Imagem do armazém da Vinícola Matetic no Chile

Vinícola Matetic – Vale de Casablanca

Apesar do Chile ser reconhecido mundialmente pela qualidade de seus vinhos tintos, nas últimas décadas tem se destacado também na produção de excelentes brancos. O Vale de Casablanca, a apenas 78km de Santiago, é uma das melhores regiões vinícolas para a produção deste tipo de vinhos. É onde fica a Vinícola Matetic.


Vale de Casablanca

Descansando entre as montanhas, com sua natureza exuberante e arborizada, o vale tem uma localização privilegiada. A influência do oceano pacífico traz um clima seco, mas agradável. o solo granítico é exclusivo da região, encontrado apenas ao redor da Cordilheira da Costa.  Rico em minerais, seu terreno é mais arenoso, propício para melhor penetração das raízes das parreiras no solo e excelente drenagem da água.

Imagem da parreiras da Vinicola Matetic no Vale de Casablanca

O Vale de Casablanca tem como vizinhas o vale El Rosário e a cidade costeira de Val Paraíso. Já foi eleita uma das capitais do vinho pela renomada associação Great Wine Capitals. A rota do vinho da região é composta por inúmeras vinícolas, como Veramonte, Emiliana, Viñamar de Casablanca, Indómita e Matetic Vineyards.

Em estruturas grandiosas ou propriedades menores com tradição familiar, as vinícolas chilenas encantam com infindáveis hectares de parreiras, bela arquitetura e modernos processos produtivos.


Visita à Viña Matetic

Imagem da entrada da Viña Matetic no Vale de Casablanca
Entrada da Viña

Roteiro obrigatório para enólogos e amantes do vinho, em nossa passagem por Casablanca tivemos a oportunidade de conhecer a renomada vinícola Matetic. No terroir bucólico, a experiência é completa, despertando sensações de prazer em todos os sentidos. A vista privilegiada, o aroma dos vinhos e das uvas, o canto dos pássaros, a textura das frutas e das folhas, e principalmente o sabor dos ótimos vinhos.

Sua história começa com uma família croata que chegou ao Chile em 1892. Mas a Matetic nasceu apenas em 1999, após um estudo apurado sobre o solo e o clima da região.

A família Matetic foi pioneira na cultura da uva syrah. Hoje, seu foco principal é a produção de vinhos brancos, apesar da forte cultura de tintos no país. Sua matéria-prima são as cepas chardonnay e sauvignon blanc, cultivadas em Casablanca.


Quando ir

São cerca de 165 hectares distribuídos em quatro vinhas. A vinícola Matetic em Casablanca é visitada o ano todo, mas no inverno, com a redução das chuvas, as parreiras entram em um processo de dormência.

A melhor época são os meses de março e abril, época da vindima, quando os pés estão lotados de cachos de uva de boa qualidade. Além de formar um cenário digno de contemplação, é uma delícia colher as frutas no pé e degustar os diferentes tipos.


Como chegar

A menos de 1h da capital chilena, há agências que oferecem passeios tipo bate e volta a Casablanca. Entretanto, a melhor dica para aproveitar seu passeio é alugar um carro em Santiago. Sempre que possível, somos adeptos à autonomia e flexibilidade que fazer estes passeios por conta própria proporcionam.

Link Rentcars Suas Próximas Viagens

Se considerar alugar um carro, consulte a rentcars.com Sempre a usamos pois pesquisa nas principais locadoras e apresenta as melhores opções. Permite pagar em Reais, parcelado e sem a incidência do IOF nas locações internacionais.


Nossa sugestão é que você faça o tour pela vinícola de manhã e deguste os vinhos. Aproveite para almoçar com calma no sensacional restaurante Equilíbrio, sobre o qual damos mais detalhes abaixo. Depois disto, será tranquilo dirigir de volta a Santiago, aproveitar o período da tarde para visitar uma segunda vinícola na região ou seguir até o Oceano Pacífico e conhecer Viña de Mar e Valparaiso.


Explorando a Vinícola Matetic

Para começar, você ficará encantado com a beleza da região. A vista a partir do mirante próximo à recepção de visitantes é de tirar o fôlego. A adega teve seu projeto criado em 2004 pelas mãos do arquiteto Laurence Odfjell. Tudo foi levado em conta, desde o perfeito processo de vinificação à harmonização ambiental da agricultura orgânica e biodinâmica a ser implementada. Processo muito interessante e bem detalhado aos visitantes durante os tours.

Com capacidade para produzir 600 mil litros de vinho, possui 3 salas modernas e luxuosas para armazenar sua produção em 1.800 barris franceses. É tudo feito por especialistas de forma delicada, desde a colheita das uvas até o processo de fermentação da bebida, cuja produção leva entre 12 e 22 meses.

