Basílica de São Pedro em O Que Fazer em Roma

Os Melhores Passeios em Roma

Há muito o que fazer em Roma. A Cidade Eterna, como também é conhecida, transpira História e Arte, encantando visitantes de todas as idades. Ruínas com quase 2.000 anos convivem em harmonia com construções fantásticas. Esculturas perfeitas de mestres da arte estão expostas em suas belíssimas praças.

Esteja preparado psicologicamente para andar muito e dividir espaços com milhares de outros visitantes. A melhor forma de descobrir a cidade é caminhando calmamente por suas ruelas, com um bom roteiro em mãos. Caso ainda não tenha lido, recomendamos começar por nosso artigo com as melhores dicas de Roma.

Algumas atrações são imperdíveis e você precisará se organizar para não perder nada. Arme-se de coragem e disposição, acorde cedo e apaixone-se por Roma.

O que fazer em Roma

Sítios históricos

Esta é uma região pequena, mas que não pode faltar em uma lista sobre o que fazer em Roma. O lugar é rico em atrações, então programe-se para passar ao menos 4h nesta viagem ao passado. Os Ingressos são unificados para o Coliseu, Monte Palatino e Fórum Romano. Comprar antecipadamente é essencial para ganhar tempo e evitar filas, mas o site oficial é bem ruim.

 

Coliseu (Anfiteatro Flavium)

Uma das 7 maravilhas do Mundo Moderno, é a maior atração turística de Roma. Este imenso anfiteatro foi construído há quase 2.000 anos e é o principal símbolo do Império Romano. Comportava mais de 50.000 pessoas e foi palco de espetáculos, combates entre gladiadores e eventos públicos por mais de 500 anos.

Algumas pessoas impressionam-se pela história e não gostam da energia do local. Você pode conhecer apenas a área aberta ou fazer uma visita guiada incluindo o subsolo, onde ficavam as máquinas e celas. Na entrada, cuidado com os personagens vestidos a caráter nas proximidades, como imperadores e gladiadores. O cachê para tê-los nas fotos pode ser bem salgado.

 

 

Arco de Constantino

Esta maravilhosa construção foi a inspiração para seu semelhante mais famoso, o Arco do Triunfo de Paris. Construído há quáase 2000 anos, é uma obra-prima de arquitetura e escultura, pois as imagens gravadas trazem a narração da vitória de Constantino sobre Massenzio na Ponte Mílvia, em 312dC. Em frente ao Coliseu, possui 21m de altura e 25 de largura.

 

 

Monte Palatino

Uma das sete colinas de Roma, foi residência de alguns Imperadores e da alta sociedade romana. Neste sítio é possível ver ruínas de palácios e outros grandes edifícios. Os jardins da área são maravilhosos e formam um interessante contraste com os vestígios das antigas construções.

Fórum Romano

Construído no séc. VII aC, foi o centro político, econômico, religioso e cultural da Roma Antiga. Você verá ruínas de prédios públicos, os Templos de Saturno e Vênus, os Arcos de Tito e de Sétimo Severo e muitas outras construções. Sugerimos explorar por conta própria, com o auxílio de um audioguia em português. Caso contrário, a visita poderá ser confusa, pois nem todos os monumentos possuem identificação.

 

 

 

Outros Pontos Turísticos em Roma

Fontana di Trevi

Um dos pontos mais visitados na cidade, precisa constar de qualquer lista de o que fazer em Roma. Apesar de maravilhosa, a obra-prima pode decepcionar um pouco aos menos informados em uma primeira visita. O monumento é incrível e foi restaurado recentemente, mas está instalado em uma pequena praça, normalmente abarrotada de turistas se acotovelando para tirar uma boa foto.

Maior e mais bonita entre as fontes da cidade, La Fontana foi cenário de muitos filmes românticos. Construída no final do séc. XVIII, é na verdade a fachada de um edifício. Suas esculturas impressionam, com destaque para as imagens de Netuno e uma charrete de cavalos alados ao centro. A iluminação também garante que a fonte fique linda à noite. Vale visitar duas vezes, se possível.

Reza a lenda que jogar uma moeda na fonte, de costas, com a mão direita sobre o ombro esquerdo, garante ao visitante voltar a Roma. Acreditando ou não, consegue imaginar quantas pessoas você verá fazendo isto?

 

 

Castelo SantAngelo

Também conhecido como Mausoléu de Adriano, tem acesso pela bela ponte Vittorio Emanuele II, adornada por esculturas e luminárias antigas. Às margens do Rio Tibre, é outra impressionante construção com quase 2.000 anos.

Gostou das dicas? Deixe seu e-mail e seja o primeiro a saber das atualizações e novos destinos do Suas Próximas Viagens. INSCREVA-SE AQUI

É possível visitá-lo internamente, mas apesar da bela vista da cidade a partir do terraço do último andar, não vale a pena. Como curiosidade, a passagem subterrânea ligada ao Vaticano descrita no livro Anjos e Demônios realmente existe. Construída há mais de 700 anos, já serviu a vários Papas.

