Sem dúvida, uma das grandes atrações da região é vislumbrar à noite o céu do Atacama. Por suas características geográficas e climáticas, esta parte do planeta é um dos melhores lugares para se observar as estrelas e o que vem delas – energia de diversas formas.
Como já comentado em outros posts, o Atacama é um dos lugares mais secos do mundo e, por este motivo, a umidade é quase inexistente. Este fator limpa a atmosfera permitindo que se possa observar as estrelas de uma forma única.
Seja você apenas um astro-curioso ou um astrônomo PHD, não encontrará melhor lugar no mundo para “observar” os astros. Coloco aspas porque o termo não é 100% correto.
É fato que ver as estrelas no céu do Atacama é fantástico. Só precisa sair alguns poucos quilômetros de San Pedro para fugir da luminosidade da cidade que, em 95% das noites, terá uma visão inimaginável. Com certeza esta imagem ficará gravada para sempre em suas recordações. Contudo, não é apenas a luz das estrelas que é estudada na área. Os mais modernos instrumentos de observação do universo estão instalados no norte do Chile. Chamei de instrumentos pois variam de tipo e tecnologia em cada um dos sites.
Alguns são telescópios, outros radiotelescópios e alguns que nem sei descrever… mas se for sua área de interesse, não há melhor lugar para visitar.
Como curiosos, fizemos 2 programas relacionados ao tema. Importante ressaltar que reservamos com grande antecedência, pois caso contrário não conseguiríamos participar.
Tour Astronômico Deserto do Atacama
Spaceobs
Trata-se de um local relativamente perto de San Pedro (20min) onde assistimos uma palestra bem superficial sobre os astros, constelações e algumas brincadeiras, por aproximadamente 1:30h, de pé e no frio. Depois explicam para onde estão apontados os 11 telescópios dispostos ao redor da área. Então nos permitem observá-los por alguns minutos (compartilhando com todos os participantes do grupo) e daí oferecem uma bebida quente, durante uma rápida sessão de perguntas e respostas, antes de voltar a San Pedro.
O tour astronômico está disponível em 3 idiomas distintos que é selecionado no momento da reserva: espanhol, inglês e francês.
Valor cobrado: U$ 32,00
Saímos frustrados, pois tínhamos uma expectativa mais alta. A observação do Céu do Atacama através dos telescópios não foi algo tão marcante, visto que o céu já era espetacular. Ok, conseguimos ver Júpiter e suas cores na superfície 🙂
Nosso outro passeio relacionado ao tema foi marcado com quase 2 meses de antecedência e, ainda assim, ficamos na lista de espera. Vale a pena !!!!
ALMA Atacama Large Millimiter/Submillimeter Array
Nos finais de semana, o ALMA promove visitas a suas instalações administrativas onde dão uma palestra sensacional sobre o tema. Não é permitido subir até as antenas. Ficam acima dos 5000m de altitude e somente pessoas treinadas e autorizadas podem chegar ao local, com oxigênio auxiliar.
O ALMA é o segundo maior investimento privado no mundo, envolvendo mais de 20 países, ficando apenas atrás do CERN. Suas 66 antenas com diâmetros de 7m a 25m simulam um radiotelescópio de 16km de diâmetro quando totalmente alinhadas. Como não captura a luz, mas sim ondas de rádio, opera 24h por dia, enxergando os confins do universo. Desde antes da inauguração oficial, o ALMA desvendou imagens sensacionais e ajudou na comprovação de inúmeras teorias.
O passeio é gratuito, porém restrito a apenas 41 pessoas por dia, apenas aos sábados e domingos. É necessário fazer a reserva antecipadamente através do site e, mesmo que tenha ficado em lista de espera, deve comparecer ao local de onde sai o ônibus, pois em geral, há um grande número de visitantes que fazem a reserva e não comparecem. Há ocasiões em que alguns participantes até sem estarem na lista de espera conseguem embarcar. A ordem de embarque deste último grupo ocorre pela ordem de chegada no ponto de encontro.
Apesar de não termos visto a base onde ficam as antenas, ficamos MUITO impressionados pela aula de astronomia e o que estes países e seus cientistas estão fazendo para investigar o universo ( PS. O Brasil faz parte deste grupo).
No link acima, vocês podem conhecer bastante sobre o ALMA vendo as fotos e filmes impressionantes que eles disponibilizam.
Observatórios no Chile
Há ainda outras 4 grandes instalações semelhantes no Chile, utilizando diferentes tecnologias de telescópios liderados pela ESO; Observatorio Paranal, Observatorio La Silla, APEX e ELT, mas eles ficam mais distantes de San Pedro de Atacama (a partir de 600km de distância). Também organizam visitas guiadas mediante reservas. Devido à distância, não nos aventuramos.
Gostamos muito deste passeio que tomou a manhã toda do Domingo. Impressionante, só saímos com a certeza que somos insignificantes diante do universo 🙂
Veja aqui alguns de nossos outros artigos sobre o Deserto do Atacama
Visando ajudar ao viajante, consolidamos um artigo com as mais importantes informações da região no Guia Completo – Deserto do Atacama. Clicando na foto, irá para o post.
Neste post, tratamos um sumário dos 12 melhores passeios na região
Usando nosso cupom você obtém 5% de desconto e ainda pode conseguir outros 5% se pagar com boleto bancário.
Veja este outro passeio sensacional no Deserto do Atacama
PLANEJANDO SUA VIAGEM
Planeje sua viagem através do Suas Próximas Viagens. Nossos Parceiros são os mais conceituados do mercado, oferecem serviços de qualidade e são referência em suas áreas.
Nós frequentemente usamos estes serviços em nossas viagens e recomendamos. Em muitos artigos, deixamos de mencionar diversas empresas, pois não tivemos boas experiências com elas. Nosso objetivo é ajudar você a planejar suas próximas viagens para que sejam sensacionais!
- HOSPEDAGEM → Você encontrará as melhores opções através do booking.com
- PASSAGEM AÉREA → Pesquise e Compre Passagens aéreas com a Kayak
- ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com facilidade e segurança na Rentcars.com
- SEGURO VIAGEM → Viaje mais tranquilo e com segurança contratando Seguro Viagem
Adriano, sobre o passeio noturno, vocês foram com alguma empresa ou foram de carro até lá? Como ficaste frustrado, recomenda realizar esse passeio de alguma outra forma?
Obrigado.
Eduardo, Obrigado por nos visitar. Nós fizemos com a SpaceObs. Eles nos apanharam em San Pedro do Atacama com um ônibus bem confortável e levou o grupo ao local. Eles não permitem que se vá com o próprio carro para não trazer luzes ao local e atrapalhar a observação. Ficamos um pouco frustados pois expectativa era muito alta por experiências em outros locais. Como é um lugar bem escuro, a vista do céu é sensacional. Por estar em lugar fechado, como se fosse um sítio, lhe dá segurança de ficar tirando fotos lindas no breu completo. Vale a pena o passeio sim.