Imagem da entrada da vinicola Clos Apalta

Clos Apalta – Vinícola

A Clos Apalta é uma das vinícolas mais surpreendentes que conhecemos, em todos os sentidos. Se estiver planejando uma viagem ao Vale do Colchagua, recomendamos muito que a inclua em seu roteiro. Apesar de toda a região ser incrível e haver outras boas viñas, a visita à Clos Apalta será um dos pontos altos dos seus dias no Chile.

Ao planejar uma viagem de férias, é comum termos a tentação de montar um roteiro com o maior número possível de atrações. Buscamos a mesma eficiência do trabalho em nossos dias de lazer, sem nos importar em reduzir o ritmo. Isto pode até funcionar em alguns destinos, mas ao conhecer boas vinícolas, sugerimos não usar este conceito. Para a Clos Apalta, por exemplo, sugerimos destinar um dia inteiro para vivenciar tudo com muita calma.

A vinícola pertence ao grupo Lapostolle, uma das mais tradicionais e entre as preferidas pelos amantes de bons vinhos. Com um cenário de encher os olhos, o vinhedo parece saudar os visitantes que percorrem suas extensas plantações.

Imagem das parreiras da vinicola Clos Apalta

Cuidadosamente planejada, a vinícola foi construída na encosta com vista para seus vinhedos, com quase cem anos de idade. Concebida para a produção do vinho premium de mesmo nome, resultou em um dos rótulos mais premiados do mundo.

imagem dos vinhos Clos Apalta

Durante os tours, é impossível não se encantar com a história, a visão e a paixão da família por seus vinhos, inspirados nos melhores franceses.

A vinícola atingiu seu ápice com a safra 2005 do Clos Apalta, corte de carmenère, cabernet sauvignon, merlot e petit verdot. Foi considerado como Vinho do Ano pela Wine Spectator em 2008, com pontuação perfeita de 100 pontos. Foi o primeiro vinho sul-americano a ser eleito como melhor do mundo, após ter ficado entre os 3 primeiros em anos anteriores. Para você ter uma ideia da extensão do prêmio, os avaliadores degustaram quase 20.000 rótulos para chegarem ao vencedor. Outros vinhos da vinícola também têm recebido pontuações superiores a 90 pontos em várias avaliações.

Imagem da vinicola Clos Apalta
Mirante da Vinícola

O grupo Lapostolle conta com 370 hectares em três regiões distintas e produz um total de 200.000 caixas de vinho por ano, a maior parte exportada para 60 países. Apesar da Clos Apalta estar aberta à visitação nos 365 dias do ano, a melhor época para ver o vinhedo repleto de uvas é em março. No início deste mês ocorre a famosa Festa da Vindima, quando é celebrado o início da colheita, com eventos culturais por toda a região.

Vino Eventos, especializada em viagens de enoturismo e organização de eventos em vinícolas, montou nosso roteiro com muito carinho e profissionalismo, nos assessorando nas reservas e contatos. Se você pretende fazer uma viagem inesquecível à região, procure pela Carul, mais conhecida como a Fada do Colchagua 😉


História da Lapostolle e Clos Apalta

A Lapostolle Wines foi criada em 1994 pelo casal francês Alexandra Marnier Lapostolle e seu marido, Cyril de Bournet. Conhecida como a Dama do Vinho, Alexandra é herdeira da Château de Sancerre, criadora do famoso licor Grand Marnier. Sua família se dedica à produção de vinhos e cognac de excelente qualidade na França desde o século XVIII.

Decidido a iniciar sua própria marca, o casal foi conhecer a região de Colchagua em 1993, de onde voltou apaixonado. Para tomar a decisão com maior embasamento, Alexandra contratou Michel Rolland, um renomado enólogo francês com muitos laços sul-americanos. Rolland atestou o enorme potencial do terroir, com características geográficas excepcionais que permitiriam produzir vinhos excepcionais.