 

Castelo SantAngelo em o que fazer em Roma
Castelo SantAngelo

 

Pantheon

Construído há quase 2.000 anos, era o Templo de Todos os Deuses romanos, antes de doado à Igreja Católica, no séc. VII. As linhas retas da fachada e colunas em granito ocultam um edifício redondo. Sua arquitetura surpreendente para uma construção tão antiga, pois o edifício circular tem 43,3m de altura e exatamente a mesma circunferência.

O exterior escuro esconde a riqueza do interior, amplamente decorado em vários tipos de mármore. No centro da cúpula, há um círculo aberto de quase 9m por onde a luz entra, iluminando várias obras de arte expostas nas paredes. Isto causa um efeito incrível nos dias de sol. O Pantheon fica localizado na bela Piazza della Rotonda, cujos cafés serviram de cenário para diversos filmes.

 

Piazzas – Praças de Roma

Um dos encantos da cidade é que algumas das principais atrações estão expostas a céu aberto. As praças, fontes e esculturas de grandes mestres surpreendem os visitantes de repente, enquanto caminham pelas ruas de paralelepípedo. Pontos obrigatórios em qualquer lista sobre o que fazer em Roma!

Piazza di Spagna

Apesar de estar sempre lotada e não gostarmos de multidões, é uma das nossas preferidas. A escadaria de acesso à Igreja Trinità dei Monti fica tão cheia que talvez tenha dificuldade em passar por ela. Muitas comemorações italianas e até desfiles de moda são realizados no local. No centro da praça, chama a atenção a Fontana de la Barcaccia, mais uma obra de Bernini, em formato de barco. Em frente, a luxuosa Via Condotti reúne lojas das melhores griffes e bons restaurantes.

Piazza Navona

Repleta de casas coloridas e restaurantes charmosos, muitas vezes tem sua beleza escondida pela centena de turistas, ambulantes e artistas de rua. Um dos endereços mais caros da cidade, abriga o prédio da Embaixada do Brasil. Na praça, estão localizadas as belas Fontana dei Quattro Fiumi, de Bernini, e outras duas fontes.

 

 

Piazza Venezia – Vittoriano ou Altare della Patria

Em meio à praça Venezia está um dos edifícios mais imponentes de Roma, também conhecido como Bolo de Noiva. Localizado em um ponto alto da cidade, o Vittoriano atrai a atenção à distância, com 135m de largura por 70m de altura. Foi inaugurado no início do séx. XX em homenagem a Vittorio Emanuele II, primeiro rei da Itália após a unificação. Abriga o Museu do Ressurgimento, dedicado a este momento da História do país.

Piazza Campo de Fiori

Praça repleta de restaurantes charmosos com mesas do lado externo. Uma feira livre para venda de flores e produtos locais é atração constante, dando um show de cores e aromas. É comum deparar-se também com ambulantes e artistas de rua.

Piazza del Popolo

A Praça do Povo é palco de manifestações e comemorações entre os romanos. Em seu centro, destaca-se um enorme obelisco egípcio com mais de 2.000 anos. Duas igrejas semelhantes, Santa Maria dei Miracoli e Santa Maria in Montesanto, ficam em uma de suas extremidades.

 

Vaticano

Para visitar a sede da Igreja Católica, precisará sair oficialmente da Itália, uma vez que o Vaticano é o menor estado independente do mundo. Tem menos de 0,5 km2 e 1.000 habitantes. Localizado no centro de Roma, próximo ao Castelo Sant’Angelo, você deve reservar um dia todo para conhecer alguns dos seus melhores tesouros.

Museus do Vaticano

Ainda que não seja um amante de museus ou tenha a impressão de que não gostará do acervo, separe algumas horas para visitá-los. Os Museus do Vaticano estão entre os mais ricos do mundo, com uma extensa coleção de arte greco-romana, além de obras de gênios como Michelangelo, Rafael, Leonardo da Vinci e Caravaggio. São tantos os estímulos que às vezes simplesmente não sabemos para onde olhar, se para os afrescos do teto, os mosaicos dos pisos ou para as obras de arte expostas em suas paredes.

Algo imperdível em que fazer em Roma, em nossa opinião, é a visita à Capela Sistina. Permita-se encantar pelos afrescos de Michelangelo, compostos por painéis inspirados em passagens do Gênesis. A obra foi inteiramente pintada pelo artista, ao longo de mais de 4 anos de trabalho. O ponto central é a Criação de Adão, uma das obras de arte mais conhecidas e admiradas de todos os tempos. O acesso à capela é controlado a um máximo de visitantes por vez e não permitem fotos em seu interior.

Antes de sair dos Museus, lembre-se de passar pela famosa rampa circular e cumprir o ritual de fotografá-la também. Os Museus do Vaticano são muito concorridos e visitados por grupos grandes. Para evitar filas, programe-se com antecedência e garanta seus ingressos. Abertos de 2a a sábado, das 9h às 18h. Ingressos para adultos a partir de 27 euros para as duas atrações.

 

 

Basílica de São Pedro

Centro do Vaticano, a Basílica de São Pedro é outro ponto turístico muito visitado. As filas costumam durar horas e dão voltas pela Praça de mesmo nome. Para entrar, é necessário passar por um sistema de segurança com raio X semelhante aos dos aeroportos.

