Vista do Salar de Tara no Deserto do Atacama

Salar de Tara no Deserto do Atacama

Consideramos o Salar de Tara no Deserto do Atacama mais um passeio sensacional na região. Adoramos as paisagens, o contraste das cores em tons pastéis e as formações que levaram milhões de anos sendo esculpidas pela natureza.

Para quem quiser seguir a sugestão, o passeio demanda um dia todo e apresenta alguns desafios. O salar de Tara fica a 4.300m de altitude, sendo só recomendado após uma adaptação de uns 2 dias na região para evitar o soroche (mal de altitude). Também fica na Reserva Nacional los Flamencos e não é cobrada entrada. Outro ponto a lembrar é que deve-se tomar bastante água para hidratar-se pela altitude e não há banheiro algum em todo o trajeto, ou seja, somente sanitários inca (atrás das pedras) novamente.

As agências cobram entre US$ 70 e US$ 130 (lanche e almoço inclusos), e acreditamos ser possível fazer de carro apenas se estiver com um 4×4 e for muito aventureiro. Dos 130 km que separam San Pedro do salar, os primeiros 100km são mais tranquilos e fáceis de acessar.

Uns 20km antes do final do trecho asfaltado, as operadoras param em um local muito bonito e alto para ajudar na adaptação e servir o café da manhã.  Mirador Quebrada Quepiaco

 

 

Logo na sequência do trajeto encontram-se os Monjes de la Pacana, também conhecidos como Moais do Atacama, monumentos naturais em pedra vulcânica com mais de 20m de altura, esculpidos pelo vento durante milhões de anos. O mais impressionante assemelha-se ao rosto de um índio e é considerado o guardião do salar.

 

 

A partir deste ponto, o trajeto torna-se difícil e demanda muita habilidade do motorista, pois não há estrada ou demarcação do caminho pela pedras. Acreditamos que a melhor forma de prosseguir em carro próprio é seguir uma das muitas vans das agências que cruzam o deserto rumo ao salar. No caminho, nada além de cascalho, areia, rochas e vicunhas.

 

Salar de Tara no Deserto do Atacama

 

A próxima parada foi para avistar as majestosas Catedrais de Tara e tirar fotos – muitas fotos. O resultado parece aquarelas em função dos tons pastéis, indo do amarelo ao azul claro, passando por todos os tons de rosa.

 

 

A última parada é no salar propriamente dito, que reflete os vulcões a sua volta e atrai muitos flamingos. No inverno, há até um tour fotográfico na região para fotografar as aves que ficam presas ao salar congelado por alguns minutos.

 

Vista Panorâmica do Salar de Tara
Vista Panorâmica

 

É neste ponto que você se pergunta se está sem fôlego em função do ar rarefeito ou pela incrível paisagem a sua volta. Provavelmente, pela combinação dos dois fatores.

 

Acesse aqui os outros posts do Atacama

Deserto do Atacama – Guia Completo

 

 

Uma viagem ao Deserto do Atacama tem algum risco devido à altitude. É sempre bom viajar com um Seguro de Viagem para se Proteger. A Seguros Promo irá te oferecer opções que se encaixam com a sua necessidade.

Gostou das dicas? Deixe seu e-mail e seja o primeiro a saber das atualizações e novos destinos do Suas Próximas Viagens. INSCREVA-SE AQUI

Use nosso cupom e obtenha 5% de desconto na contratação de seu Seguro de Viagem.

Cupom Seguros Promo Suas Próximas Viagens

 

 

Onde Se Hospedar em San Pedro de Atacama

 

12 Passeios Imperdíveis – Roteiro no Deserto do Atacama

 

 

PLANEJANDO SUA VIAGEM 

Planeje sua viagem através do Suas Próximas Viagens. Nossos Parceiros são os mais conceituados do mercado, oferecem serviços de qualidade e são referência em suas áreas.

Nós frequentemente usamos estes serviços em nossas viagens e recomendamos. Em muitos artigos, deixamos de mencionar diversas empresas, pois não tivemos boas experiências com elas. Nosso objetivo é ajudar você a planejar suas próximas viagens para que sejam sensacionais!

 
  • HOSPEDAGEM →  Você encontrará as melhores opções através do booking.com 
  • PASSAGEM AÉREA →  Pesquise e Compre Passagens aéreas com a viajanet 
  • ALUGUEL DE CARRO →  Alugue um carro com facilidade e segurança na rentcars.com 
  • SEGURO VIAGEM → Viaje mais tranquilo e com segurança com a Seguros Promo  

Comentários estão fechados