Vista da Via Láctea no Céu do Atacama - Tour Astronômico

Céu do Atacama – Tour Astronômico | Um Espetáculo à Parte

Sem dúvida, uma das grandes atrações da região é vislumbrar à noite o céu do Atacama. Por suas características geográficas e climáticas, esta parte do planeta é um dos melhores lugares para se observar as estrelas e o que vem delas – energia de diversas formas.

Como já comentado em outros posts, o Atacama é um dos lugares mais secos do mundo e, por este motivo, a umidade é quase inexistente. Este fator limpa a atmosfera permitindo que se possa observar as estrelas de uma forma única.

Seja você apenas um astro-curioso ou um astrônomo PHD, não encontrará melhor lugar no mundo para “observar” os astros. Coloco aspas porque o termo não é 100% correto.

É fato que ver as estrelas no céu do Atacama é fantástico. Só precisa sair alguns poucos quilômetros de San Pedro para fugir da luminosidade da cidade que, em 95% das noites, terá uma visão inimaginável. Com certeza esta imagem ficará gravada para sempre em suas recordações. Contudo, não é apenas a luz das estrelas que é estudada na área. Os mais modernos instrumentos de observação do universo estão instalados no norte do Chile. Chamei de instrumentos pois variam de tipo e tecnologia em cada um dos sites.

Alguns são telescópios, outros radiotelescópios e alguns que nem sei descrever… mas se for sua área de interesse, não há melhor lugar para visitar.

Como curiosos, fizemos 2 programas relacionados ao tema. Importante ressaltar que reservamos com grande antecedência, pois caso contrário não conseguiríamos participar.

 

Tour Astronômico Deserto do Atacama

Spaceobs

Trata-se de um local  relativamente perto de San Pedro   (20min) onde assistimos uma palestra bem superficial sobre os astros, constelações e algumas brincadeiras, por aproximadamente 1:30h, de pé e no frio. Depois explicam para onde estão apontados os 11 telescópios dispostos ao redor da área. Então nos permitem observá-los por alguns minutos (compartilhando com todos os participantes do grupo) e daí oferecem uma bebida quente, durante uma rápida sessão de perguntas e respostas, antes de voltar a San Pedro.

O tour astronômico está disponível em 3 idiomas distintos que é selecionado no momento da reserva: espanhol, inglês e francês.

Valor cobrado: U$ 32,00

Saímos frustrados, pois tínhamos uma expectativa mais alta. A observação do Céu do Atacama através dos telescópios não foi algo tão marcante, visto que o céu já era espetacular. Ok, conseguimos ver Júpiter e suas cores na superfície  🙂

 

Céu do Atacama - Tour Astronômico
Céu noturno
Via Láctea vista no Tour Astronômico
Via Láctea

 

Nosso outro passeio relacionado ao tema foi marcado com quase 2 meses de antecedência e, ainda assim, ficamos na lista de espera. Vale a pena !!!!

 

Uma viagem ao Deserto do Atacama tem algum risco devido à altitude. É sempre bom viajar com um Seguro Viagem para se Proteger. A SegurosPromo irá te oferecer opções que se encaixam com a sua necessidade.


Seguros Promo

 

ALMA Atacama Large Millimiter/Submillimeter Array

Nos finais de semana, o ALMA promove visitas a suas instalações administrativas onde dão uma palestra sensacional sobre o tema. Não é permitido subir até as antenas. Ficam acima dos 5000m de altitude e somente pessoas treinadas e autorizadas podem chegar ao local, com oxigênio auxiliar.

O ALMA é o segundo maior investimento privado no mundo, envolvendo mais de 20 países, ficando apenas atrás do CERN. Suas 66 antenas com diâmetros de 7m a 25m simulam um radiotelescópio de 16km de diâmetro quando totalmente alinhadas. Como não captura a luz, mas sim ondas de rádio, opera 24h por dia, enxergando os confins do universo. Desde antes da inauguração oficial, o ALMA desvendou imagens sensacionais e ajudou na comprovação de inúmeras teorias.

