Sobrevoando a Ilha do Havaí

Hawaii ou Ilha do Havaí

Nosso primeiro destino no arquipélago do Hawaii foi a Ilha do Havaí, também conhecida como Big Island. Chegamos pelo Aeroporto Internacional de Kona, na costa oeste da ilha. Desembarcamos pela escada do avião, diretamente na pista de lava nivelada e alisada. Fomos recebidos por um calor abafado e caminhamos até uma pracinha aberta, onde haviam balcões para check-in e pequenas lojas. Tudo muito bonito, mas a céu aberto, sem ar condicionado ou maiores estruturas.

Impossível não imaginar-se chegando ao Havaí recepcionado com colares e coroas de flores naturais. Muitos filmes e minisséries divulgaram esta imagem à exaustão. Isto só ocorrerá se você se hospedar em um dos resorts de luxo ou contratar um serviço vip de traslado. Caso contrário, reles mortais como nós precisariam desembolsar entre US$15 e US$20 dólares para comprar um dos modelos expostos nas geladeiras do aeroporto. Nós passamos sem o adereço.

A ilha do Havaí é tão grande que todas as outras do arquipélago caberiam nela e ainda sobraria muito espaço. E para conhecê-la como merece, com calma e carinho, é imprescindível alugar um carro. Optamos por um de passeio normal e foi super tranquilo.

Apesar do tamanho, é a menos habitada entre as ilhas principais. O maior motivo para isto é possuir cinco vulcões. Entre eles, destaca-se o Kilauea, vulcão mais ativo do mundo, em erupção desde 1983. É comum atravessar imensas e belas áreas pela ilha cobertas pela lava em algum momento nas últimas décadas.

As praias da ilha são paradisíacas. Como em todo o arquipélago, a melhor localização para curtir um dolce far niente é a costa oeste. Com menos vento, chuva e águas mais calmas, ainda nos presenteia com um pôr do sol maravilhoso.

A água é cristalina, indo do azul turquesa ao índigo. E o melhor: a temperatura gira sempre em torno dos 25oC. Há as praias tradicionais, como a belíssima Mahaiula Beach, ao norte de Kona. Apesar do acesso ser totalmente coberto por pedras vulcânicas, na praia predominam as areias finas e brancas.

Também há exóticas, com areias pretas ou esverdeadas. Um bom exemplo é a Black Sand Beach, ou Punalu’u, ao sul do Parque Nacional dos Vulcões. Pela constante atividade vulcânica na região, as areias da praia são realmente escuras. Há um lindo contraste entre a areia, os coqueiros da orla e o azul do mar. Apesar de sua beleza e boa estrutura turística, a praia não é adequada para banho.

Mauna Kea, um vulcão considerado em repouso, é o ponto mais alto, a 4.200m. Se considerássemos seus mais de 6.000m submersos, seria a montanha mais alta do mundo. Sede de um dos maiores observatórios astronômicos do mundo, perde apenas para o Alma, inaugurado em 2013 no deserto do Atacama. A iniciativa é um investimento conjunto de 11 países, entre eles o Brasil. As instalações de pesquisa astronômica contam com 13 telescópios.

É possível visitar o local por conta própria ou em tours contratados com facilidade nos hotéis. Fomos até o observatório, mas não chegamos ao topo. Para isto, seria necessário um veículo 4×4, mas não achamos que valeria a pena pelo que vimos a respeito. No centro de atendimento a visitantes, há palestras noturnas gratuitas com informações básicas sobre o observatório e as estrelas, com um astrônomo localizando-as com uma caneta laser. Lembre-se de ir bem agasalhado, pois provavelmente encontrará temperaturas negativas à noite.

O céu noturno visto a olho nu no Mauna Kea é de tirar o fôlego. Um dos lugares mais secos, sem poluição e iluminação artificial do mundo propicia uma vista incrível. Tiramos belas fotos de longa exposição para capturar a Via Láctea. Tivemos também uma experiência única por lá: observar o nascer da lua cheia. Nem sabíamos que isto existia, mas ver a lua cheia surgir no céu foi como assistir a um belo amanhecer – sensacional! Pena que seu brilho era tão intenso que ofuscava as demais estrelas.

Onde Ficar

Com localização privilegiada, Kona é a cidade onde há os melhores hotéis, restaurantes e praias. De lá partem também os passeios para mergulho autônomo e snorkelling. Fizemos dois mergulhos no Havaí e foram fabulosos! O noturno com as mantas estão entre as melhores experiências que um mergulhador pode ter, segundo sites especializados no assunto.

