Madri, capital da Espanha, é vibrante, surpreendente e emocionante. É sinônimo de arte, cultura e amplos espaços verdes. Apesar de ser possível ver o básico em 4 dias, você vai querer passar mais tempo explorando os Pontos Turísticos em Madrid. Além de ótimos museus, há sempre shows, musicais e eventos esportivos movimentando a região.
Mesmo após anos de crise econômica e política, a cidade permanece linda, limpa e muito bem conservada. Além disso, os madrilenhos são simpáticos, muito receptivos aos turistas e farão o possível para que você se sinta em casa. Independente do seu estilo de viagem, encontrará muito o que fazer em Madrid.
Influência Árabe
Inicialmente chamada de Megerit durante a ocupação moura na Península Ibérica, permaneceu sob sua influência durante quase oito séculos, terminando totalmente apenas em 1492. Em função disso, gastronomia, cultura, arte e arquitetura refletem esta ascendência. A região era murada e muitas das portas de entrada transformaram-se em belos pontos turísticos em Madri.
Entre os maiores símbolos da cultura espanhola, a dança e a música flamenca também nasceram a partir de instrumentos e ritmos árabes, com influência cigana. Esta expressiva arte mescla paixão e intensidade, contagiando a todos. Mesmo que não entenda as letras das canções, você ficará com a emoção à flor da pele ao assistir uma apresentação. É impossível não se encantar pelo ritmo frenético do sapateado e não se deixar hipnotizar pelos movimentos dos dançarinos. O som das castanholas e palmas complementa a marcação nos tablados da cidade.
Outra grande contribuição dos árabes foi o desenvolvimento da ciência náutica, que permitiu aos espanhóis e portugueses descobrirem novas terras. Bom exemplo foi o aperfeiçoamento do astrolábio, instrumento que possibilitava orientar-se a partir da localização das estrelas. Como resultado, as riquezas do Novo Mundo permitiram que a Espanha se tornasse um dos países mais prósperos entre os séculos 15 e 17, investindo muito nas artes e arquitetura.
Melhores Dicas de Madrid
Como Ir
Você encontrará voos diretos para Madrid a partir de grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Se já estiver em outra capital europeia, ir de avião também será mais rápido e econômico que de trem.
Há alguns anos, chegar na Europa pela Espanha era sinônimo de rigidez quanto à documentação exigida. Havia uma grande preocupação quanto ao processo de imigração, em especial para mulheres desacompanhadas. Apesar de não precisarmos de visto, eram bastante rigorosos quanto a comprovantes de estadia, passagem de volta, seguro viagem e condições financeiras para se manter durante a viagem. Atualmente a situação está mais tranquila e o processo semelhante ao encontrado em outros países da União Europeia.
Você sabia que um seguro de viagem internacional pode ser tão barato quanto R$9,00/dia? Você sabe a diferença entre um Seguro de Viagem ou Assistência de Viagem? Nós explicamos tudo neste artigo para que você viaje mais seguro. Faça agora a simulação do valor do seu seguro viagem e veja que sua tranquilidade custará menos do que imagina.
Quando Ir
Sugerimos que você vá durante o outono ou primavera, sempre que possível. Nestas épocas, as temperaturas são amenas, a cidade está mais tranquila e as diárias a valores mais atrativos. Abril chove bastante, o que pode comprometer os passeios. Estivemos nesta época e choveu muito, mas como prêmio de consolação encontramos os parques repletos de tulipas.
Verão, especialmente entre julho e agosto, é altíssima temporada. A cidade transborda de turistas e o calor é comparável ao do nordeste brasileiro, mas sem a deliciosa brisa para refrescar. Imaginou? Quanto ao inverno, apesar de não ser tão rigoroso quanto em outras capitais europeias, os dias são mais curtos e chove bastante. Se puder, evite.
Clima em Madrid
A cidade é famosa por seus extremos – muito frio no inverno, calor abafado demais no verão. As temperaturas máximas entre julho e agosto ficam por volta dos 33oC, enquanto as mínimas entre dezembro e janeiro se aproximam de 0oC.