O passeio é gratuito, porém restrito a apenas 41 pessoas por dia, apenas aos sábados e domingos. É necessário fazer a reserva antecipadamente através do site e, mesmo que tenha ficado em lista de espera, deve comparecer ao local de onde sai o ônibus, pois em geral, há um grande número de visitantes que fazem a reserva e não comparecem. Há ocasiões em que alguns participantes até sem estarem na lista de espera conseguem embarcar. A ordem de embarque deste último grupo ocorre pela ordem de chegada no ponto de encontro.

Apesar de não termos visto a base onde ficam as antenas, ficamos MUITO impressionados pela aula de astronomia e o que estes países e seus cientistas estão fazendo para investigar o universo ( PS. O Brasil faz parte deste grupo).

No link acima, vocês podem conhecer bastante sobre o ALMA vendo as fotos e filmes impressionantes que eles disponibilizam.

 

Observatório Alma na Melhores Dicas para o Deserto do Atacama
Observatório Alma

 

Observatórios no Chile

Há ainda outras 4 grandes instalações semelhantes no Chile, utilizando diferentes tecnologias de telescópios liderados pela ESO; Observatorio Paranal, Observatorio La Silla, APEX e ELT, mas eles ficam mais distantes de San Pedro de Atacama (a partir de 600km de distância). Também organizam visitas guiadas mediante reservas. Devido à distância, não nos aventuramos.

Gostou das dicas? Deixe seu e-mail e seja o primeiro a saber das atualizações e novos destinos do Suas Próximas Viagens. INSCREVA-SE AQUI

Gostamos muito deste passeio que tomou a manhã toda do Domingo. Impressionante, só saímos com a certeza que somos insignificantes diante do universo 🙂

 

 

 

 

Veja aqui alguns de nossos outros artigos sobre o Deserto do Atacama

Visando ajudar ao viajante, consolidamos um artigo com as mais importantes informações da região no Guia Completo – Deserto do Atacama.  Clicando na foto, irá para o post.

 

Deserto do Atacama – Guia Completo 2019

 

Neste post, tratamos um sumário dos 12 melhores passeios na região

12 Passeios Imperdíveis – Roteiro no Deserto do Atacama

 

 

Importantíssimo lembrar que para viajar para o Atacama tem um certo risco devido à altitude, qualquer necessidade de atendimento médico é muito caro e distante. Faça sua cotação de Seguro Viagem  com a  Seguros Promo e viaje tranquilo

Usando nosso cupom você obtém 5% de desconto e ainda pode conseguir outros 5% se pagar com boleto bancário.

 

Cupom Seguros Promo Suas Próximas Viagens

 

Veja este outro passeio sensacional no Deserto do Atacama

 

Geysers del Tatio – vale madrugar

 

 

 PLANEJANDO SUA VIAGEM 


Planeje sua viagem através do Suas Próximas Viagens. Nossos Parceiros são os mais conceituados do mercado, oferecem serviços de qualidade e são referência em suas áreas.

Nós frequentemente usamos estes serviços em nossas viagens e recomendamos. Em muitos artigos, deixamos de mencionar diversas empresas, pois não tivemos boas experiências com elas. Nosso objetivo é ajudar você a planejar suas próximas viagens para que sejam sensacionais!

 
  • HOSPEDAGEM →  Você encontrará as melhores opções através do booking.com 
  • PASSAGEM AÉREA →  Pesquise e Compre Passagens aéreas com a Kayak 
  • ALUGUEL DE CARRO →  Alugue um carro com facilidade e segurança na rentcars.com 
  • SEGURO VIAGEM → Viaje mais tranquilo e com segurança contratando Seguro Viagem  

2 Comments

  1. Adriano, sobre o passeio noturno, vocês foram com alguma empresa ou foram de carro até lá? Como ficaste frustrado, recomenda realizar esse passeio de alguma outra forma?
    Obrigado.

    • Eduardo, Obrigado por nos visitar. Nós fizemos com a SpaceObs. Eles nos apanharam em San Pedro do Atacama com um ônibus bem confortável e levou o grupo ao local. Eles não permitem que se vá com o próprio carro para não trazer luzes ao local e atrapalhar a observação. Ficamos um pouco frustados pois expectativa era muito alta por experiências em outros locais. Como é um lugar bem escuro, a vista do céu é sensacional. Por estar em lugar fechado, como se fosse um sítio, lhe dá segurança de ficar tirando fotos lindas no breu completo. Vale a pena o passeio sim.