Foto do Certificado Internacional de Vacina e Profilaxia

Vacina para Viagens – Onde Consultar

Vacina para Viagens

Hoje em dia, muitos países estão recomendando ou mesmo exigindo que seus visitantes tenham tomado algum tipo de vacina para viagens como condição para entrar no país. Isto ocorre principalmente em países tropicais.

Para ajudá-lo a planejar sua viagem e evitar surpresas indesejadas no balcão de check-in, identificamos exatamente onde verificar esta informação. Parece óbvio, mas já passamos por isto e alguns conhecidos também!

O site da Anvisa é meio confuso, então reforçamos nas imagens onde selecionar o país destino. Apesar de ser uma boa fonte de informação, ele não é 100% preciso e a regulamentação muda com frequência. Portanto, se notar que a atualização é antiga, consulte o site do consulado do país destino ou o da Organização Mundial da Saúde. Assim viajará mais seguro que não será barrado na imigração do país por não estar vacinado.

Anvisa

Vacinas - Onde Pesquisar
Site da Anvisa
Vacina para viagens
Site da ANVISA

As vacinas podem ser tomadas em qualquer posto de saúde. Entretanto, é necessário solicitar seu Certificado Internacional de Vacinação (*) ou Profilaxia (CIVP). Alguns postos o emitem, mas normalmente é obitido em um Centro de Orientação para a Saúde do Viajante. É necessário comparecer pessoalmente, munido do cartão nacional de vacinação e um documento original com foto. A relação destes centros também pode ser consultada no site da Anvisa.

Apesar de disponível em vários portos e aeroportos, funcionam normalmente apenas em horário comercial. Desde julho de 2017, o CIVP está sendo emitido apenas para pessoas com viagens marcadas para países que exigem esta documentação. Depois de obter seu CIVP, anexe em seu passaporte para evitar preocupações quanto a transitar entre países.

Somente a vacina contra febre amarela pode ser exigida, enquanto as demais são tratadas apenas como recomendação aos viajantes. É importante ressaltar que a vacina contra febre amarela deverá ser tomada com antecedência mínima de 10 dias da viagem. A validade desta vacina, anteriormente de 10 anos, passou a ser vitalícia mesmo para quem a tomou antes da determinação. Por estes motivos, e pelo recente surto de febre amarela ocorrido no Brasil, recomendamos que tome esta vacina.

A quantidade de países que agora estão requerendo vacinas de passageiros que passaram pelo Brasil cresceu significativamente no último ano. Destinos em alta para o turismo podem barrar sua entrada no país e estragar sua viagem há muito planejada.

As companhias aéreas verificam esta exigência no momento do check-in, desde que você vá direto ao seu destino. Contudo, se fizer uma parada antes para conhecer um outro local, poderá ser impactado. Como exemplo, se for às Maldivas e passar alguns dias antes em Dubai, não terá problemas com seu primeiro voo. Entretanto, só conseguirá embarcar para as Maldivas se apresentar seu comprovante internacional de vacinação. É possível que seja solicitado também no momento da imigração em seu destino final.

(*) Em virtude do  surto de Febre amarela verificado nos Estados do Sudoeste do Brasil e a escassez da vacina para atender a toda a população, o Governo determinou a aplicação da Vacina fracionada. Estudos recentes atestam que é suficiente para conter o avanço da doença, contudo, por determinação da OMS, esta quantidade aplicada não é o suficiente para se obter o CIV para viagens.

Neste caso, é importante que vá com a antecedência de mais de 15 dias ao aeroporto, munido de sua Passagem Emitida e requeira a vacina completa para poder solicitar o CIV.

Malária

Como não temos experiência com viagens onde existe o risco de contrair Malária, estamos sugerindo que leia um artigo em um blog parceiro que já vivenciou a insegurança quanto ao tema em suas viagens e descreveu suas recomendações aqui:  “Devo tomar a pílula anti-malária?”


PLANEJANDO SUA VIAGEM 

Planeje sua viagem através do Suas Próximas Viagens. Nossos Parceiros são os mais conceituados do mercado, oferecem serviços de qualidade e são referência em suas áreas.

Nós frequentemente usamos estes serviços em nossas viagens e recomendamos. Em muitos artigos, deixamos de mencionar diversas empresas, pois não tivemos boas experiências com elas. Nosso objetivo é ajudar você a planejar suas próximas viagens para que sejam sensacionais!

 
  • HOSPEDAGEM →  Você encontrará as melhores opções através do booking.com 
  • PASSAGEM AÉREA →  Pesquise e Compre Passagens aéreas com a viajanet 
  • ALUGUEL DE CARRO →  Alugue um carro com facilidade e segurança na rentcars.com 
  • SEGURO VIAGEM → Viaje mais tranquilo e com segurança com a Seguros Promo  

7 Comments

  1. Pingback: Consulta de Saúde do Viajante - Vacinas e Cuidados

  2. Excelente post! É muito importante a preparação de toda viagem e ser barrado por falta de uma vacina deve ser terrível. Gostei muito da dica sobre a consulta ao site do consulado do país que será visitado para obter informações atualizadas.

  3. Adorei o post. A necessidade de vacinação causa dúvida, e voces conseguiram tornar bem fácil e prático de entender!

  4. Acho esses posts serviço de utilidade pública, ou seja, importantíssimo!!!! Obrigada!

    • A intenção é justamente ajudar nossos leitores com todas as informações necessárias para que Suas Próximas Viagens sejam perfeitas 😉

  5. Informações que eu precisava, encontrei aqui ! Temos a vacina de febre amarela, mas preciso correr atrás da certificação internacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*