Chove muito nos meses de abril, novembro e dezembro, com uma média de 25 dias por mês. Sim, deveríamos ter nos informado sobre isto antes de visitar a cidade no início da primavera. Os dias duram 11h em julho e agosto, contra apenas 4h entre dezembro e janeiro.
Como se Deslocar
A infraestrutura de transporte público é ótima. O metrô contempla toda a cidade e há estações próximas aos principais pontos turísticos em Madrid. É também interligado ao aeroporto, tornando-se uma alternativa bem simples para quem não tiver problemas com o tamanho da bagagem.
Como chegamos à cidade cansados e com malas grandes, optamos por Uber e ficamos super satisfeitos! Foi bem mais em conta que taxi e o atendimento acima da expectativa. Recomendamos esta alternativa inclusive para a volta de programas à noite, quando é difícil encontrar taxis.
Por 2 dias, passeamos pela cidade com o ônibus turístico Hop-On Hop-Off , que nos facilitou muito conhecer a cidade quase toda e ficamos descendo em cada atração que nos interessava. Recomendamos!
Se optar por alugar um carro, algo que recomendamos muito pela beleza da região como um todo, sugerimos que alugue um carro na Rentcars.com assim terá mais liberdade para fazer sua programação. Ela pesquisará as melhores opções disponíveis para você no seu destino, podendo parcelar o pagamento e não incidirá o IOF de 6,38%.
Onde ficar
A capital da Espanha, é muito bem servida em termos de hospedagem, das mais simples às mais confortáveis. Grandes redes nacionais, como Meliá e Tryp, disputam espaço com bandeiras internacionais como Accor e Holiday Inn.
Em termos de deslocamento, será fácil se estiver próximo a qualquer estação do metrô, independente do seu roteiro de o que fazer em Madri. Cada bairro da cidade tem suas peculiaridades, com alguns pontos positivos e outros nem tanto.
A maioria dos pontos turísticos em Madri fica em Callao, próximos à Gran Via e Puerta del Sol. O bairro possui muitas alternativas interessantes de hotéis. Mas se por um lado há a conveniência de bares e restaurantes por perto, por outro o barulho à noite pode incomodar.
Salamanca é o bairro mais chique, com comércio de luxo e restaurantes sofisticados. É próximo a alguns museus e o maravilhoso Parque de El Retiro. Já Chueca é a região mais descolada, boêmia e gay friendly. Em breve faremos um post com nossas sugestões de onde se hospedar em Madri.
O que fazer em Madri
Como mencionamos, há muitas opções de passeios, eventos e pontos turísticos em Madri. Ao programar sua visita, veja o que a agenda da cidade reserva a você naquele período no site oficial de turismo. Veja abaixo algumas das atrações que consideramos imperdíveis em seu roteiro em Madri:
Pontos Turísticos em Madri
Plaza Mayor
Maior e mais conhecida, esta praça abriga os principais eventos populares da cidade. Foi palco de manifestações, festas, corridas de touro, coroações e até execuções, séculos atrás. É o centro da área antiga de Madri e ostenta uma valiosa escultura de Filipe III. Em sua volta há bons restaurantes, com charmosas mesas externas. Além disso, abriga um escritório do Departamento de Turismo da cidade, com mapas e informações relevantes para explorar a cidade.
Plaza de La Puerta del Sol
Marco Zero da cidade, a Puerta del Sol era uma das portas de entrada da época medieval, quando Madri era murada. Fica na convergência de algumas das principais vias e abriga o famoso relógio da Casa dos Correios, cujas badaladas marcam o início de cada ano.
Puerta de Alcalá
Este enorme portal foi construído em 1778, todo em granito. Outra entrada da cidade enquanto murada, está localizada na Plaza de la Independência, em frente ao Parque de El Retiro.
Parque de El Retiro
Este parque é o coração e os pulmões de Madri. Imenso e muito bonito, possui 1.250.000 m2 de área verde, mais de 15.000 árvores e canteiros floridos. Dividido por jardins de influências distintas, merece ser admirado com calma.
Além disso, o Parque de El Retiro presenteia seus visitantes com esculturas, fontes e lagos incríveis. Começou a ser formado no início do século XVII, destinado ao uso da família real. Passou a ser aberto ao público mais de 200 anos depois.