Tours e degustações

A Matetic conta com tours específicos para cada tipo de cliente. Há quatro passeios diferentes ao longo do dia, com guias fluentes em espanhol e inglês. Há várias opções quanto ao tipo e duração do passeio, assim como dos vinhos degustados. Podem ser realizados de forma privada, para quem deseja mais atenção e privacidade, ou em pequenos grupos.

Nos tours, a cultura do vinho é ensinada em sua profundidade histórica, começando com a visita às parreiras, depois às instalações da vinícola e terminando com uma maravilhosa degustação de vinhos na adega. A proposta principal é conhecer em profundidade o projeto, e você terá uma verdadeira aula a respeito do processo produtivo de vinhos orgânicos e biodinâmicos.

Para finalizar os tours regulares com muito sabor e cremosidade, existe a oportunidade de degustar chocolates artesanais com três opções de vinho: Corralillo Syrah, Gewurztraminer e Pinot Noir. 

A Matetic abre ao público diariamente, com exceção a feriados chilenos, das 10h às 17h. Fundo el Rosario, s/n, San Antonio, Cartagena.


Onde se hospedar

Caso tenha disponibilidade de tempo para explorar o Vale de Casablanca com mais calma, bem ao estilo slow travel, recomendamos o exclusivo Hotel Boutique La Casona que pertence à Viña Matetic. A 9 km dos vinhedos, a antiga casa da fazenda em estilo colonial foi totalmente reformada para oferecer apenas 10 suítes super confortáveis. Você também poderá aproveitar seu tempo disponível com a sauna a vapor, piscina, academia e mesa de sinuca. 

O hotel tem um visual campestre tranquilo e uma equipe muito profissional e atenciosa. Jardins belíssimos, um lago e restaurantes sensacionais complementam a incrível estrutura.

Reservando seu hotel através do nosso blog no  Booking.com, você estará colaborando para manter o site atualizado e não pagará nada a mais por isso. O serviço de reserva é gratuito, não há taxas de reservas e a maioria pode ser cancelada gratuitamente.

Aventura ao ar livre

Além de se deleitar nas degustações de vinhos, também existem atividades para curtir a natureza da região, como trekking, passeio de bicicleta ou a cavalo. Com variados graus de dificuldade, você poderá optar por passeios como o Trilha dos sentidos, o Alto Bahamondes e o Palma do Chile. O passeio de bicicleta traz a oportunidade de meditar em meio aos aromas e beleza da vinícola.


Restaurante Equilíbrio

Junto ao Hotel La Casona, temos o conceituado e aconchegante restaurante Equilíbrio. Sua excelente culinária chilena oferece pratos vindos direto dos pomares e campos próximos, no melhor estilo gourmet.

Tudo ao estilo slow food, acompanhados dos vinhos Matetic e com deslumbrante vista para o lago de carpas. Foi um de nossos melhores almoços durante a Expedição Cone Sul, em 60 dias de viagem. Simplesmente memorável!

Gostou das dicas? Deixe seu e-mail e seja o primeiro a saber das atualizações e novos destinos do Suas Próximas Viagens. INSCREVA-SE AQUI

O Empório é um mais dos charmosos e procurados locais do complexo Matetic. Próximo ao restaurante Equilíbrio, é uma loja com vasta oferta de produtos regionais gourmets e orgânicos, vinhos Matetic e artesanato local. Às segundas-feiras, quando o restaurante principal permanece fechado, serve as refeições a hóspedes e visitantes, mantendo a mesma qualidade e atendimento. Como passamos em uma 2a feira, o restaurante em si, estava fechado, então nos serviram o almoço harmonizado no Empório. Show !!!



Com certeza, este passeio à Vinícola Matetic, no Vale de Casablanca, resultará em memórias sensacionais, aumentando sua paixão por vinhos e pelo Chile.


 PLANEJANDO SUA VIAGEM 


Planeje sua viagem através do Suas Próximas Viagens. Nossos Parceiros são os mais conceituados do mercado, oferecem serviços de qualidade e são referência em suas áreas.

Nós frequentemente usamos estes serviços em nossas viagens e recomendamos. Em muitos artigos, deixamos de mencionar diversas empresas, pois não tivemos boas experiências com elas. Nosso objetivo é ajudar você a planejar suas próximas viagens para que sejam sensacionais!

 
  • HOSPEDAGEM →  Você encontrará as melhores opções através do booking.com 
  • PASSAGEM AÉREA →  Pesquise e Compre Passagens aéreas com a Kayak 
  • ALUGUEL DE CARRO →  Alugue um carro com facilidade e segurança na rentcars.com 
  • SEGURO VIAGEM → Viaje mais tranquilo e com segurança contratando Seguro Viagem  

Deixe um Comentário ou Sugestão