A família manteve na Lapostolle a mesma premissa dos demais projetos: a busca pela máxima qualidade de seus produtos. Um objetivo ao mesmo tempo simples e ambicioso. A intenção era criar vinhos de classe mundial aliando a experiência francesa e os maravilhosos terroirs chilenos, estabelecendo produção orgânica em uma vinícola gravitacional.

Com essa visão, construíram a vinícola Clos Apalta no terroir do Valle de Colchagua, especificamente em Apalta. Como resultado, o vinho de mesmo nome obteve reconhecimento de sua excelência, eleito várias vezes entre os melhores do mundo.

imagem do restaurante da vinicola Clos Apalta
Restaurante

Extremamente comprometidos com o meio ambiente, as operações da vinícola foram projetadas para minimizar o impacto ambiental, como o uso de estações de tratamento de água 100% orgânicas e economia de energia. As instalações também possuem um programa de gerenciamento de resíduos líquidos e sólidos.

Link Rentcars Suas Próximas Viagens

Se considerar alugar um carro, consulte a rentcars.com Sempre a usamos pois pesquisa nas principais locadoras e apresenta as melhores opções. Permite pagar em Reais, parcelado e sem a incidência do IOF nas locações internacionais.


Tours

Já conhecíamos os vinhos da Clos Apalta e sabíamos de seu reconhecimento internacional. Porém, não tínhamos ideia da fantástica estrutura da vinícola em Colchagua. Após visitarmos muitas em regiões como Mendoza, Toscana e Napa Valley, achávamos difícil sermos surpreendidos como fomos.

várias opções de tours e o valor oscila principalmente em função da qualidade dos vinhos degustados. Com guias fluentes em espanhol ou inglês, incluem passeios pela bela propriedade, contam a história da vinícola e apresentam informações sobre o processo produtivo.

A visita à Clos Apalta começa na Wine Shop, onde estão expostos os vinhos Lapostolle e vários acessórios para admiradores da bebida. Na sequência, o guia leva os visitantes até um mirante no alto da propriedade onde todos podem contemplar uma bela vista dos vinhedos.

Algumas parreiras são quase centenárias, com predominância da carménère, cepa mais representativa do Colchagua. Apesar disto, cultivam também merlot, cabernet sauvignon e um pouco de syrah, a mais recente plantação. Durante o tour, você aprenderá sobre as técnicas de plantio e a preocupação com produção sustentável.

Boa parte da colheita e seleção dos frutos é realizada manualmente, de forma quase artesanal. Uma informação curiosa e que também reflete na qualidade dos vinhos é que as uvas são colhidas durante a madrugada.


Degustação

Ponto central do projeto das instalações, a sala de guarda fica 25m abaixo do nível térreo, ou cinco andares abaixo da Wine Shop. Isto permite utilizar ao máximo o conceito gravitacional na produção. Simplesmente maravilhosa, é uma das mais bonitas que conhecemos e esconde, sob a enorme mesa de degustação, as escadas para a adega pessoal da família.

Imagem da escada interna da vinícola
Escada Interna

A localização da sala de guarda permite a climatização natural. É tão fria que a Clos Apalta mantém mantas de microfibra, tipo fleece, para que os visitantes se aqueçam durante a experiência. A princípio pode parecer exagerado, mas em pouco tempo revela ser não apenas agradável, mas necessário. Degustar os excelentes vinhos ouvindo sobre a composição de cada rótulo, naquele ambiente maravilhoso, foi uma experiência sensacional.

imagem da manta fornecida na visita à adega da Clos Apalta
Mantinha

Hotel Clos Apalta Residence

Na bela propriedade há também um hotel bem exclusivo, montado onde era a casa da família de proprietários. O Clos Apalta Residence é membro do grupo de hotéis e restaurantes de luxo Relais & Châteaux, o que já diz muito sobre seu alto padrão.