Não deixe de conhecer o Palácio de Cristal, criado em 1887 para abrigar uma mostra de plantas exóticas e utilizado atualmente como sala de exposições. Uma boa dica é alugar uma bicicleta em um dos vários pontos distribuídos pelo parque.
El Real Jardín Botánico de Madrid
No centro da cidade, este parque fica entre os Museus Reina Sofia e Prado. Nos canteiros, flores de todas as cores formavam belos mosaicos. Apesar de parecer pequeno, conta com mais de 5.000 espécies de plantas e fica maravilhoso na primavera. Visitamos nesta época e adoramos, pois parecia uma miniatura do belo Keukenhof, o famoso parque das tulipas da Holanda.
Palácio Real
Visitar o Palácio Real é fazer uma viagem pela história da Espanha. Construído em estilo barroco no século XVII, possui mais de 3.000 cômodos. É a residência oficial da monarquia, entretanto a família real a utiliza apenas em eventos e comemorações oficiais.
O projeto do palácio foi realizado por arquitetos italianos e franceses. O resultado é maravilhoso, mas apesar disso, não é permitido fotografar seu interior. Contudo, temos certeza que você não vai se arrepender da visita.
A GetYourGuide tem um tour sensacional que você não deve perder:
Palácio Cibeles
Esta imponente construção começa a encantar pela belíssima fonte externa localizada em sua entrada. Seu ponto alto, contudo, é a vista da cidade que seu mirante proporciona. Esteja preparado apenas para o procedimento de segurança, que fará com que deixe algumas bolsas em armários com chave antes de subir.
No entanto, o que mais nos emocionou ao chegar ao Palácio foi uma mensagem em sua fachada. Mesmo em meio à discussão dos países europeus mais prósperos sobre limitar a entrada de refugiados, uma faixa declarava que seriam bem-vindos à Espanha. Uma bela lição.
Museus de Madri
Museo Reina Sofia
Este museu concentra peças de Arte Moderna, sendo um dos mais importantes da Espanha. O acervo é dividido em salas e assuntos, com destaque para obras de artistas como Dali e Miró. Entretanto, o ponto alto da visita é a impressionante e renomada tela Guernica, de Picasso, com quase 8m de largura e 3,5m de altura, retrata a Guerra Civil Espanhola. Antecipe seus ingressos através da GetYourGuide e evite filas.
- Explore a coleção do Museu Reina Sofía, composta por mais de 21 mil obras
- Admire Guernica, obra-prima de Picasso
- Descubra em torno de 20 telas de Salvador Dali, incluindo a famosa pintura surrealista O Grande Masturbador
- Admire as obras de Joan Miró, definidas por suas brilhantes cores primárias
- Aprenda sobre os artistas espanhóis do século XX
“O Museu Reina Sofía representa uma interseção de espaços, objetos e tempos. É um lugar onde narrativas são entrelaçadas e histórias contadas, tornando cada parte do edifício que o abriga relevante. Uma visita poderá levá-lo em inúmeras direções, garantindo uma experiência de exploração e conhecimento.
É por esta razão que todas as peças expostas no museu, ainda que causem estranhamento ou indagações, tocam a realidade cotidiana de seus visitantes, proporcionando uma genuína experiência de aprendizado.
O acervo do Museu Reina Sofía apresenta uma jornada muti narrativa, que adota um ponto de vista definido e, não só mantém o mistério inerente à arte vivo, mas também fortalece a resistência em relação à leitura única, fixa.”
Thyssen-Bornemizsa
Abriga o respeitável acervo da família de dois barões, que emprestam seu nome ao museu. Suas obras de Picasso, Caravaggio, Van Gogh e outros mestres resulta em um dos maiores acervos de arte privados do mundo. Localizado no Palácio de Villahermosa, foi construído no século XVIII.
