Coliseu em Melhores Dicas de Roma

Roma – Explorando a Cidade Eterna

Há muito o que fazer e é importante conhecer as melhores dicas de Roma antes de montar seu próprio roteiro. Cheia de dualidades, a cidade transita com maestria entre ser cosmopolita e tradicional, frenética e romântica. Com trânsito caótico,  é barulhenta, desorganizada e cheia de turistas, com pessoas falando alto e gesticulando pelas ruas. Ainda assim, belíssima! Por tudo isto, provavelmente você cairá de amores por ela, como a maioria dos visitantes.

Mais de 7 milhões de pessoas vão anualmente à capital italiana, atraídos por uma rica combinação de história, cultura, arte, arquitetura e religião. Normalmente encontram o que buscam e muito mais.

Os passeios em Roma darão a sensação de visitar um imenso museu a céu aberto. Ao contrário de outras metrópoles, são poucos os prédios e monumentos fechados a conhecer. A maioria das atrações é encontrada quase ao acaso, enquanto caminhamos entre ruelas e avistamos belíssimas Igrejas, piazzas (praças) e suas esculturas, muitas delas criadas por gênios como Bernini.

Assim como a maioria das capitais europeias, foi construída às margens de um rio principal, o Tibre – ou Tivere, em italiano. Alguns edifícios a sua volta são especialmente fotogênicos e encantadores, especialmente quando refletidos em suas águas. Com tanto a conhecer, recomendamos ao menos 4 dias inteiros para conhecê-la com a calma que merece.

 

Melhores Dicas de Roma – Básicas

Fique atento a estas informações se for sua primeira visita à cidade. Você caminhará muito, subirá diversas escadarias e a maioria das ruas é de paralelepípedos. Por isto, vale apostar em roupas e sapatos confortáveis, evitando saltos. Uma informação legal é que há fontes de água potável por toda a cidade, então tenha à mão uma garrafinha. Cuidado com batedores de carteira nos espaços de maior concentração de turistas, levando com você apenas cópias de documentos e o mínimo de dinheiro vivo. Evite também usar taxis, pois pode ter problemas (veja abaixo em Como se Deslocar).

 

Quando Ir

Como outras cidades turísticas da Europa, preferimos visitar na primavera e no outono. Nesta época, você terá a boa combinação de temperaturas amenas, menos turistas e preços mais atrativos.

Roma fica lotada durante os meses de verão, entre julho e setembro, e o calor é insano, superando os 30oC. Para quem gosta de frio, o inverno pode ser uma boa opção, mas cuidado com as chuvas de dezembro. Raramente neva na cidade e, quando ocorre, é bem leve. Há boas estações de ski na Itália, mas a aproximadamente 2h da capital.

 

Como Ir a Roma

Há oferta de voos diários sem escala partindo de São Paulo e Rio de Janeiro, com tempo médio de 11h até a capital italiana. A partir de outras cidades da Europa, verifique se é mais interessante ir a Roma de avião ou trem, sempre uma opção interessante a considerar na região.

 

Você sabia que um seguro de viagem internacional pode ser tão barato quanto R$9,00 por dia?  Você sabe a diferença entre um Seguro de Viagem ou Assistência de Viagem? Nós explicamos neste artigo para lhe ajudar a se proteger.

 

Importantíssimo lembrar que, para viajar aos países da União Europeia, o seguro de viagem – Tratado de Schengen é OBRIGATÓRIO. Então não se esqueça de contratar o Seguro de Viagem   com a Seguros Promo.

Utilize nosso código abaixo e obtenha 5% de desconto.

Cupom Seguros Promo Suas Próximas Viagens

 

Onde Ficar

Decidir onde ficar é um grande desafio e a hospedagem não é barata. Apesar de haver muitas opções de hotéis, vários são antigos e precisam de manutenção. Outros são novos e de excelente estrutura, mas mal localizados. O melhor para facilitar seu deslocamento será escolher hotéis centrais, próximos a estações do metrô ou boas linhas de ônibus.

Uma dica importante ao decidir sobre sua hospedagem é certificar-se sobre o tipo de hotel. Em Roma, é comum alugarem andares em prédios antigos e disponibilizarem poucas unidades a visitantes menos avisados. Isto acontece principalmente nos que incluem “Suites” ou “Rooms” no nome. Os quartos podem ser modernos, mas algumas vezes não há estrutura mínima, como elevadores ou telefones nos quartos. Entre os cuidados para escolher seu hotel na região central, verifique se há acesso para carros ou se precisará caminhar com sua mala de rodinhas pelas ruas de paralelepípedo.

