Companhias aéreas de baixo custo começam a voar para o Brasil

Companhias Aéreas de Baixo Custo no Brasil

Notícias promissoras no segmento de aviação comercial no Brasil trazem esperanças aos viajantes de que a entrada de companhias aéreas de baixo custo venham colocar pressão e concorrência neste nosso mercado ultra protegido, tornando-o mais competitivo e atraente aos clientes.

Há poucas semanas, a Norwegian, empresa de origem Sueca, umas das mais renomadas deste segmento na Europa, recebeu autorização para fazer o trajeto entre Brasil e Reino Unido. A expectativa é que comecem a operar a partir de março de 2019.

Agora, a empresa estaria interessada também em voos domésticos no país. Contudo, como comentei acima, nosso mercado protegido impede que empresas com o capital 100% estrangeiro possam operar estas rotas. Nossa legislação permite o máximo de 20% de capital estrangeiro no comando das empresas aéreas.

Esta é uma discussão de longa data, entretanto, parece que os legisladores não foram convencidos de que esta mudança seria boa para os viajantes, ou talvez tenham recebido incentivos para sentar” sobre o projeto e evitar a concorrência às 4 empresas brasileiras que dominam mais de 95% do mercado.

Parece a discussão de décadas atrás, se deveríamos ou não abrir o mercado e privatizar as empresas de telefonia no país. Os mais velhos vão lembrar do quanto custava ter um telefone em casa e quanto tempo levava para se conseguir um.

Enquanto nós ficamos à mercê deste Poder Legislativo, altamente questionável quanto à lisura de seus interesses, os países vizinhos estão se beneficiando da concorrência favorecendo os viajantes. Argentina e Colômbia já têm mais de 8 empresas competindo por seus mercados.

Proteger o mercado de concorrência impede o desenvolvimento e cria-se problemas gigantescos que acabam por prejudicar os trabalhadores e o erário público. Você se lembra da Varig e da Vasp?? Bom, como este não é um blog de cunho político, então vamos voltar a falar de viagens !

A empresa opera com aviões modernos e eficientes, buscando oferecer o que há de melhor, dentro do foco low cost. A maior parte de sua frota é composta de Boeing’s 787 e 737.

A Norwegian vem se juntar a Joon, uma subsidiária do Grupo Air France-KLM, para oferecer rotas entre a Europa e o Brasil. Esta última já opera no eixo Paris – Fortaleza, oferecendo voos diretos por um valor aproximadamente 25% menor que as ofertadas pelas empresas tradicionais brasileiras.

A Joon já opera 2 voos por semana entre Fortaleza e Paris desde Maio e pretende elevar para 3 a partir de 31 de Outubro. Anunciaram que seus voos estarão custando a partir de $2500,00 tendo Fortaleza como base de saída e podendo ter uma escala gratuita em alguns destinos no Brasil ou na Europa. Contudo, testando em seu site, o melhor preço que consegui foi por R$3500,00.

A Joon não se descreve como uma empresa de baixo custo, mas uma empresa focada no mercado mais jovem e despojado. Todo seu visual é moderno e jovial. Ela lembra o estilo da Southwest nos Estados Unidos, onde os profissionais de bordo são mais descontraídos.

Um dos grandes diferenciais também oferecido pela Joon é o entretenimento de bordo. Através do aplicativo Air France Play o passageiro pode ter acesso a revistas e jornais de diversos países e, por um adicional de 15 euros, o viajante pode alugar um óculos de realidade virtual, com fones de ouvido com supressor de ruídos e assistir a diversos filmes. A Joon opera com aviões da Airbus A320/A330/A340.

Enfim, são 2 companhias aéreas de baixo custo que já operam no mercado mais concorrido do mundo – a Europa. Com excelência em serviços, conquistam clientes satisfeitos e desejam oferecer mais rotas no mercado doméstico brasileiro.

Há alguns setores pressionando para a liberação deste mercado, mas não devemos esperar nada pelos próximos 12 meses devidos às eleições que estão chegando e posterior acomodação das forças políticas.

Até lá, vamos utilizando as empresas “tupiniquins”, que nos cobram muito e em geral nos deixam bastante insatisfeitos com os serviços.

Ainda no tema de economizar nas viagens, escrevemos um post bem legal com 10 dicas para planejar uma viagem de carro que podem te ajudar bastante quando for se preparar para uma roadtrip.

 

Neste outro post, comentamos sobre as alternativas de se manter conectado durante as viagens.

 

Mantendo-se conectado nas viagens

 

PLANEJANDO SUA VIAGEM 

Planeje sua viagem através do Suas Próximas Viagens. Nossos Parceiros são os mais conceituados do mercado, oferecem serviços de qualidade e são referência em suas áreas.

Nós frequentemente usamos estes serviços em nossas viagens e recomendamos. Em muitos artigos, deixamos de mencionar diversas empresas, pois não tivemos boas experiências com elas. Nosso objetivo é ajudar você a planejar suas próximas viagens para que sejam sensacionais!

 
  • HOSPEDAGEM →  Você encontrará as melhores opções através do booking.com 
  • PASSAGEM AÉREA →  Pesquise e Compre Passagens aéreas com a Passagens Promo 
  • ALUGUEL DE CARRO →  Alugue um carro com facilidade e segurança na rentcars.com 
  • SEGURO VIAGEM → Viaje mais tranquilo e com segurança com a Seguros Promo  

Um comentário

  1. Boa notícia! Quanto maior a concorrência, mais chances de termos passagens baratas, pelo menos para o Exterior.

Deixe um Comentário ou Sugestão