Museo del Prado
Entre os museus mais importantes do Mundo, possui um impressionante acervo com mais de 15.000 obras de arte. Artistas consagrados como Goya, Velászquez, El Greco, Murillo e muitos outros, principalmente ibéricos, estão bem representados. Imperdível para quem curte museus, este seria o “Louvre” de Madri. Aberto diariamente entre 10h e 20h, fecha 1h mais cedo aos domingos e feriados. Ingressos a $15 euros, com descontos para seniors e estudantes. Você pode comprar antecipadamente seus ingressos aqui.
Futebol na Espanha
Se você for fã do esporte e gostar da adrenalina de assistir ao vivo uma boa partida, não perca a oportunidade. Os espanhóis são quase tão fanáticos por futebol quanto nós, brasileiros. Por isso, os ingressos esgotam rapidamente. Procure com antecedência por ingressos de jogos do Atlético ou do Real Madri, times com as maiores e mais apaixonadas torcidas, e divirta-se. Será uma experiência inesquecível.
Há uma excursão ao Estádio Santiago Bernabéu que vale muito a pena a partir de $ 28,44 euros.
Opção de um bate e volta desde Madrid
Se tiver um dia disponível, não deixe de visitar Toledo! A cidade medieval parece ter parado no tempo e encanta seus visitantes com construções centenárias. Veja dicas incríveis neste roteiro de 1 dia em Toledo do Para Viagem ou contrate o passeio de 1 dia em Toledo através da GetYourGuide.
Neste passeio com a GetYourGuide, você vivenciará:
- Explore os bairros muçulmanos, judeus e cristãos
- Contemple vistas panorâmicas da cidade
- Percorra as lindas ruas e praças da cidade por conta própria
- Desfrute de um confortável transporte de ônibus de ida e volta de Madri
Curta uma excursão abrangente à cidade mágica de Toledo, um Patrimônio Mundial da UNESCO, famosa por suas estreitas ruas medievais, belíssima arquitetura e rica história. Misturando diversas origens cristãs, judaicas e muçulmanas, esta cidade é conhecida como a Cidade Imperial por ter sido sede da corte do rei Carlos I e associada à vida e obra de Miguel de Cervantes.
Maravilhe-se com a arquitetura e a história desta cidade, explorando o Bairro Judeu, bem como todos os monumentos e edifícios essenciais. Alternativamente, se você quiser se sentar e desfrutar de uma cerveja ou um almoço em um belo terraço, você também terá tempo de sobra para fazê-lo. Ao término da sua excursão a Toledo, você retornará ao centro de Madri em um ônibus confortável
Se você tiver mais dias disponíveis, considere fazer uma road trip. Há muitas opções de roteiro, mas sugerimos a leitura das dicas legais da Rachel, do Viagem a Dois. Eles fizeram uma viagem de carro entre Portugal e Espanha em 10 dias e conheceram muitos lugares encantadores.
Onde comer em Madrid
Os espanhóis curtem este bom lado da vida como poucos. Principalmente se considerar que alguns dos melhores chefs do mundo são espanhóis, terá uma boa ideia do que a gastronomia madrilenha representa.
De influência mediterrânea, a culinária é rica em frutos do mar. O prato mais tradicional é a paella, à base de arroz com açafrão, lulas, mexilhões e camarões. No entanto, recomendamos que se renda às famosas Tapas, petiscos elaborados com ingredientes como presunto cru, outros frios e azeitonas. Como sugestão, harmonize com um vinho nacional ou uma boa cava, o espumante espanhol.
Em nossas viagens, sempre que possível utilizamos um aplicativo fantástico chamado TheFork. O aplicativo oferece várias opções de filtro, seja por localização, tipo de cozinha, faixa de preço e outros. Permite ainda fazer reservas e, muitas vezes, oferece benefícios como descontos ou cortesias a seus usuários. Através dele, descobrimos algumas excelentes sugestões de onde comer em Madrid, até mesmo perto de nosso hotel.
O aplicativo permite fugir dos restaurantes mais turísticos, normalmente mais cheios e caros. Graças a ele, conhecemos alguns locais frequentados pelos madrilenhos e tivemos excelentes surpresas (e uma bem ruim), mencionadas abaixo.