Sem dúvida alguma, a escolha do hotel é sempre uma das maiores preocupações ao planejarmos a visita a um novo destino. Por já termos enfrentado o trabalho de pesquisa para todos os destinos que publicamos no Suas Próximas Viagens, decidimos fazer uma sugestão reduzida de alternativas para ajudar você a escolher sua acomodação de onde se hospedar em Roma.

Como os fatores que pesam na escolha de um hotel são diferentes de pessoa a pessoa, definimos alguns critérios com base em nossa experiência e construímos uma lista de sugestões considerando os seguintes aspectos:

  • Localização
  • Nível de Conforto x Preço  (para efeito de comparação, selecionamos 5 noites em baixa temporada, para um casal que deseja um certo conforto e privacidade – 3 Estrelas).
  • Avaliação dos Hóspedes 
  • Facilities (Wifi – Estacionamento – Café da Manhã – etc.)

Em muitos casos, a lista terá informações coletadas por nós mesmos e, em outros, utilizaremos os dados do Booking.com. É a ferramenta que usamos para planejar nossa hospedagem, confiamos nos critérios de avaliação dos hotéis e é nosso parceiro no Blog.

 

Checkin Villa Angelina

Se, como nós, você não gosta de quartos com mobiliário antigo, esta é uma excelente alternativa. Próximo à estação do metrô Bologna, esta raridade na cidade tem instalações novas e confortáveis. O atendimento é excelente e o café da manhã um bom diferencial. Oferecem transfer do aeroporto e wifi gratuito.

Gostou das dicas? Deixe seu e-mail e seja o primeiro a saber das atualizações e novos destinos do Suas Próximas Viagens. INSCREVA-SE AQUI

Pontos Fortes

  • Localização próximo ao metro (400mts)
  • Estacionamento Privativo, Gratuito e próximo.
  • Conforto das instalações e Wifi gratuito
  • Café da manhã muito bom, mas não incluso na tarifa
  • Diária média a partir de U$60,00
  • Oferecem translado do aeroporto ( custo adicional)
  • Avaliação dos hóspedes do Booking.com


Booking.com

Gostou da Recomendação? Veja Mais Informações

 

Navona Essence Hotel

Este hotel também é novo e fica em uma das melhores localizações da cidade. A poucos metros do Campo de Fiori, o Navona tem excelente custo-benefício, quartos confortáveis, bom atendimento e café da manhã diferenciado. Wifi gratuito e até elevador!

 

Pontos Fortes

  • Localização próximo ao centro (1200mts).
  • Conforto das instalações, elevador e Wifi gratuito
  • Café da manhã muito bom incluso na tarifa
  • Diária média a partir de U$110,00
  • Obs. Não tem estacionamento
  • Avaliação dos hóspedes do Booking.com

Booking.com

Gostou da Recomendação? Veja Mais Informações

 

Hotel Santa Maria

Localizado em um antigo convento, este pequeno hotel está localizado em um dos bairros mais charmosos de Roma, Trastevere. Os quartos são confortáveis, todos com vista para o jardim interno.  Oferece wi-fi gratuito e ótimo café da manhã.

Pontos Fortes

  • Localização próximo ao centro (1200mts)
  • Estacionamento Público pago próximo. 1 euro/hora
  • Conforto das instalações, frigobar, bicicletário e Wifi gratuito
  • Café da manhã muito bom incluso na tarifa
  • Diária média a partir de U$80,00
  • Oferecem translado do aeroporto e lavanderia ( custo adicional)
  • Avaliação dos hóspedes do Booking.com

Booking.com

Gostou da Recomendação? Veja Mais Informações

 

Termini

Há atualmente inúmeras opções a valores bem atrativos na região de Termini, próximo à estação de trem central. É possível encontrar diárias de hotéis 4 estrelas, de grandes redes, por bem menos que os pequenos 3 estrelas do centro da cidade. Entretanto, é uma área feia, afastada e pouco turística. Por causar insegurança, sugerimos buscar outras alternativas, se possível.

 

Como se Deslocar

O trânsito é terrível, como mencionamos. Mesmo nós, acostumados com grandes cidades, ficamos com receio de dirigir por lá. O transporte público é eficiente e o metrô, apesar de antigo e lotado, tem boa malha e atenderá bem suas necessidades.

