Vista aerea da Viña Neyen no Chile

Vinícola Neyen – Apalta

Quem nos acompanha sabe que, tanto quanto viajar, adoramos apreciar bons vinhos. Quando aliamos as duas paixões, visitando belas vinícolas e degustando vinhos de boa qualidade, temos experiências inesquecíveis. Em nossa passagem pelo Vale de Colchagua, no Chile, tivemos várias assim, e a visita à Vinícola Neyen faz parte de nossos bons momentos na região.

Vista da Vinicola Neyen no Vale de Colchagua
Viña Neyen

O Chile é o paraíso dos bons vinhos. Uma cultura desenvolvida a partir do século XVI e que vem ganhando espaço por sua qualidade e tradição, estando entre os melhores vinhos do mundo. No Brasil, os vinhos chilenos representam mais de metade dos rótulos importados. Muitos destes produzidos a poucos quilômetros da capital chilena, Santiago.

Localizada na sub-região dos vales em Apalta, a vinícola centenária traz em seu nome o que seu vinho representa. Neyen significa “espírito”, e através de suas bebidas, resgata o espírito da região. Apesar de ter mais de 100 anos, a vinícola tem uma infraestrutura moderna e apaixonante, com parreiras centenárias a perder de vista em meio às montanhas chilenas.

Imagem de uma parreira centenária na Viña Neyen
Parreira centenária

Um pouco da história

A história da Neyen começou em 1889, quando foram plantadas na propriedade as primeiras mudas de cabernet sauvignon trazidas da França. No ano seguinte, começaram a construção da bodega, erguendo as paredes de adobe que permanecem até hoje. É onde fica o Centro de Visitantes, ponto inicial e final dos tours.

imagem do centro de visitantes da Viña Neyen
Centro de Visitantes

Foi a família Rojas que em 2002 transformou a bodega mais antiga da região na casa Neyen. Restauraram as instalações existentes, onde os vinhos eram produzidos e armazenados para o envelhecimento. Agregaram modernos equipamentos e instalações, aliando o que há de melhor entre o novo e o antigo.

vista da arnazem moderno da viña Neyen no Chile
Armazém

Os acabamentos da bodega original, bem como as paredes em adobe, pilares de madeira e cercas de pedras se misturam com harmonia às novas instalações, dando requinte e funcionalidade ao ambiente. Atualmente, há 30 hectares plantados com uvas Carménerè, Cabernet Sauvignon, Syrah e Merlot. 

Acabamentos antigos restaurados

Visita e degustação

Em nossa viagem pelo Cone Sul, conhecemos muitas vinícolas. Fomos à Neyen por recomendação da Vino Eventos, que montou uma agenda simplesmente perfeita para nós na região. O roteiro dos tours é quase sempre o mesmo, incluindo um passeio pelas instalações, enquanto ouvimos a história da viña e da região, algumas informações sobre o processo produtivo e a degustação de alguns rótulos ao final. De acordo com sua escolha, é possível incluir um almoço harmonizado, tábuas de queijos artesanais, picnics e outras opções.

A visita à Neyen, apesar de seguir este mesmo roteiro, nos reservou algumas boas surpresas. Durante o passeio, tivemos a oportunidade de visitar seus vinhedos centenários. Ficamos encantados com a beleza das parreiras e o sabor das uvas. Visitamos na época da vindima e experimentamos as frutas diretas do pé – um atrativo adicional. Além disto, tivemos uma ótima explicação sobre como diferenciar as uvas a partir das folhas de cada parreira. Nunca havíamos reparado na diferença entre elas e achávamos alguns tipos de cepa bem semelhantes entre si.

Também já apreciávamos seus vinhos, mas fomos surpreendidos com uma degustação harmonizada com chocolate meio amargo. Fechamento com chave de ouro a uma experiência sensacional!

imagem da seleção de vinhos da Neyen
Vinhos da Vinícola Neyen

A melhor época para visitar Neyen é a vindima, entre os meses de março e abril. É quando acontece no Colchagua a festa da colheita de uva, que oferece atrações como shows de música e dança folclórica. Além da maravilhosa degustação de vinhos. 

Opções de tours

Há vários tipos de tours, com duração a partir de 30 minutos de duração, mas a maioria dura em torno de 1h. Como mencionamos, eles se iniciam no Centro de Visitantes, passando pela adega na centenária construção em adobe. Na sequência, um passeio pelas instalações da vinícola, as parreiras e a degustação ao final.

Existe a opção de fazer um passeio ao ar livre para conhecer a fauna e flora de Apalta. É um trekking em terreno de fácil, com uma caminhada tranquila de aproximadamente 5 km. Tem duração aproximada de 2h e ocorre apenas para pequenos grupos.

Centro de Visitantes

Há também a opção de almoçar na vinícola Neyen, no melhor estilo rústico, dentro da centenário adega. A maioria dos ingredientes são vindas das regiões de Apalta e o cardápio harmoniza com todos os vinhos Neyen.

Independente da sua escolha, temos certeza que voltará encantado da sua visita à Neyen. Uma experiência que mescla com maestria o antigo e o moderno. Sorrisos, aromas, cores e sabores colorirão os ótimos momentos que você certamente terá.

Os tours ocorrem de 2a Feira à Domingo, sempre entre 9:00 e 18:00hs. Sugerimos que escolha o que mais lhe agrada nesta seleção e, faça a reserva através do site deles com alguma antecedência para garantir sua experiência.


 PLANEJANDO SUA VIAGEM 


Planeje sua viagem através do Suas Próximas Viagens. Nossos Parceiros são os mais conceituados do mercado, oferecem serviços de qualidade e são referência em suas áreas.

Nós frequentemente usamos estes serviços em nossas viagens e recomendamos. Em muitos artigos, deixamos de mencionar diversas empresas, pois não tivemos boas experiências com elas. Nosso objetivo é ajudar você a planejar suas próximas viagens para que sejam sensacionais!

 
  • HOSPEDAGEM →  Você encontrará as melhores opções através do booking.com 
  • PASSAGEM AÉREA →  Pesquise e Compre Passagens aéreas com a Kayak 
  • ALUGUEL DE CARRO →  Alugue um carro com facilidade e segurança na rentcars.com 
  • SEGURO VIAGEM → Viaje mais tranquilo e com segurança contratando Seguro Viagem  

Deixe um Comentário ou Sugestão