São apenas 4 amplas suítes luxuosas, chamadas de casitas, sem conexão entre si. Os terraços privativos proporcionam vista para as montanhas e vinhedos. A decoração de cada suíte é inspirada por uma das castas que compõe o mais famoso vinho da casa: Carbenet, Carménère, Petit Verdot e Merlot. São espaçosas, com 90m2 cada uma e privacidade total. Localizadas no meio da montanha, contam com lareiras, um diferencial muito bem-vindo, especialmente nas noites mais frias.

A área comum é simplesmente cinematográfica. A piscina de borda infinita e o restaurante têm vista para os vinhedos. O hotel oferece atividades ao ar livre, como passeios a cavalo, de bicicleta, trekking, massagens e sessões de yoga. Tudo para que seus dias de relaxamento e romance neste pedacinho de paraíso sejam perfeitos!

Gostou das dicas? Deixe seu e-mail e seja o primeiro a saber das atualizações e novos destinos do Suas Próximas Viagens. INSCREVA-SE AQUI

Assim como a vinícola, o Clos Apalta Residence possui uma política ambiental ambiciosa. O projeto prevê restringir ao máximo o desperdício de alimentos e energia, assim como reciclagem de resíduos e água.


Restaurante

O restaurante do hotel é um dos melhores que já conhecemos. Não é preciso estar hospedado no hotel para conhecê-lo, você pode combinar com sua visita à Clos Apalta. Com talentosos chefs chilenos, o cardápio privilegia a culinária local. Utiliza ingredientes frescos produzidos na horta orgânica da propriedade, que também pode ser visitada.

Possui somente 5 mesas e cozinham “para e pelo vinho”. Durante o verão, as mesas são mantidas em um terraço coberto com vista para os vinhedos. Apenas nos dias mais frios de inverno utilizam as áreas internas.

Não temos palavras para descrever nossa experiência! Entre os pratos, difícil eleger o melhor, pois ficamos absolutamente encantados com tudo. Só para dar uma pequena ideia, provamos delícias como empanadas de palmito e queijo de cabra, carpaccio de polvo, salmão ao forno com molho de limão e crème brulée com sorvete de maracujá. A harmonização com os vinhos da casa também foi perfeita.

A atenção com cada detalhe é percebida durante toda a refeição e o atendimento é impecável. Por dispor de poucos lugares, nem sempre é fácil conseguir reserva. Recomendamos muito que planeje com antecedência e vivencie esta incrível experiência enogastronômica. Temos certeza que voltará tão apaixonado quanto nós.


Aproveite para conhecer outras vinícolas da região. Temos certeza que irá adorar.


Viaje com segurança

Viajar com um seguro viagem é imprescindível, tanto em viagens nacionais quanto internacionais. Alguns imprevistos não mandam sinais (como crise de cálculo renal ou apendicite) ou até um escorregão em uma escadaria. Todos estamos sujeitos a isto.

Você pode contratar um seguro viagem nacional a partir de R$3,90/dia ou um seguro viagem internacional a partir de R$9,00/dia. São valores que não impactarão seu planejamento, mas permitirão que você viaje tranquilo.

Simule agora quanto irá custar seu Seguro Viagem e se surpreenda, pois sua segurança não irá pesar no orçamento.

 PLANEJANDO SUA VIAGEM 


Planeje sua viagem através do Suas Próximas Viagens. Nossos Parceiros são os mais conceituados do mercado, oferecem serviços de qualidade e são referência em suas áreas.

Nós frequentemente usamos estes serviços em nossas viagens e recomendamos. Em muitos artigos, deixamos de mencionar diversas empresas, pois não tivemos boas experiências com elas. Nosso objetivo é ajudar você a planejar suas próximas viagens para que sejam sensacionais!

 
  • HOSPEDAGEM →  Você encontrará as melhores opções através do booking.com 
  • PASSAGEM AÉREA →  Pesquise e Compre Passagens aéreas com a Kayak 
  • ALUGUEL DE CARRO →  Alugue um carro com facilidade e segurança na rentcars.com 
  • SEGURO VIAGEM → Viaje mais tranquilo e com segurança contratando Seguro Viagem  

Deixe um Comentário ou Sugestão