Platea Madrid
Ocupando o prédio de um antigo cinema, foi criado um espaço gourmet incrível e fora do tradicional. Foram mantidas as estruturas dos camarotes, palco e platéia. São 5.800m2 com um conceito diferente, abrigando desde pequenos balcões a restaurantes sofisticados, premiados com duas estrelas Michelin. Além de várias opções de tapas, há representantes das cozinhas peruana, japonesa, mediterrânea, mexicana e italiana. Para acompanhar, chopp, cervejas artesanais, vinhos e cavas. O espaço abre diariamente, das 12h às 00:30h (domingo a quarta) e até as 2:30h (quinta a sábado).
Mercado de San Miguel
O Mercado de San Miguel está localizado no centro de Madrid, próximo à Plaza Mayor. O lugar é bonito, transado, cheio de jovens e ótimo para qualquer um que seja um morcego, pois o teto era o único lugar livre no local. Haviam pessoas transbordando do local, comendo e bebendo de pé até longe dos balcões, pois não havia mais espaço disponível.
Inaugurado em 1916, foi totalmente reformado em 2009 para transformar-se em um mercado gastronômico. É semelhante ao Mercado Municipal de São Paulo, mas menor e com muito mais charme. Você encontrará mais de 30 bancas, onde come-se bem petiscos e tapas, além da opção de pedir vinhos em taça. Mas, como mencionamos, esteja preparado para ser empurrado e comer em pé nos horários de maior movimento.
Sorgo Rojo
Uma das boas opções encontradas no TheFork, o restaurante asiático Sorgo Rojo oferece especialidades japonesas, tailandesas e chinesas. A comida estava deliciosa e leve, com porções muito bem servidas. Pedimos guyozas, sushis e sashimis variados e arroz frito com camarões. Tudo o que experimentamos estava muito fresco e saboroso. Além disso, o ambiente é super agradável, bom atendimento e preços justos. Voltaríamos felizes!
Experiência Ruim: Sobrino de Botín
Como podem imaginar, seguimos também algumas sugestões e descobrimos alguns restaurantes para não recomendar a você. Alguns deles foram verdadeiras barcas furadas. Por exemplo, em um restaurante muito conhecido e premiado, tivemos uma péssima experiência: Sobrino de Botín.
Bastante tradicional, recomendado por turistas e pelo TripAdvisor, podemos dizer que o Sobrino de Botín foi uma típica atração pega-turista para nós. Fundado em 1725, consta no Guiness Book como o restaurante mais antigo do mundo. Reza a lenda que Goya trabalhou em sua cozinha quando adolescente e que Botín era o restaurante preferido por Hemingway, inclusive mencionado em um de seus livros.
O restaurante serve até hoje os mesmos pratos que fizeram sua história, com destaque ao cochinillo assado, um leitão que fica horas no forno. Esta sugestão foi uma das nossas pedidas e não conseguimos sequer comer, pois a carne estava dura e sem tempero algum. Pedimos pratos diferentes para experimentar um pouco de cada especialidade, mas nenhum deles nos agradou. Para complementar, infelizmente o restaurante estava cheio e o atendimento foi péssimo, com direito a atrasos, indiferença e uma roupa nova manchada de vinho pelo garçon. Em suma, definitivamente não recomendamos!
Não deixe de ver o artigo sobre Barcelona para completar seu roteiro na Espanha.
PLANEJANDO SUA VIAGEM
Planeje sua viagem através do Suas Próximas Viagens. Nossos Parceiros são os mais conceituados do mercado, oferecem serviços de qualidade e são referência em suas áreas.
Nós frequentemente usamos estes serviços em nossas viagens e recomendamos. Em muitos artigos, deixamos de mencionar diversas empresas, pois não tivemos boas experiências com elas. Nosso objetivo é ajudar você a planejar suas próximas viagens para que sejam sensacionais!
- HOSPEDAGEM → Você encontrará as melhores opções através do booking.com
- PASSAGEM AÉREA → Pesquise e Compre Passagens aéreas com a Kayak
- ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com facilidade e segurança na Rentcars.com
- SEGURO VIAGEM → Viaje mais tranquilo e com segurança contratando Seguro Viagem
Espanha é tudo de bom!! Adorei as fotos de vocês!
Adorei conhecer um pouco de Madrid!