Dicas para o Deserto do Atacama e o Valle de La Luna

Dicas para Visitar o Deserto do Atacama

A mais importante das dicas para o Deserto do Atacama é: beba água, muita água. Além de ter uma baixíssima umidade, os passeios ficam entre 2.400m e 5.000m de altitude, o que pode causar o mal-estar conhecido como soroche. Hidratar o corpo constantemente ajuda bastante a aliviar seus sintomas, que são falta de ar, dor de cabeça, enjôo e tonturas. Carregue sempre com você uma garrafa, de preferência térmica, com água fresca. Recomenda-se tomar chá de coca ou mascar a folha para amenizar os efeitos da altitude no corpo. É bom também evitar carne vermelha e bebidas alcoólicas na noite anterior aos passeios em altitudes mais elevadas.

 

Estrada próxima Lagunas Altiplânicas nas dicas para o Deserto do Atacama
Estrada próxima Lagunas Altiplânicas

 

Para os esportistas de plantão, é possível explorar vários locais próximos a San Pedro através de um passeio de bike. Se você tem condicionamento e disposição para aventurar-se nesta, há muitos estabelecimentos na Caracoles que alugam as magrelas a partir de US$ 7 por períodos de 4 horas. Se for o seu caso, lembre-se do básico: leve água, use um boné, óculos escuros e muito protetor solar.

Programe-se para fazer os passeios em localidades mais elevadas no final da viagem, quando seu organismo já estará mais habituado com o ar rarefeito e com a baixa umidade local. Esta dica vale principalmente para os Geysers del Tatio e Lagunas Altiplânicas/Salar de Talar.

A grande maioria dos destinos já está no Google Maps (inclusive offline) e as estradas estão em excelentes condições, então você se sentirá tranquilo indo aos passeios por conta própria. A desvantagem maior será a ausência de um guia que possa explicar sobre a região ou curiosidades e lendas indígenas.

Apesar da flexibilidade de locomoção com carro próprio ou alugado, haverá a contrapartida negativa de onde parar o veículo quando estiver em San Pedro. Poucos hotéis oferecem estacionamento e não há espaço para estacionar na maioria das ruas.

Caso decida realizar os passeios através de agências, existem muitas opções e a maioria está localizada na própria Caracoles. Não há a necessidade de contratar antes de viajar e recomendamos negociar descontos pessoalmente na hora do fechamento.

Apesar dos passeios oferecidos serem basicamente os mesmos, os preços oscilam mais de 100%. Algumas destas agências oferecem serviços diferenciados, como lanches mais requintados e empréstimo de roupões nos passeios às termas, por exemplo. Contudo, ainda assim achamos que não justifica o valor adicional. Fique atento também ao pagamento das entradas nos passeios: algumas agências cobram um valor superior ao efetivamente pago.

Existe até a possibilidade de efetuar o pagamento a algumas destas agências através de transferências eletrônicas. O pagamento é realizado em reais, em contas bancárias no Brasil, mas a taxa na conversão não é atrativa. Na entrada de muitas agências há bandeiras do Chile e do Brasil e é comum encontrarmos brasileiros no atendimento. A dica aqui é: pesquise muito antes de fechar seus passeios!

Muitos dos locais visitados cobram uma taxa de preservação ambiental aos visitantes na entrada. Independente de ir sozinho ou com agência, este valor será cobrado em pesos chilenos. Fique atento, pois só aceitam pagamento em dinheiro e em moeda local.

Uma viagem ao Deserto do Atacama tem algum risco devido à altitude. É sempre bom viajar com um Seguro Viagem para se Proteger. A SegurosPromo irá te oferecer opções que se encaixam com a sua necessidade.


Seguros Promo

 

 

Há vários estabelecimentos comerciais em San Pedro que atuam também como casas de câmbio na Caracoles. Contudo, a taxa oferecida não é vantajosa. Se possível, faça o câmbio em cidades maiores, como Santiago, caso faça escala antes de ir ao Atacama. Outra opção é sacar no caixa eletrônico do BCI (Caracoles), lembrando que a taxa para saque também é salgada – pagamos US$8 pela operação. Aliás, apesar de ser um destino maravilhoso, quase tudo é caro no Atacama.

Outro ponto a considerar entre as dicas para visitar o Atacama: nem todos os passeios oferecem estrutura para os visitantes. Bons exemplos são o Salar de Tara e o Salar de Talar (Piedras Rojas). São passeios longos e imperdíveis, que valem muito a pena. Porém, como dizem os locais, só oferecem “sanitários incas”, ou seja, banheiros, só indo atrás das pedras. Leve com você papéis higiênicos ou lencinhos umedecidos, usados em bebês, e sacos plásticos para lixo.

A temperatura oscila demais na região, durante todo o ano. É possível pegar temperaturas negativas à noite ou no início da manhã em alguns passeios. Lagunas Altiplânicas e Geysers del Tatio são experiências deste tipo. Acredite: luvas, gorro e cachecol farão muita falta caso não leve. Em contrapartida, é comum derreter com o sol a pino a mais de 30oC no meio do dia. A melhor estratégia é brincar de “cebola” e vestir várias camadas de roupas.

Veja mais dicas para o Deserto do Atacama

O que Levar ao Atacama  Por suas caracterísctas, arrumar a mala para a viagem requer uma certa atenção. Neste post damos alguma dicas.

O que Levar? - Dicas para o Deserto do Atacama
O que Levar para o Deserto do Atacama

 

 

 

 

 

 

Gostou das dicas? Deixe seu e-mail e seja o primeiro a saber das atualizações e novos destinos do Suas Próximas Viagens. INSCREVA-SE AQUI

 

Ou o artigo âncora que escrevemos sobre o Deserto do Atacama abaixo.

Guia Completo – Deserto do Atacama

Deserto do Atacama – Guia Completo 2019

 

San Pedro de Atacama   Conheça a cidade e suas características, além de dicas de onde comer e o que fazer também no artigo acima.

Neste artigo abaixo detalhamos dicas de onde se hospedar em San Pedro de Atacama com algumas outras recomendações.

 

Onde Se Hospedar em San Pedro de Atacama

 

 

 

Veja neste outro post, o que levar ao Atacama. As condições de altitude e umidade são extremas, então é importante você estar protegido.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANEJANDO SUA VIAGEM 

Planeje sua viagem através do Suas Próximas Viagens. Nossos Parceiros são os mais conceituados do mercado, oferecem serviços de qualidade e são referência em suas áreas.

Nós frequentemente usamos estes serviços em nossas viagens e recomendamos. Em muitos artigos, deixamos de mencionar diversas empresas, pois não tivemos boas experiências com elas. Nosso objetivo é ajudar você a planejar suas próximas viagens para que sejam sensacionais!

 
  • HOSPEDAGEM →  Você encontrará as melhores opções através do booking.com 
  • PASSAGEM AÉREA →  Pesquise e Compre Passagens aéreas com a Passagens Promo 
  • ALUGUEL DE CARRO →  Alugue um carro com facilidade e segurança na rentcars.com 
  • SEGURO VIAGEM → Viaje mais tranquilo e com segurança com a Seguros Promo  

Comentários estão fechados