pousada de luxo pela rede Pestana, tem diárias bem salgadas. Há pessoas vivendo em pequenas casas dentro das muralhas, como se fosse algo absolutamente normal. Algumas senhoras até aparecem nas janelas e puxam papo com turistas.Ao redor há um museu e pequenas lojas de artesanato que valem a visita.

Mas, atenção, porque esse passeio só é recomendado em dias com tempo bom, ou ao menos seco. Até porque o calçamento interno da cidade é muito antigo, de paralelepípedos já lisos pelo desgaste do tempo. Então, torna-se escorregadio e perigoso, pois há muitas escadas e rampas para o passeio.

 

Eventos Sazonais em Óbidos

Se visitar  a cidade durante o mês de Abril, poderá se deliciar com o Festival Internacional de Chocolates, que ocorre entre sextas e domingos. Como pode imaginar, tudo no evento gira em torno da produção e degustação do maravilhoso derivado de cacau, em todas as suas formas e tipos. Há mostras de esculturas de chocolate, aulas e muito mais. Para mais informações e verificar as datas exatas do evento,  visite o site do Festival de Chocolate.

Gostou das dicas? Deixe seu e-mail e seja o primeiro a saber das atualizações e novos destinos do Suas Próximas Viagens. INSCREVA-SE AQUI

Já entre setembro e outubro Óbidos fica animada com a Vindima, época de colheita de uvas. A região fica ainda mais bonita, com as parreiras carregadas de frutas. Durante a vindima, época da colheita, há vários eventos com a participação do público.

 

 

 

Fátima

O santuário de Fátima é uma visita interessante independente de quão religioso você é. A imponência do lugar é de impressionar qualquer um! Para os católicos, essa é uma parada obrigatória.

Localizado a apenas 130 km de Lisboa, o acesso à Fátima é fácil e se dá através da excelente rodovia A1, a principal do país. A cidade atrai mais de 6 milhões de visitantes anualmente. Pode até parecer muito, mas representa apenas metade dos peregrinos que visitam Aparecida, em São Paulo.

A região, entretanto, ganhou fama há mais de cem anos, quando três pequenos pastores avistaram a Virgem Maria no local. Lúcia, Jacinta e Francisco, que eram crianças, presenciaram seis aparições da Santa. A princípio desacreditados pela população local, ganharam a confiança após alguns fenômenos naturais atribuídos à presença da Virgem Maria.

O maior santuário católico de Portugal e um dos mais importantes do mundo, Fátima inclui ainda a Capelinha das Aparições, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e a moderna Igreja da Santíssima Trindade, cujo interior parece um anfiteatro.

O estacionamento do complexo é imenso, comportando milhares de automóveis. Houve uma grande reforma nos últimos anos para a comemoração do centenário da aparição, que aconteceu em 13 de maio de 1917. A celebração contou com a presença do Papa Francisco, que atraiu cerca de 1 milhão de fiéis ao local.

 

 

Sintra

Sintra é um bate-volta clássico a partir de Lisboa, a apenas 30km e muitas atrações.  A cidade é uma graça e você poderá apreciar belíssimos palácios cercados por montanhas.

Se você optou por não alugar carro em Portugal, dá para chegar e desbravar a cidade tranquilamente através de transporte público. Outra opção é seguir de tuk-tuk, um pequeno triciclo usado para transporte de turistas pelos principais lugares históricos.

Castelos, construções medievais e palácios contribuem para a riqueza de detalhes tão marcantes na região. Na verdade, Sintra é considerada uma vila, conhecida como Vila de Sintra. Patrimônio Mundial da Unesco,  fica na encosta da serra que leva o seu nome e termina no Cabo da Roca, o ponto mais ocidental do continente europeu.

Para quem tem pouco tempo, o ideal é começar a explorar a região do Palácio da Pena. Construído pelo Rei Fernando II no século XIX, está perfeitamente preservado. Restaurações constantes, apesar de frustrar algumas visitas, garantem a conservação   do belo local.

De lá, siga para o Castelo dos Mouros, um forte erguido no século IX no alto de uma montanha. A visão panorâmica é de deixar qualquer um de queixo caído. Não deixe de passear pelas muralhas e descer as escadas que levam até os antigos pontos de observação.

Por fim, vale a pena visitar o Palácio Nacional de Sintra, Quinta Regaleira, Palácio Montserrat, Palácio do Seteais e o Museu do Brinquedo. O que não falta em Sintra são atrações que valem a visita.