Ficamos hospedados no Royal Kona Resort, uma opção com ótimo custo-benefício e recomendamos muito. À beira-mar, com vista maravilhosa, quartos espaçosos e uma piscina natural exclusiva. A vista do pôr do sol no hotel é simplesmente indescritível. O café da manhã não está incluso na diária e não vale a pena pagar por ele em separado. Há boas opções, melhores e mais baratas, em um centro comercial completo a poucos metros de distância.

A praia em frente ao hotel não tem uma boa faixa de areia, mas a água é transparente e há peixes de todos os tipos. Em um dos dias, ao sairmos para o café, vimos um cardume de peixes amarelos tão bonito que pareciam mergulhadores com nadadeiras amarelas, à distância.

A região ao norte tem vegetação mais intensa e a maior cidade, Hilo. É onde está localizado o outro aeroporto internacional. Saímos de lá para uma das melhores experiências na Big Island: um passeio de helicóptero.

O que fazer

Às vezes nos permitimos uma extravagância durante as viagens. Este foi o caso, e recomendamos! Após pesquisar bastante, optamos pela empresa Blue Hawaiian e o tour Circle of Fire plus waterfalls. Este passeio sobrevoa as regiões sul e sudeste da ilha, onde ficam o Parque Nacional dos Vulcões e muitas cachoeiras. Ficamos muito satisfeitos com o atendimento e a aeronave, bem nova. Uma boa dica é ir com roupas escuras e sem estampas, para não refletir nos vidros do helicóptero e comprometer suas fotos.

Durante o vôo, o piloto passou várias informações sobre a ilha, seus vulcões e cachoeiras. Tivemos a oportunidade de avistar a lava quente encontrando o oceano, liberando uma grande nuvem de vapor. Vimos também inúmeras cachoeiras e plantações de macadâmia, um dos tesouros havaianos. Na cratera do Kilauea, fomos surpreendidos por uma formação de lava semelhante a um enorme smile. No Havaí é assim – até o temido Kilauea encontra uma forma de dizer Aloha a seus visitantes.

Veja aqui outros artigos sobre o Hawaii

Visitando Pearl Harbor

Mergulhos no Havaí – Sensacionais

Importantíssimo lembrar que para viajar aos EUA, qualquer necessidade de atendimento médico é muito caro. Então Faça sua cotação de Seguro Viagem  com a  Seguros Promo

PLANEJANDO SUA VIAGEM 

Planeje sua viagem através do Suas Próximas Viagens. Nossos Parceiros são os mais conceituados do mercado, oferecem serviços de qualidade e são referência em suas áreas.

Nós frequentemente usamos estes serviços em nossas viagens e recomendamos. Em muitos artigos, deixamos de mencionar diversas empresas, pois não tivemos boas experiências com elas. Nosso objetivo é ajudar você a planejar suas próximas viagens para que sejam sensacionais!

 
  • HOSPEDAGEM →  Você encontrará as melhores opções através do booking.com 
  • PASSAGEM AÉREA →  Pesquise e Compre Passagens aéreas com a Passagens Promo 
  • ALUGUEL DE CARRO →  Alugue um carro com facilidade e segurança na rentcars.com 
  • SEGURO VIAGEM → Viaje mais tranquilo e com segurança com a Seguros Promo  

8 Comments

  1. Essas fotos superaram todas as minha ideias do Hawai. Fantástico!!!

    • Muito obrigado Aline, a paisagem do local ajudou muito !!! É fácil tirar fotos bonitas quando o lugar todo é sensacional !!! Estamos sonhando em voltar….

  2. Que lugar lindo!! Amei a praia de areia escura – Black Sand Beach! E vocês sempre arrasando nas fotos de natureza, são especialistas! Parabéns!!

  3. Maravilhoso lugar!!! Achei belíssima essa praia de areia escura – Black Sand Beach! Incrível!! O blog mais uma vez, arrasando nas fotos de natureza! Especialistas!!! Parabéns!

  4. Já imaginava que o Havaí era bonito, mas as fotos e a descrição superaram minha imaginação. E essas fotos do helicóptero, surreais!

  5. Não vejo a hora de visitar esses lindos lugares. Em dezembro estaremos lá.

  6. Adriano muito legal o seu post … vou colocar nos meus próximos roteiros de viagem ?

  7. Poxa, com uma descrição tão detalhada e fotos tão lindas, não preciso mais ir até lá….vou cancelar a viagem!!! Brincadeira, quero checar se tudo o que mostraram e descreveram é realidade ou criatividade literária. Parabéns!!

Deixe um Comentário ou Sugestão