Além disto, algumas ruas do centro próximas a pontos turísticos são liberadas apenas a pedestres. Se você fizer um bom planejamento, conseguirá conhecer muitos pontos caminhando, no seu próprio ritmo.

Tivemos uma experiência interessante e divertida que precisamos incluir em nossas melhores dicas de Roma. Alugamos uma scooter por 1 dia e aproveitamos bastante. Traçamos um roteiro parcial  fora das ruas de maior movimento e exploramos vários cantinhos. Nós adoramos este tipo de aventura e recomendamos, se também for seu estilo.

 

Passeando de scooter em Melhores Dicas de Roma
Scooter alugada

 

Uma dica importante é tomar cuidado com os taxistas, caso realmente precise utilizar esta alternativa. Tivemos problemas com notas falsas e conhecemos muitas histórias semelhantes de outros viajantes. Além disto, costumam pegar os trajetos mais longos e congestionados. Se for inevitável, combine antecipadamente o valor da corrida e confira com cuidado seu troco.

 

Onde Comer em Roma

Em relação a este delicioso tema, evite agir como sugere a expressão Uma vez em Roma, faça como os Romanos, a menos que não se importe de trazer alguns quilos extras em seu retorno.

A gastronomia italiana é muito rica e característica, além de apreciada no mundo todo. Apesar de associarmos sempre a pastas e pizzas, há muito mais que isto. Nós, brasileiros, incorporamos vários pratos típicos italianos em nosso cardápio. Massas secas ou recheadas, risottos, carpaccios, salada caprese, capeletti in brodo e bruschetta são apenas alguns dos muitos exemplos.

Entre nossas melhores dicas de Roma, não poderíamos deixar de incluir o básico sobre as refeições. Os italianos normalmente dividem o ritual em  vários pratos, ou piatti. É bem comum os restaurantes servirem antipasti (aperitivos), primo piatto (massa ou risotto), secondo piatto (carne, peixes ou frutos do mar) e um dolci (sobremesa) para finalizar. Ainda usam e abusam de gelatos (sorvetes artesanais), cappuccinos e limoncello (licor à base de limão).

Há cantinas e restaurantes por toda a parte, principalmente próximos aos pontos turísticos em Roma. A melhor sugestão para escolher bons restaurantes na região é utilizar o aplicativo The Fork. Usamos em vários países da Europa e descobrimos restaurantes incríveis. Os filtros ajudam a selecionar por região, tipo de culinária, ambiente, faixa de preço e outros. Recomendamos muito! Depois conte pra gente se gostou e quais as suas melhores experiências.

 

No artigo abaixo, sugerimos o que fazer em Roma

Os Melhores Passeios em Roma

 

 

 

Veja aqui outros artigos que fizemos da Itália, assim você pode programar como esticar Suas Próximas Viagens.

 

 

Como se manter conectado durante sua viagem? Veja neste artigo o que recomendamos e se aplica MUITO bem na Itália

 


Booking.com


PLANEJANDO SUA VIAGEM 

Planeje sua viagem através do Suas Próximas Viagens. Nossos Parceiros são os mais conceituados do mercado, oferecem serviços de qualidade e são referência em suas áreas.

Nós frequentemente usamos estes serviços em nossas viagens e recomendamos. Em muitos artigos, deixamos de mencionar diversas empresas, pois não tivemos boas experiências com elas. Nosso objetivo é ajudar você a planejar suas próximas viagens para que sejam sensacionais!

 
  • HOSPEDAGEM →  Você encontrará as melhores opções através do booking.com 
  • PASSAGEM AÉREA →  Pesquise e Compre Passagens aéreas com a viajanet 
  • ALUGUEL DE CARRO →  Alugue um carro com facilidade e segurança na rentcars.com 
  • SEGURO VIAGEM → Viaje mais tranquilo e com segurança com a Seguros Promo  

2 Comments

  1. Ótimo post, Silvia! Completo, organizado, um guia para quem vai a Roma. A propósito, adorei demais este lugar e preciso voltar, em breve. Beijos.

    • Ficamos felizes que você tenha gostado das dicas! Se já conhece a cidade e aprovou, é sinal que estamos no caminho certo. Nós também amamos Roma e estamos com vontade voltar depois de escrever este post. Ainda esta semana incluiremos um segundo artigo, detalhando os passeios e principais atrações. Um beijo e volte sempre 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*