 

Coimbra

Coimbra fica um pouco mais distante que as demais cidades mencionadas, a 2h da capital. Mas se você curte lugares históricos, com certeza valerá a pena. Para quem pretende visitar Porto, fica praticamente no meio do caminho entre esta região e Lisboa. Primeira capital de Portugal depois da unificação, preserva ares medievais em uma atmosfera jovem.

Não deixe de visitar a Universidade de Coimbra, o Museu Nacional Machado de Castro e Sé Velha. A Universidade tem fama mundial por ser uma das primeiras universidades europeias, fundada em 1290 pelo Rei D. Dinis. Naquela época, a universidade se alternava entre Coimbra e Lisboa. Apenas em 1537 D. João III fixou a sede em Coimbra.

Banner da viajanet para o Suas Próximas Viagens

Para ter acesso às instalações paga-se uma pequena taxa. Uma vez na visita, não deixe de conferir a Biblioteca Joanina, uma das mais bonitas do mundo. Com um impressionante acervo de mais de 200.000 livros, muitos raros, tem um rigoroso controle de temperatura e umidade. Uma das maiores atrações, entretanto, são os morcegos que a habitam, para controlar a presença de eventuais traças. Infelizmente não se pode fotografar o interior do lugar e cada grupo só pode ficar, aproximadamente, por 10 minutos.

Com o mesmo bilhete pode-se visitar as salas dos Capelos, do Exame Privado, e das Armas, além da Capela de S. Miguel e a Prisão Acadêmica. Visitar a Universidade de Coimbra é passeio para uma tarde inteira.

Se possível, planeje sua visita à Coimbra para os dias do ano letivo. Já que durante as férias, que acontecem no verão europeu, a cidade fica mais vazia, sem os estudantes que dão vida ao lugar.

 

Depois destes dias, sugerimos pegar o carro e seguir para outros destinos em Portugal. Nós seguimos ao Norte, rumo à região de Porto e Gaia que detalhamos neste artigo.

 

Importantíssimo lembrar que, para viajar aos países da União Europeia, o seguro de viagem – Tratado de Schengen é OBRIGATÓRIO. Então não se esqueça de contratar o Seguro de Viagem   com a Seguros Promo

A Seguros Promo irá pesquisar a melhor oferta de seguros de viage, considerando o seu perfil, destino e datas para lhe apresentar a melhor alternativa. Usando nosso cupom terá 5% de desconto.

Cupom Seguros Promo Suas Próximas Viagens

 

 

Como se conectar em Portugal

Usar o celular de forma econômica na região é relativamente tranquilo.

Para o uso do sinal GSM, há duas formas sugeridas para que vc economize mais do que usando o roaming do serviço de sua operadora no Brasil.

Você pode contratar um chip local e usá-lo sem problemas. Há diversas lojas em Lisboa que você consegue encontrar através do Google Maps offline.

Outra boa alternativa é o chip internacional da Easysim4u. Você o adquire uns dias antes de sua viagem e pode ir com ele instalado no seu telefone. Daí quando chegar Portugal já estará funcionando.  A Easysim4U oferece um sistema que oferece Dados ou Voz + Dados em 210 países, com suporte em Português.  Adquirindo através do nosso link e usando o Cupom RBBVGRATIS você não pagará o frete.

Há diversas opções que a escolher, de acordo com sua necessidade. Veja no Link  : EASYSIM4U

Este chip internacional funcionará em toda a EU, não requerendo que você troque em cada país que visitar.

 

Veja outros passeios que pode contratar

 

 

 

Veja mais detalhes das recomendações dos Restaurantes em Portugal



Booking.com

PLANEJANDO SUA VIAGEM 

Planeje sua viagem através do Suas Próximas Viagens. Nossos Parceiros são os mais conceituados do mercado, oferecem serviços de qualidade e são referência em suas áreas.

Nós frequentemente usamos estes serviços em nossas viagens e recomendamos. Em muitos artigos, deixamos de mencionar diversas empresas, pois não tivemos boas experiências com elas. Nosso objetivo é ajudar você a planejar suas próximas viagens para que sejam sensacionais!

 
  • HOSPEDAGEM →  Você encontrará as melhores opções através do booking.com 
  • PASSAGEM AÉREA →  Pesquise e Compre Passagens aéreas com a viajanet 
  • ALUGUEL DE CARRO →  Alugue um carro com facilidade e segurança na rentcars.com 
  • SEGURO VIAGEM → Viaje mais tranquilo e com segurança com a Seguros Promo  

2 Comments

  1. Que gostoso rever Lisboa e a região de Belém! To adorando!

  2. Muito bom Adriano. Depois vou examinar com atenção o seu artigo sobre “onde comer.”