A Basílica está localizada no centro da Piazza San Pietro, ou Praça São Pedro, uma das maiores e mais bonitas da Europa. Chega a acomodar mais de 300.000 pessoas em ocasiões especiais. Em seu entorno poderá apreciar 140 colunas com esculturas de santos, criados por discípulos de Bernini. No centro da praça, destacam-se um obelisco de 25m de altura e uma fonte criada pelo próprio Bernini.

Caso pretenda visitar o santuário, fique atento às regras de vestimenta. Não são permitidos decotes, transparências excessivas e as roupas devem ter mangas, cobrir ombros e joelhos. O mesmo aplica-se a outras Igrejas da cidade.

Ao entrar, pare para admirar sem moderação a bela escultura de Pietá, de Michelangelo. A maravilhosa cúpula da Basílica também leva a assinatura do mestre. Vários Papas foram sepultados abaixo da Basílica e seus túmulos são muito visitados. O ponto alto, literalmente, é a vista a partir da cúpula, um belo prêmio aos que encaram a longa escada ao terraço superior.

 

Onde Se Hospedar em Roma

Encontrar um bom hotel, bem localizado e não muito caro é um desafio em Roma. Há muitas opções, contudo há muitas pegadinhas e requer um cuidado maior. Como já caímos nesta enrascada, selecionamos 3 boas opções que mencionamos no post abaixo de Dicas de Roma.

 

Veja também este artigo sobre as Melhores Dicas de Roma – Explorando a Cidade Eterna

Roma – Explorando a Cidade Eterna

 

 

Outras Informações

Aproveite para ler nossos outros artigos da Itália, assim você pode programar como esticar Suas Próximas Viagens.

 

Importantíssimo lembrar que para viajar à U.E. o seguro de viagem – Tratado de Schengen é OBRIGATÓRIO. Então não se esqueça de contratar o Seguro de Viagem   com a Seguros Promo

Você sabia que um seguro de viagem internacional pode ser tão barato quanto R$9,00?  Você sabe a diferença entre um Seguro de Viagem ou Assistência de Viagem? Nós explicamos neste artigo para lhe ajudar a se proteger.

Use nosso código e obtenha 5% de desconto na contratação do Seguro de Viagem.

Cupom Seguros Promo Suas Próximas Viagens

 

 

Usando o celular na Europa

Como se manter conectado durante sua viagem? Veja neste artigo o que recomendamos e se aplica MUITO bem na Itália

A Easysim4u pode lhe entregar em casa um chip para ser usado em sua viagem a Europa toda. Economia e simplicidade, com o suporte em português. Usando o código RBBVGRATIS, você não pagará o frete.

Gostou das dicas? Deixe seu e-mail e seja o primeiro a saber das atualizações e novos destinos do Suas Próximas Viagens. INSCREVA-SE AQUI

 

 

 



Booking.com


PLANEJANDO SUA VIAGEM 

Planeje sua viagem através do Suas Próximas Viagens. Nossos Parceiros são os mais conceituados do mercado, oferecem serviços de qualidade e são referência em suas áreas.

Nós frequentemente usamos estes serviços em nossas viagens e recomendamos. Em muitos artigos, deixamos de mencionar diversas empresas, pois não tivemos boas experiências com elas. Nosso objetivo é ajudar você a planejar suas próximas viagens para que sejam sensacionais!

 
  • HOSPEDAGEM →  Você encontrará as melhores opções através do booking.com 
  • PASSAGEM AÉREA →  Pesquise e Compre Passagens aéreas com a viajanet 
  • ALUGUEL DE CARRO →  Alugue um carro com facilidade e segurança na rentcars.com 
  • SEGURO VIAGEM → Viaje mais tranquilo e com segurança com a Seguros Promo  

6 Comments

  1. Hoje quanto eu gastaria para ir para Itália em Roma ,com as passagens eu já tenho ligar de se hospedar

    • Adriano Bolzani

      Noeren,

      Muito obrigado pela consulta. Fiquei na dúvida se gostaria de saber quanto custa a passagem ou quanto gastaria lá.

      Sobre as passagens, peço para consultar no Viajanet ou Passagens Promo, que você encontrará o link na página. Assim poderá escolher a origem e as datas, pois tais informações irão influenciar nos preços.

      Quanto ao gasto diário em Roma, vai depender do seu estilo de viagem e passeios. Os mais famosos são relativamente caros. Você pode ver os preços no link do Getyourguide, que lhe mostrará o valor dos ingressos das atrações. Entretanto, Roma é linda e é um museu a céu aberto. Você poderá visitar muitos lugares espetaculares sem gastar um Euro. Com relação comida, também uma grande variação. Eu recomendaria considerar uns 30 Euros por dia de alimentação. Caso adote um padrão bem conservador, poderá gastar um pouco menos, mas se optar por uma massa com vinho, irá custar um pouco mais.

      Espero que tenha conseguido responder sua dúvida. Abraço

  2. Boa tarde, não consegui ver os posts de Hospedagem mencionado la em cima

  3. Adorei as dicas!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*